Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Ao professor caberá buscar sites confiáveis para a pesquisa de preço que será realizada ou trazer folhetos impressos de lojas locais com o produto cujo preço será pesquisado, caso a escola não disponha de computadores ou internet.
Para esta aula, é necessário que já esteja consolidada a compreensão acerca dos procedimentos aritméticos e significados de números não-inteiros finitos, como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, além da porcentagem enquanto partes de um todo, isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um todo (ou inteiro), bem como 10% corresponde a 10/100, ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que, para aprender com um recurso, é preciso ter aprendido o recurso antes.
Neste plano, algumas intencionalidades das abordagens metodológicas de resolução de problemas e storytellying são utilizadas e você pode se inteirar melhor a respeito delas pelos links da seção Para se aprofundar.
Para se aprofundar
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Calculadora.
- Lápis.
- Borracha.
- Folhas de papel com ou sem pauta.
- Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
Nesse primeiro momento, inspirado na estratégia storytellying (que envolve narrativas, conforme explicado nos links disponíveis na seção Para se aprofundar deste plano), a intenção é fazer reflexões sobre uma compra feita devido ao apelo de uma propaganda. Diversas situações devem ser mediadas: a necessidade e urgência da aquisição do objeto, a capacidade de juntar um valor, o perfil de cada pessoa e o preço do objeto. De toda forma, nessa etapa da aula o importante é o compartilhamento de tais condições.
O que propor?
Conte uma história sobre a compra de algum objeto que faça parte da necessidade diária de nossa sociedade atual, como, por exemplo, a compra de uma geladeira:
- Fabio viu o seguinte anúncio de uma geladeira de 240L: SUPER PROMOÇÃO! PAGUE 1 600 REAIS À VISTA OU EM 5 VEZES FIXAS DE 350 REAIS!!!’ Sem pensar duas vezes, ele decidiu fazer a compra parcelada, pois só tinha 1 000 reais guardados até aquele momento. Será que ele realizou uma boa compra?
A história será o pontapé inicial para uma discussão sobre os conceitos matemáticos de porcentagem, acréscimo e desconto. Mas propomos, principalmente, mediar a discussão na direção da necessidade ou não de ter o objeto naquele momento; a capacidade e o tempo de juntar, ou não, o valor total; se o próprio valor se constitui, de fato, em uma promoção, como sugere o anúncio. Enfim, uma discussão sobre planejamento financeiro para a realização de uma compra.
Essa proposta é uma ótima oportunidade também de rever cálculos aritméticos básicos de divisão e multiplicação, e o uso de calculadoras para calcular a porcentagem.
Observação: Não se esqueça de consultar a seção Para se aprofundar e rever essas práticas com a calculadora.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos.
Orientações
Para continuar com as discussões da etapa Contexto é necessário não perder o foco da história apresentada, refletindo sobre o planejamento financeiro da personagem. A proposta, agora, é produzir um texto de orientação de compra. Saiba que uma aula de matemática que se propõe a produzir um texto não é comum e podem aparecer muitas dúvidas sobre o que e como escrever a partir de tais orientações. O que faremos aqui é uma etapa para construir um pensamento sobre o planejamento financeiro na aquisição de bens. A ideia é fazer com que os estudantes percebam que, devido ao impulso de compra, Fabio nem observou que a geladeira em promoção era de um modelo com a mesma capacidade da sua geladeira antiga, apesar de precisar de uma com maior capacidade.
O que propor?
Continue a contar a história:
- Porém, Fabio conseguia fazer uma reserva mensal do seu salário de 200 reais e já possuía uma geladeira que, apesar de antiga e pequenina, de capacidade de 240L, ainda funcionava. Mas ele queria uma outra que fosse mais nova, um pouco maior e cujo consumo de energia fosse menor, pois ele sabia que eletrodomésticos mais modernos costumam ser mais econômicos.
Com essas informações adicionais, peça que os estudantes construam um relatório financeiro, indicando como a compra deveria ter sido pensada para que fosse uma boa escolha. Forme grupos com, pelo menos, quatro participantes e explique a eles a divisão dos papéis operacionais. Cada grupo deve determinar a função de cada integrante, utilizando como critério a ordem alfabética:
- Repórter, que fará o registro e a socialização.
- Facilitador, responsável por garantir que todos entendam as consignas e, se necessário, esclarecer as dúvidas com o professor.
- Harmonizador, que deverá garantir a harmonia e a participação de todos.
- Controlador do tempo, que será responsável por garantir que o grupo realize toda a tarefa.
Observação: Caso os grupos sejam compostos por três integrantes, o último na ordem alfabética deve acumular as funções de harmonizador e controlador do tempo.
