Plano de Aula

Plano de aula: Problemas de contagem: elaborando enunciados com restrições

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Princípio multiplicativo da contagem

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Conhecimentos prévios

Representar um diagrama de árvore, construir tabela de dupla entrada ou utilizar o princípio multiplicativo da contagem para solução de um problema.

Objetivos específicos

Resolver problemas de contagem com restrições elaboradas pelos estudantes,  usando diagramas, tabelas ou princípio multiplicativo.

Conceito-chave

Contagem,  elaboração de restrições, princípio multiplicativo da contagem.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas de contagem com restrições elaboradas pelos estudantes,  usando diagramas, tabelas ou princípio multiplicativo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • De que formas podemos representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Para casos onde as soluções têm um número pequeno de agrupamentos ( combinações, possibilidades, sequências, etc.) podemos representar por diagramas de árvores ou tabelas, quando são soluções com um número muito grande de agrupamentos, calculamos só a quantidade, usando a multiplicação das decisões a serem tomada em cada etapa exigida pelo enunciado.