Plano de Aula

Plano de aula: Recortando e colando retalhos: cálculo de áreas por decomposição

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição de superfícies

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA25) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

Objetivos específicos

Analisar a importância das decomposições de figuras planas  no cálculo de medidas de superfície (área).

Conceito-chave

Obtenção de expressões para o cálculo de áreas





Recursos necessários

  • Folha de papel quadriculado (impressão disponível aqui);
  • Atividades impressas em folhas.
  • Tesoura, régua, lápis, borracha, caderno.
  • Dependendo da preferência do professor pode ser usado retalhos de tecido.

    Título do plano - Planos de aula - 7º ano

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Analisar a importância das decomposições de figuras planas  no cálculo de medidas de superfície (área).

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações, decompondo - as em figuras mais simples e conhecidas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO