Atividade para impressão - Exercício 1
Exercício 1
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Voz ativa e voz passiva
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. As finalidades desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia de de atividade; Datashow; Quadro; Piloto; Apagador.
Dificuldades antecipadas: Compreender, na tirinha, o foco informacional do texto e identificar os tipos de sujeitos associados aos verbos.
Referências sobre o assunto:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em:
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Fontes das tirinhas:
https://wordsofleisure.com/2012/09/16/tirinha-do-dia-mafalda-e-o-inquilino/
https://rbchristanelli.wordpress.com/2013/11/08/mafalda-esperando-cair-do-ceu/
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
b) Depois da discussão, sistematize os conceitos: A voz ativa deixa o foco no sujeito agente da ação enunciada, já a voz passiva mantém o foco no sujeito paciente (que sofre) da ação expressa pelo verbo. Por exemplo (anote as frases no quadro e solicite que os alunos identifiquem cada elemento delas):
I- “Os músicos tocaram belas melodias” ? Verbo na voz ativa “tocaram” e foco no sujeito agente “Os músicos”;
II- “Belas melodias foram tocadas pelos músicos” ? Verbo na voz passiva analítica “foram tocadas” e foco no sujeito paciente “Belas melodias”;
III- “Tocaram-se belas melodias” ? Verbo na voz passiva sintética “Tocaram-se” e foco no sujeito paciente “belas melodias”.
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