Explique que é importante que todos os membros do grupo contribuam com o desenvolvimento da atividade que será proposta.
Para a construção do relatório, dê as seguintes orientações sobre o que deve constar e em que ordem:
- Anotem se era urgente ou não a aquisição da geladeira.
- Pesquisem e anotem numa planilha o preço de geladeiras com a mesma capacidade da que ele comprou, para saber se era realmente uma promoção ou apenas propaganda que incentiva o consumo.
- Pesquisem e anotem, em outra aba da mesma planilha, o preço de geladeiras – com os valores à vista ou a prazo – um pouco maiores do que a que ele desejar comprar, para sugerir uma compra que satisfaça o desejo dele.
- Nas condições financeiras de Fabio, calcule em quanto tempo ele teria o valor total da geladeira sugerida.
- Calcule o valor final se o pagamento da geladeira sugerida fosse à vista ou a prazo.
- Calcule a diferença percentual entre os valores à vista ou a prazo (lembre-se de que o debate matemático deve orientar o planejamento, considerando o perfil apresentado sobre Fabio, quando e como comprar: à vista ou a prazo?).
- Por fim, construa um texto, explicando a melhor maneira de pensar para adquirir um bem de consumo durável como a geladeira sugerida pelo grupo, assim:
“Orientações para o Fabio:
Para adquirir uma geladeira é preciso considerar primeiro a sua ___________. A partir daí, é preciso fazer ___________ sobre o modelo e os ____________ para sugerirmos a melhor escolha, considerando as condições de pagamento. Com essas informações em mente, você deve calcular se consegue juntar o ________ e em quanto tempo. Comparando os valores para pagamento à vista e a prazo, sugerimos a geladeira XXXXX, e pagamento à vista.
A diferença percentual entre os valores à vista e a prazo de _______ e a sua capacidade de juntar o valor total em um tempo não tão longo nos indicam que essa deveria ser a sua melhor opção.”
A expectativa de respostas em torno dessa construção passa por palavras que levem à consciência de uma bom planejamento, tais como: prioridade, necessidade, possibilidades (financeiras de compra), tempo e pesquisa.
Você pode usar, ainda, como apoio tecnológico com todas as operações já programadas, uma planilha com as informações dispostas como no exemplo abaixo:
Planilhas.
E ainda consultar as respostas desejáveis na conclusão desta etapa, disponível em:
Possíveis respostas.
Sugestões de adequação
No contexto da falta de computadores e internet na escola, escolha uma mediação que leve em consideração a compra de objetos que sejam vendidos no comércio local e cujo preço e modo de compra você saiba. O professor e os próprios estudantes devem fazer uma pesquisa, como indicado na seção Ação prévia, antes da execução desta aula. Pode ser até com um objeto de interesse de compra dos estudantes e, assim, adaptar o storytelling. Desse modo, o tema, o objeto e a história não podem ser definidos na hora da aula, sendo necessário haver esta ação prévia.
Sistematização
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
A intenção nesta etapa é sistematizar a interpretação sobre a situação econômica pessoal, refletindo sobre as consequências da compra de um bem por impulso.
O que propor?
Aproveite os dados da etapa de Problematização e pergunte novamente sobre as diferenças de valores absolutos e percentuais entre a compra sem pesquisar e a compra com planejamento e pesquisa.
Peça aos estudantes que compartilhem os seus registros das planilhas. Compare com a história contada e faça uma reflexão acerca das possíveis consequências negativas da compra por impulso, como gasto desnecessário e com um objeto que pode não suprir as necessidades, gerando um pequeno debate.
A sistematização deve levar em conta que um bom planejamento passa por reconhecer diversas etapas que não envolvem apenas contas matemáticas, como a necessidade, as possibilidades (financeiras de compra), o tempo e a pesquisa.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
Aqui, a intenção é reconhecer se os estudantes aprenderam a importância de um bom planejamento para o equilíbrio entre gastos e ganhos na aquisição de um bem.
O que propor?
Pergunte:
- Qual é a melhor opção: comprar por impulso a partir de uma propaganda ou planejando? Por quê?
Peça que construam um parágrafo curto para finalizar a história, como orientação para Fabio na aquisição de qualquer bem que ele queira.
Espere as respostas e confira se mencionaram, principalmente:
- Prejuízo ou lucro.
- Se era urgente ou não.
- Se agiu por impulso ou planejamento.
Os estudantes podem produzir esse parágrafo em uma folha do caderno ou uma folha A4 avulsa. Após finalizarem o texto, eles devem entregá-lo a você, pois esse material servirá como evidência de aprendizagem.