Plano de Aula

Plano de aula: Belos e esbeltos: falando sobre desempenho e saúde

Descrição

Neste plano, iremos propor experiências de aprendizagens sobre os padrões de desempenho, saúde e beleza propostos pela sociedade e sobre como esses elementos são mediados pelos exercícios físicos e pelas práticas corporais. Para isso, retomaremos o conceito de exercício físico e discussões sobre sedentarismo, obesidade e nutrição saudável.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica de condicionamento físico.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os padrões de desempenho, saúde e beleza presentes no contexto social e suas transformações ao longo dos anos.
  • Analisar os conceitos de sedentarismo, obesidade e nutrição em relação à possibilidade de transformações corporais de modo a forjar uma percepção subjetiva positiva de competência e saúde.
  • Identificar e discutir como o corpo é tratado a partir dos padrões de beleza veiculados por vários meios (mídias sociais, científico, dentre outros).
  • Experimentar e refletir sobre exercícios físicos como práticas adequadas às próprias necessidades e expectativas de ser e tornar-se.
  • Problematizar o excesso de atividade física, bem como o uso de substâncias proibidas para melhora da performance e/ou pela estética.

Competências gerais

1.       Conhecimento

2.       Pensamento crítico, criativo e científico

7.       Argumentação

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA