Plano de aula: Efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Voz ativa e voz passiva

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.

Materiais necessários: Cópia das tirinhas indicadas nos links ou outras que você julgar adequadas para o trabalho; quadro; piloto; apagador; projetor (opcional).

Dificuldades antecipadas: As principais dificuldades dos alunos podem se iniciar no momento da identificação de verbos e dos tipos de sujeito responsáveis pela ação/atitude expressa por meio do verbo; na diferenciação entre voz passiva analítica e voz passiva sintética e; na transformação da voz ativa para a voz passiva analítica e vice-versa.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CAVALCANTI, R. G.; SILVA, P. S. L. da; SOUSA, S. K. dos S. A construção do texto por efeitos de sentido: uma análise discursiva de tirinhas. In: DANTAS, A. M.; SOUSA, R. F. de. Textos didáticos: Análise do Discurso. ano II. vol.2, n. 3. Campina Grande: EDUFCG, 2007. p. 45-58.

HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: . Acesso em: 03/07/2018.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e sua finalidade. Em seguida, comente com os alunos que irão identificar os verbos em frases de tirinhas e determinar se eles estão na voz ativa ou na voz passiva.