Plano de aula: Raios X e imagens radiográficas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Radiações e suas aplicações na saúde

Sobre esta aula: Nesta aula iremos aprofundar os estudos sobre os raios X iniciados na aula anterior. Para tanto, iremos remeter aos aceleradores de partículas e aos tubos de TV para ilustrar outros aparelhos, que, assim como ocorre na produção dos raios X, ocorre a aceleração de portadores de carga elétrica em campos elétricos intensos. A formação das imagens radiográficas, por sua vez, será comparada ao processo da visão humana.

Materiais necessários para a aula: Aparelhos de laser, borrifadores (podem ser embalagens de desodorante spray cheios de água).

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula. Situe os alunos quanto ao fato de estarmos estudando as ondas eletromagnéticas, lembrando que as ondas de raios X já foram objeto de estudo da aula anterior.