Plano de Aula

Plano de aula: Problemas de contagem: elaborando enunciados com restrições

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Princípio multiplicativo da contagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Conhecimentos prévios

Representar um diagrama de árvore, construir tabela de dupla entrada ou utilizar o princípio multiplicativo da contagem para solução de um problema.

Objetivos específicos

Resolver problemas de contagem com restrições elaboradas pelos estudantes,  usando diagramas, tabelas ou princípio multiplicativo.

Conceito-chave

Contagem,  elaboração de restrições, princípio multiplicativo da contagem.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas de contagem com restrições elaboradas pelos estudantes,  usando diagramas, tabelas ou princípio multiplicativo.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • De que formas podemos representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Para casos onde as soluções têm um número pequeno de agrupamentos ( combinações, possibilidades, sequências, etc.) podemos representar por diagramas de árvores ou tabelas, quando são soluções com um número muito grande de agrupamentos, calculamos só a quantidade, usando a multiplicação das decisões a serem tomada em cada etapa exigida pelo enunciado.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO