Plano de Aula

Plano de aula: Quantas pessoas podem participar de um evento?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição de superfícies

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA26) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.

Objetivos específicos

Calcular as medidas de superfície  a partir da decomposição em triângulos e quadriláteros.



Conceito-chave

Calcular área por meio de decomposição.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
  • Giz ou fita crepe.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Calcular as medidas de superfície  a partir da decomposição em triângulos e quadriláteros.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular medidas de superfície ou áreas em diversas situações, decompondo-as em figuras mais simples e conhecidas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Discuta com a turma:

  • É claro o sentido da palavra decomposição?
  • Segundo o dicionário : Decompor é separação dos elementos formadores ou constituintes de algo.
  • Peça que eles exemplifiquem uma figura cuja a expressão de área é desconhecida por eles.