Plano de Aula

Plano de aula: Recortando e colando retalhos: cálculo de áreas por decomposição

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição de superfícies

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA25) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

Objetivos específicos

Analisar a importância das decomposições de figuras planas  no cálculo de medidas de superfície (área).

Conceito-chave

Obtenção de expressões para o cálculo de áreas





Recursos necessários

  • Folha de papel quadriculado (impressão disponível aqui);
  • Atividades impressas em folhas.
  • Tesoura, régua, lápis, borracha, caderno.
  • Dependendo da preferência do professor pode ser usado retalhos de tecido.

    Título do plano - Planos de aula - 7º ano

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Analisar a importância das decomposições de figuras planas  no cálculo de medidas de superfície (área).

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações, decompondo - as em figuras mais simples e conhecidas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.