Plano de Aula

Plano de aula: Vlog como corpus para identificação de estrangeirismos incorporados ao léxico da língua portuguesa

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estrangeirismos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar o estrangeirismo no fala do brasileiro no gênero vlog como uma marca textual da influência cultural e social de outras realidades linguísticas.

Materiais necessários: O professor precisará de equipamento de multimídia (computador, caixa de som e retroprojetor/data-show), internet para acessar o vlog Stalkear Não É Legal! no YouTube; e cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem ser resistentes em compreender que algumas palavras comuns na fala do brasileiro sejam estrangeirismos.
  • Alguns alunos podem ainda apresentar certa dificuldade em identificar palavras estrangeiras que tenham sofrido “adaptação” a nossa fala/ortografia.
  • Os alunos podem, ainda, ter dificuldades em compreender o processo de derivação que os estrangeirismos sofrem ao serem incorporados ao léxico da língua portuguesa.

Referências sobre o assunto:

- ARCARI, V. D.; COLAÇO, S. F.. "Os estrangeirismos na linguagem do cotidiano". Disponível em: http://www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/osestrangeirismos.rtf

- CORUJA, P.. “Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário”. In: Comunicologia: Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128

- FARACO, C. A. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno das línguas. São

Paulo: Parábola, 2001.

- FURTADO, S. R.. Léxico e identidade linguística: formação do vocabulário do português-brasileiro pelos estrangeirismos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14502/1/Suzana%20Ramalho%20Furtado.pdf.

- LIMA, F.; LUNA, R.P. Pensando o vlog como gênero textual aplicado ao ensino. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais - III SINALGE, 2012, Campina Grande. Linguagens, gêneros e discursos. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 638-649.

- OLIVEIRA, A. M.. O estrangeirismo. Monografia disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/o-estrangeirismo

- SOUSA, G. M. R. de. "O gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula". SINALGE - IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf

- https://tecnoblog.net/75082/tweet-significado-dicionario/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Fale para a turma a proposta da aula do dia: revisar o conceito de estrangeirismo e observar como ele se comporta quando incorporado ao idioma.
  • Organize a turma em duplas para a realização da atividade.
  • Informe que, nesta aula, eles irão assistir a um vlog e responder a uma atividade sobre ele. Nesse momento, é importante não se prolongar em muitas explicações porque isso pode baixar a expectativa do aluno.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO