Possi?veis respostas.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: A importância de se planejar para gastos e aquisição de bens
Por: Fabio Menezes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância de um planejamento financeiro na aquisição de bens para a economia pessoal ou familiar, comparando duas situações de compra - uma com um planejamento e outra com uma aquisição imediata -, contemplando a habilidade EF07MA36 do componente curricular Matemática, que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
- Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.
- Dados em planilhas.
- Planejamento financeiro.
Objetivos de aprendizagem
- Construir um relatório de planejamento de compra de um bem a partir de informações matemáticas e sociais.
- Identificar a melhor escolha, em termos financeiros, sobre uma compra à vista ou a prazo, partindo do contexto pessoal e/ou familiar.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Ao professor caberá buscar sites confiáveis para a pesquisa de preço que será realizada ou trazer folhetos impressos de lojas locais com o produto cujo preço será pesquisado, caso a escola não disponha de computadores ou internet.
Para esta aula, é necessário que já esteja consolidada a compreensão acerca dos procedimentos aritméticos e significados de números não-inteiros finitos, como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, além da porcentagem enquanto partes de um todo, isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um todo (ou inteiro), bem como 10% corresponde a 10/100, ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que, para aprender com um recurso, é preciso ter aprendido o recurso antes.
Neste plano, algumas intencionalidades das abordagens metodológicas de resolução de problemas e storytellying são utilizadas e você pode se inteirar melhor a respeito delas pelos links da seção Para se aprofundar.
Para se aprofundar
- É possível ler mais sobre storytellying, acessando: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/o-que-e-storytelling/.
- É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando: https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm e https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Calculadora.
- Lápis.
- Borracha.
- Folhas de papel com ou sem pauta.
- Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO