15052
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão referencial: análise e aplicação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Coesão referencial: análise e aplicação

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de sua aplicação.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas dos alunos e para a correção das atividades. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer o significado de algumas palavras, que poderão ser inferidos por meio da leitura.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais.11.ed. São Paulo: Ática, 2009.

KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. 3ed. Uberlândia: EDUFU, 1995.

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e pergunte o que já sabem sobre “coesão”;
  • Aproveite as respostas dos alunos para dizer que a coesão referencial é um recurso linguístico muito importante para a construção de textos. Esse recurso pode enriquecer e facilitar a compreensão do que se escreve/lê. Como salienta Fávero (2009,p.18) “há certos itens na língua que têm a função de estabelecer referência, isto é, não são interpretados semanticamente por seu sentido próprio, mas fazem referência a alguma coisa necessária a sua interpretação.”
  • Reflita com eles sobre a necessidade de saber usar os recursos da língua de forma a construir significados, para atingir determinados objetivos comunicativos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos e faça uma leitura compartilhada;
  • Pergunte sobre as palavras que aparecem na primeiro quadro: A quem elas se referem? Por que estão agrupadas? Que relação há entre elas?;
  • Desafie-os a elaborar uma lista de palavras que façam referência ao outro grupo de animais, as ararinhas-azuis, seguindo o exemplo dado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e oriente uma leitura silenciosa;
  • Pergunte sobre o tema da notícia e recupere com o grupo a função desse gênero textual, que é a de informar sobre um fato. Para isso, os jornalistas precisam ser objetivos e apresentar as informações mais importantes, evitando a repetição. Como o texto é longo, e é preciso que o leitor se mantenha atento à informação, sem perder a sequência temática, também é importante que o jornalista retome o assunto sempre que necessário e, para isso, ele faz uso de sinônimos e de pronomes. É o que chamamos de coesão referencial;
  • Peça que os alunos encontrem no texto palavras e expressões que foram usadas para referir-se à “ararinha-azul”;
  • Lembre-os que essas palavras e expressões podem ser compostas por pronomes, substantivos, e até adjetivos;
  • Revise as funções dessas palavras nos textos, para facilitar a identificação dos alunos. Se preciso, utilize exemplos do próprio texto, ou da atividade anterior.

Materiais complementares:

ESCOBAR, Herton. Ararinha-azul se prepara para voar de novo na natureza. O Estado de São Paulo, 31/10/2015. Disponível em:<https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,ararinha-azul-se-prepara-para-voar-de-novo-na-natureza,1789257> Acesso em: 20 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos confiram com a seleção que fizeram;
  • Ajude-os a localizar as palavras durante a conferência e leve-os a compreender a relação semântica que há entre as palavras selecionadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça com os alunos uma leitura compartilhada do texto;
  • Chame a atenção para a temática, que associa dois elementos: a natureza e o Carnaval;
  • Entregue a cada grupo de alunos (3 ou 4) uma cópia do texto e oriente-os a marcar as palavras e expressões que foram usadas para referir-se a esses dois elementos. Para isso é preciso utilizar canetas de cores diferentes (azul e vermelha), uma para cada elemento. O trabalho em grupo é importante para que os alunos possam aproveitar a contribuição de outros, o que otimiza o tempo, e também para que aprendam a compartilhar ideias a respeito de um novo conteúdo;
  • Apresente o próximo slide para conferir com o grupo o resultado.

Materiais complementares:

Para acessar a versão do texto para impressão clique aqui.

O texto original está disponível em:

A natureza é tema de crônica de Carnaval. G1. Caderno Terra da Gente, 12/02/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/a-natureza-e-tema-de-cronica-de-carnaval.ghtml>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para conferir o resultado da atividade;
  • Converse com os alunos sobre a relação que se estabeleceu entre os temas Carnaval e natureza, e também entre as palavras que foram usadas na construção do texto para referir-se a esses temas: O que há em comum entre eles? É possível fazer essa associação? O autor conseguiu fazer essa aproximação? De que forma? É importante que os alunos percebam que a escolha das palavras permitiu a associação entre os temas;
  • Finalize com a retomada do conceito de coesão referencial e a finalidade desse recurso na construção de bons textos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de sua aplicação.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas dos alunos e para a correção das atividades. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer o significado de algumas palavras, que poderão ser inferidos por meio da leitura.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais.11.ed. São Paulo: Ática, 2009.

KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. 3ed. Uberlândia: EDUFU, 1995.

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos e pergunte o que já sabem sobre “coesão”;
  • Aproveite as respostas dos alunos para dizer que a coesão referencial é um recurso linguístico muito importante para a construção de textos. Esse recurso pode enriquecer e facilitar a compreensão do que se escreve/lê. Como salienta Fávero (2009,p.18) “há certos itens na língua que têm a função de estabelecer referência, isto é, não são interpretados semanticamente por seu sentido próprio, mas fazem referência a alguma coisa necessária a sua interpretação.”
  • Reflita com eles sobre a necessidade de saber usar os recursos da língua de forma a construir significados, para atingir determinados objetivos comunicativos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos e faça uma leitura compartilhada;
  • Pergunte sobre as palavras que aparecem na primeiro quadro: A quem elas se referem? Por que estão agrupadas? Que relação há entre elas?;
  • Desafie-os a elaborar uma lista de palavras que façam referência ao outro grupo de animais, as ararinhas-azuis, seguindo o exemplo dado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e oriente uma leitura silenciosa;
  • Pergunte sobre o tema da notícia e recupere com o grupo a função desse gênero textual, que é a de informar sobre um fato. Para isso, os jornalistas precisam ser objetivos e apresentar as informações mais importantes, evitando a repetição. Como o texto é longo, e é preciso que o leitor se mantenha atento à informação, sem perder a sequência temática, também é importante que o jornalista retome o assunto sempre que necessário e, para isso, ele faz uso de sinônimos e de pronomes. É o que chamamos de coesão referencial;
  • Peça que os alunos encontrem no texto palavras e expressões que foram usadas para referir-se à “ararinha-azul”;
  • Lembre-os que essas palavras e expressões podem ser compostas por pronomes, substantivos, e até adjetivos;
  • Revise as funções dessas palavras nos textos, para facilitar a identificação dos alunos. Se preciso, utilize exemplos do próprio texto, ou da atividade anterior.

Materiais complementares:

ESCOBAR, Herton. Ararinha-azul se prepara para voar de novo na natureza. O Estado de São Paulo, 31/10/2015. Disponível em:<https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,ararinha-azul-se-prepara-para-voar-de-novo-na-natureza,1789257> Acesso em: 20 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos confiram com a seleção que fizeram;
  • Ajude-os a localizar as palavras durante a conferência e leve-os a compreender a relação semântica que há entre as palavras selecionadas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça com os alunos uma leitura compartilhada do texto;
  • Chame a atenção para a temática, que associa dois elementos: a natureza e o Carnaval;
  • Entregue a cada grupo de alunos (3 ou 4) uma cópia do texto e oriente-os a marcar as palavras e expressões que foram usadas para referir-se a esses dois elementos. Para isso é preciso utilizar canetas de cores diferentes (azul e vermelha), uma para cada elemento. O trabalho em grupo é importante para que os alunos possam aproveitar a contribuição de outros, o que otimiza o tempo, e também para que aprendam a compartilhar ideias a respeito de um novo conteúdo;
  • Apresente o próximo slide para conferir com o grupo o resultado.

Materiais complementares:

Para acessar a versão do texto para impressão clique aqui.

O texto original está disponível em:

A natureza é tema de crônica de Carnaval. G1. Caderno Terra da Gente, 12/02/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/a-natureza-e-tema-de-cronica-de-carnaval.ghtml>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para conferir o resultado da atividade;
  • Converse com os alunos sobre a relação que se estabeleceu entre os temas Carnaval e natureza, e também entre as palavras que foram usadas na construção do texto para referir-se a esses temas: O que há em comum entre eles? É possível fazer essa associação? O autor conseguiu fazer essa aproximação? De que forma? É importante que os alunos percebam que a escolha das palavras permitiu a associação entre os temas;
  • Finalize com a retomada do conceito de coesão referencial e a finalidade desse recurso na construção de bons textos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano