Plano de Aula

Plano de aula: Qual é …...qual é a área?

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição de superfícies

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC:

(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.




  

Objetivos específicos:

Elaborar um problema a partir de uma situação que envolva o cálculo de áreas de superfícies compostas por quadrados, retângulos e triângulos.



Conceito-chave:

Àrea de figuras planas : triângulos e quadriláteros.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de elaborar problemas envolvendo áreas de figuras planas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que significa a medida de área?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Quais profissões precisam do conhecimento de áreas para exercer seu ofício?
  • Brevemente, deixe que eles levantem situações e façam articulações e dicas para eles perceberem que engenheiros, construtores, pintores, agrônomos, costureiras, marceneiros e diversas outras profissões utilizam o conhecimento de áreas em seus cotidianos.