Atividade para impressão - Exercício
Exercício
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Voz ativa e voz passiva
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.
Materiais necessários: Cópia de atividade; Datashow (opcional); Quadro; Piloto; Apagador.
Dificuldades antecipadas: Entender a utilização das vozes verbais como recurso para gerar ênfase no sujeito da frase, de modo a perceber a criticidade, a ironia e seus efeitos no gênero tirinha.
Referências sobre o assunto:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em:
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
SUGESTÃO:
2. Retome a tarefa da aula anterior e instigue os alunos a interagir:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).