Plano de aula: Conjunções

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Conjunções

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as conjunções e a relação que estabelecem entre as partes do texto, assim como a função de ligar palavras e frases.

Materiais necessários: Projetor ou lousa e folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Perceber os sentidos estabelecidos pelas conjunções: adição, oposição, tempo, causa, condição ou finalidade.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

CUNHA, Celso F. da; CINTRA, Lindley F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013,

DAVID, Ricardo Santos. Análise de uma conjunção. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/gramatica/analise-uma-conjuncao.htm Acesso em: 1 nov. 2018

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. (Estratégias de Ensino).

Tema da aula