Plano de aula: Conceitos de voz ativa e voz passiva no gênero tirinha

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Voz ativa e voz passiva

Identificação e uso das vozes do verbo no gênero crônica

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender, identificar, interpretar, analisar e produzir o uso e os efeitos de sentido da voz ativa e da voz passiva no gênero tirinha.

Materiais necessários: Cópia de atividade; Datashow (opcional); Quadro; Piloto; Apagador.

Dificuldades antecipadas: Entender a utilização das vozes verbais como recurso para gerar ênfase no sujeito da frase, de modo a perceber a criticidade, a ironia e seus efeitos no gênero tirinha.

Referências sobre o assunto:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

HAWAD, Helena Feres. A voz verbal e o fluxo informacional do texto. In: Revista Delta. vol. 20. no. 1. São Paulo, 2004. Dispnível em: . Acesso em: 03 de julho de 2018.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Título da aula

Orientações:

• Nesta aula o aluno exercitará os conceitos de voz ativa e de voz passiva e identificará ocorrências dessas formas em tirinhas. Para tanto, antes de iniciar o conteúdo da aula propriamente dito, compartilhe com os alunos qual é a proposta da aula.

SUGESTÃO:

2. Retome a tarefa da aula anterior e instigue os alunos a interagir:

• O que mais chamou a atenção de vocês nas tirinhas?
  • Vocês perceberam que nas tirinhas existe um conteúdo temático e que ele é apresentado com ironia? Quem gostaria de relembrar e dizer que ironias estavam presentes nas tirinhas que usamos na aula passada?