Plano de Aula

Plano de aula: Revisitando os conceitos e usos da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Voz ativa e voz passiva

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. As finalidades desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.

Materiais necessários: Cópia de de atividade; Datashow; Quadro; Piloto; Apagador.

Dificuldades antecipadas: Compreender, na tirinha, o foco informacional do texto e identificar os tipos de sujeitos associados aos verbos.

Referências sobre o assunto:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: . Acesso em: 03/07/2018.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Fontes das tirinhas:

https://wordsofleisure.com/2012/09/16/tirinha-do-dia-mafalda-e-o-inquilino/

https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/11/08/mafalda-esperando-cair-do-ceu/

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor (a), situe os alunos sobre o andamento da aula, questionando-lhes:
  • O que vocês já sabem sobre a voz ativa e a voz passiva? Para quê elas servem? Alguém pode me dar um exemplo?
  • Quais são os tipos de assuntos abordados em tirinhas?

b) Depois da discussão, sistematize os conceitos: A voz ativa deixa o foco no sujeito agente da ação enunciada, já a voz passiva mantém o foco no sujeito paciente (que sofre) da ação expressa pelo verbo. Por exemplo (anote as frases no quadro e solicite que os alunos identifiquem cada elemento delas):

I- “Os músicos tocaram belas melodias” ? Verbo na voz ativa “tocaram” e foco no sujeito agente “Os músicos”;

II- “Belas melodias foram tocadas pelos músicos” ? Verbo na voz passiva analítica “foram tocadas” e foco no sujeito paciente “Belas melodias”;

III- “Tocaram-se belas melodias” ? Verbo na voz passiva sintética “Tocaram-se” e foco no sujeito paciente “belas melodias”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO