Plano de Aula

Plano de aula: A importância de se planejar para gastos e aquisição de bens

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância de um planejamento financeiro na aquisição de bens para a economia pessoal ou familiar, comparando duas situações de compra - uma com um planejamento e outra com uma aquisição imediata -, contemplando a habilidade EF07MA36 do componente curricular Matemática, que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Comparações entre valores relativos, percentuais e absolutos.
  • Dados em planilhas.
  • Planejamento financeiro.

Objetivos de aprendizagem

  • Construir um relatório de planejamento de compra de um bem a partir de informações matemáticas e sociais.
  • Identificar a melhor escolha, em termos financeiros, sobre uma compra à vista ou a prazo, partindo do contexto pessoal e/ou familiar.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Ao professor caberá buscar sites confiáveis para a pesquisa de preço que será realizada ou trazer folhetos impressos de lojas locais com o produto cujo preço será pesquisado, caso a escola não disponha de computadores ou internet.

Para esta aula, é necessário que já esteja consolidada a compreensão acerca dos procedimentos aritméticos e significados de números não-inteiros finitos, como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, além da porcentagem enquanto partes de um todo, isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um todo (ou inteiro), bem como 10% corresponde a 10/100, ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que, para aprender com um recurso, é preciso ter aprendido o recurso antes.

Neste plano, algumas intencionalidades das abordagens metodológicas de resolução de problemas e storytellying são utilizadas e você pode se inteirar melhor a respeito delas pelos links da seção Para se aprofundar.

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Calculadora.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Folhas de papel com ou sem pauta.
  • Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF07MA36 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS