Plano de Aula

Plano de aula: Belos e esbeltos: falando sobre desempenho e saúde

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, iremos propor experiências de aprendizagens sobre os padrões de desempenho, saúde e beleza propostos pela sociedade e sobre como esses elementos são mediados pelos exercícios físicos e pelas práticas corporais. Para isso, retomaremos o conceito de exercício físico e discussões sobre sedentarismo, obesidade e nutrição saudável.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica de condicionamento físico.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os padrões de desempenho, saúde e beleza presentes no contexto social e suas transformações ao longo dos anos.
  • Analisar os conceitos de sedentarismo, obesidade e nutrição em relação à possibilidade de transformações corporais de modo a forjar uma percepção subjetiva positiva de competência e saúde.
  • Identificar e discutir como o corpo é tratado a partir dos padrões de beleza veiculados por vários meios (mídias sociais, científico, dentre outros).
  • Experimentar e refletir sobre exercícios físicos como práticas adequadas às próprias necessidades e expectativas de ser e tornar-se.
  • Problematizar o excesso de atividade física, bem como o uso de substâncias proibidas para melhora da performance e/ou pela estética.

Competências gerais

1.       Conhecimento

2.       Pensamento crítico, criativo e científico

7.       Argumentação

Aula

Materiais sugeridos
  • Caderno para anotação.
  • Lápis ou caneta.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Solicite em uma aula anterior que os estudantes realizem uma pesquisa sobre o conceito de beleza ao longo dos tempos. Eles devem criar uma linha do tempo com imagens e explicações sobre o que era valorizado em cada uma das épocas, como, por exemplo:

EDF9_06GIN01-IMAGEM1

Se julgar necessário, disponibilize alguns links para consulta:

https://novaescola.org.br/conteudo/3414/como-o-conceito-de-beleza-se-transformou-ao-longo-dos-seculos

Em uma roda de conversa, mobilize os estudantes por meio de perguntas sobre alguns conceitos com distintos significados no senso comum que serão trabalhados na aula, por exemplo: O que é saúde? Esporte é saúde? O que é ter um corpo bonito? Ter um corpo bonito é ter saúde? O que é beleza? 

Considere a importância de mostrar-lhes que a referência de um corpo bonito é relativa a uma percepção de si próprio, que é desafiada constantemente por juízos de valor emitidos por outros grupos, por interesses econômicos e por uma pauta de costumes e moral. A partir das respostas, proponha um debate. Organize o repertório prévio dos estudantes à medida que respondem as perguntas. Possibilite-lhes fazer as suas considerações, exercitando a oralidade, a fluência oral, além da comunicação e da argumentação. É importante que inclua todos nas discussões. Observe se compreenderam as perguntas ou se é necessário fazer uso de algumas estratégias, como o uso de Libras, texto escrito ou comunicação com os colegas.

A seguir, comente que nesta aula serão trabalhados os conceitos de saúde, desempenho e beleza.

Peça para que eles se dividam em três grandes grupos, de acordo com suas respostas à questão: Esporte é saúde?

Grupo 1- Sim.

Grupo 2- Não.

Grupo 3- Não sei ou está na dúvida.

Estes grupos serão a base da próxima atividade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO