Compilação - A Usura na Idade Média (Material de Apoio ao professor)
Plano de Aula
Plano de aula: A usura no Calvinismo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reformas religiosas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades. Projetor ou o professor pode optar por imprimir as imagens. Se optar por reproduzir em forma de cartaz, papel pardo ou cartolina e canetões.
Material complementar:
Compilação (Material de apoio ao professor): A usura na Idade Média. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQ8ss7eaxbtjbrwBYt4Hz7B2aQFRZwsXRq9AkcZ9QMg52YztfZ5fnGdRWSBw/his07-05und02-compilacao-a-usura-na-idade-media.pdf
Resume a Ideia de usura para a Igreja Católica, do pelo justo preço, da intenção usureira, da associação ao pecado do roubo, do roubo do tempo, contra a natureza, da avareza, da preguiça, contra a ordem estamental divina e contra a justiça.
Link Fonte Visual 1- Cartão de crédito e caça-níqueis
Link Os escolhidos de Deus segundo Calvino Fonte 2:
Link para a “A porta pequena” Fonte 3:
Link para o documento da Ficha Usura Tomás de Aquino e Calvino Fontes 3 e 4:
Link para o Quadro de registros Usura para Tomás de Aquino e Calvino Fontes 3 e 4 :
Link Sistematização Quadro Compreensão da usura - Catolicismo X Calvinismo.
Link Sistematização Fonte 4 “Brasil é considerado campeão mundial em cobrança de juros altíssimos” e Charge “Cheque especial”:
Referências das imagens:
WAYBACK MACHINE. Típico cartão de crédito, 2016. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Credit-card-1369111.svgAcesso em: 25/11/2018.
MEDAU, João Carlos. Cassino, 2013. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cassino_(9119009320).jpg Acesso em: 25/11/2018.
RENATA. Meme “Deus não escolhe pessoas capacitadas. Ele capacita os escolhidos”, in ANIMO. Disponível em:
https://aminoapps.com/c/cristaos-amino/page/item/deus-capacita/nqBD_qnIKIVE8zzmplX7LBqgkkQKRMLj7v Acesso em: 25/11/2018.
DUKE. Cheque especial. Charge. Disponível em: https://kikacastro.files.wordpress.com/2018/04/cheque-especial.jpg Acesso em: 25/11/2018.
CAROLINE, Brenda. Manchete Brasil é considerado campeão mundial em cobrança de juros altos. Portal Terra, nov. 2018. Disponível em:
https://www.terra.com.br/noticias/dino/brasil-e-considerado-campeao-mundial-em-cobranca-de-juros-altissimos,a688eb3f20569c387607de228d8560444o6ozmma.html Acesso em: 25/11/2018.
Para você saber mais:
A contribuição do protestantismo ao desenvolvimento do capitalismo (Weber) MEN, Kleber Eduardo in História Moderna. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. 97-99 p.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MXTGcwCafFtHA8mAzNSXWGu4FTPbZmuvNEEHpmU5XKVMnramJ8kYFCEFxdcm/a-contribuicao-do-protestantismo-ao-desenvolvimento-do-capitalismo-weber.pdf Acesso em: 25/11/2018.
Sobre a predestinação - Por João Calvino. Disponível em:
http://www.seminariojmc.br/index.php/2018/03/19/joao-calvino-sobre-a-predestinacao/Acesso em: 25/11/2018.
Calvinismo: O protestantismo de João Calvino. Disponível em:
https://alunosonline.uol.com.br/historia/calvinismo-protestantismo-joao-calvino.html Acesso em: 25/11/2018.
O empréstimo a juros no pensamento econômico de João Calvino. Souza, M. C. in Revista Ciências da Religião- História e Sociedade, vol 6, N 2. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008, p.178-202. Disponível em:
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/viewFile/427/247 Acesso em: 25/11/2018.
O valor do lucro: usura e justiça nas Ordenações Afonsinas (séc. XV). Monografia. UnB, 2013. p. 5-13. Disponível em:
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4656/1/2013_MariaEduardaPraxedesSilva.pdf Acesso em: 25/11/2018. A usura na Idade Média.
Rico vai para o céu? É pecado cobrar juros? A lei das religiões sobre o dinheiro. Disponível em: https://economia.ig.com.br/financas/meubolso/2014-08-16/rico-vai-para-o-ceu-e-pecado-cobrar-juros-a-lei-das-religioes-sobre-o-dinheiro.html Acesso em: 25/11/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando o slide ou escrevendo no quadro para que a turma faça uma leitura coletiva.
Contextualização
Tempo: 15 minutos.
Questione os alunos a fim de ambientá-los na proposta do plano:
1- O que representa as imagens acima?
2- O que elas têm em comum?
3- O que é lucro?
4- Como o lucro está presente no nosso dia a dia?
5- Qual a sua opinião sobre o modo que está presente o lucro na nossa sociedade?
É esperado que identifiquem que os dois objetos estão associados a dinheiro, ao gasto de dinheiro, e especialmente o caça-níquel ao ganho (ainda que por sorte), mas sobretudo a perdas. Devem dar as mais variadas opiniões a respeito deles, destaque a importância que estes objetos têm em nossa sociedade e especialmente do que representa o lucro hoje. Diga-lhes que o debate sobre o tema surge com a ascensão burguesa em fins da Idade Média quando o comércio se expande, questão que se apresenta contra aos interesses da Igreja Católica. E que estes objetos seriam proibidos naquele período. Aproveite o significado exposto no slide acima sobre o que é lucro segundo o dicionário e diga-lhes que este modo de obtenção de vantagens já foi motivo de grandes conflitos dentro da fé cristã e que ainda hoje promovem muita discussão pelo mundo havendo ações de controle por meio de leis para a sua regulação.
Link Fonte Visual 1- Cartão de crédito e caça-níqueis
Referências das imagens:
WAYBACK MACHINE. Típico cartão de crédito, 2016.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Credit-card-1369111.svgAcesso em: 25/11/2018.
MEDAU, João Carlos. Cassino, 2013.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cassino_(9119009320).jpg Acesso em: 25/11/2018.
Contextualização
Professor(a), apresente a imagem impressa ou projetada. Chame a atenção da classe que a etapa é importante para a compreensão da atividade que desenvolverão a seguir. Leia com a classe o meme acima e pergunte:
1 - Quem são “os escolhidos”?
2- O que significa dizer que Deus capacita os escolhidos?
3- Qual é o destino dos não escolhidos?
4- Como se sabe quem é o escolhido?
Espera-se que digam que o escolhido é o que será salvo, que irá para o céu. Se não responderem, estimule-os:
- Vocês acham que Deus tem seus escolhidos? Por quê?
Explore seus comentários. Diga-lhes que para Calvino Deus já tinha os seus escolhidos, os predestinados, que seriam salvos e compartilhariam ao seu lado da vida eterna. Sobre a Deus capacitar, deverá vir todo tipo de consideração. Diga-lhes que para Calvino dons especiais, talentos, seriam os sinais que revelariam os escolhidos por Deus. E os que não fossem escolhidos para estar ao seu lado não teriam motivos para se aborrecer pois esta escolha era de Deus, as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino. Que os fiéis seguidores de Calvino acreditavam que Deus tinha seus escolhidos, mas eles não sabiam quais seriam, sabiam apenas que haveria sinais de Deus, divinos, que os revelariam. Destaque que um sinal importante de quem seriam os escolhidos era a riqueza, a prosperidade fruto exclusivamente do trabalho. Que qualquer sofrimento, inclusive a pobreza, indicaria falta de fé. Isso levava os fiéis desta religião protestante a ter uma conduta austera, de abstenção aos prazeres físicos (não participavam de jogos de azar, não ingeriam bebidas alcóolicas, e praticavam moderação nos gastos com o objetivo de poupar) no intuito de alcançar a perfeição e equilíbrio moral e espiritual. Uma vida rigorosa, regrada, dedicada inteiramente às orações e ao trabalho (como acordar e dormir cedo). Colocar estes dons em prática, a destacar o do trabalho, seria um dever do fiel com este dom divino que não poderia ser ignorado, seria a forma destes fiéis agradecerem a Deus por sua Graça, com base em sua consciência individual, na totalidade das suas ações cotidianas.
Peça que façam um breve registro no caderno sobre o que era predestinação para Calvino.
Houve grande oposição da Igreja Católica sobre a ideia calvinista da Graça de Deus, aos fiéis pecadores só lhe restariam a incerteza radical sobre seu destino. Esse debate acerca da doutrina cristã ocorreu no Concílio de Trento, que reafirmou que a Graça era inata, de que todos os homens teriam condições de buscar livremente a salvação e a redenção, ou seja, que não haveriam predestinados e que poderiam alterar o seu destino em torno da salvação. O pecado original havia sido redimido pela graça de Jesus Cristo, graça que é conferida no batismo, de modo que nada os impediria de entrarem no céu.
Link Os escolhidos de Deus segundo Calvino Fonte 2:
Referência da imagem:
RENATA. Meme “Deus Não escolhe pessoas capacitadas. Ele capacita os escolhidos”, in ANIMO. Disponível em:https://aminoapps.com/c/cristaos-amino/page/item/deus-capacita/nqBD_qnIKIVE8zzmplX7LBqgkkQKRMLj7v Acesso em: 25/11/2018.
Para saber mais:
Concílio de Trento, Sessão VI. Disponível em: <http://agnusdei.50webs.com/trento9.htm.> Acesso em: 25/11/2018. Decreto tridentino sobre A salvação (ou: A justificação), proferido a 13 de janeiro de 1547. (“Cânon XVII - Se alguém disser que apenas participam da graça da salvação aqueles escolhidos para a vida eterna, e que todos os demais que são chamados, efetivamente o são, mas não recebem a graça, pois estão predestinados ao mal pelo poder Divino, seja excomungado”).
A contribuição do protestantismo ao desenvolvimento do capitalismo (Weber) MEN, Kleber Eduardo in História Moderna. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. 97-99 p. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MXTGcwCafFtHA8mAzNSXWGu4FTPbZmuvNEEHpmU5XKVMnramJ8kYFCEFxdcm/a-contribuicao-do-protestantismo-ao-desenvolvimento-do-capitalismo-weber.pdf Acesso em: 25/11/2018.
Sobre a predestinação - Por João Calvino.
Disponível em: http://www.seminariojmc.br/index.php/2018/03/19/joao-calvino-sobre-a-predestinacao/Acesso em: 25/11/2018.
Calvinismo: o protestantismo de João Calvino.
Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/historia/calvinismo-protestantismo-joao-calvino.html Acesso em: 25/11/2018.
Problematização
Tempo: 18 minutos.
Orientações: Divida a classe em grupos, de modo que hajam de três a quatro alunos e que consigam compartilhar suas experiências. Inicie o debate estimulando os alunos a discutir o que o artista representa na ilustração projetada e sua relação com o versículo acima da mesma. Atenção, para este momento de análise inicial temos 5 minutos.
É esperado que os alunos falem que a imagem é de um camelo carregado de mercadorias, que com elas não há como passar pela porta, e a associem-na com o versículo. Explore esta discussão e diga-lhes que a ilustração representa uma visão fortalecida pela Igreja Católica sobre o desapego completo que o fiéis deveriam ter sobre os bens materiais. Que havia visões diferentes entre a Igreja Católica e a Igreja de Calvino, sobre a possibilidade de se enriquecer com base no empréstimo a juros, considerado pela Igreja Católica um grave pecado chamado de usura , pecado onde fiéis católicos que caíssem nele seriam condenados ao inferno se não se arrependessem.
Mantenha a obra projetada e neste momento, aproveitando a polêmica levantada por meio do debate inicial desta Problematização, insira a Ficha Visão sobre Usura em Tomás de Aquino e Calvino Fonte 3 e 4 e o Quadro de registro.
Para auxiliar os alunos na análise e no registro do quadro, utilize o esquema abaixo:
1- Informe que eles terão 10 minutos para esta etapa.
2- Peça primeiramente que o grupo leia o primeiro fragmento e procure identificar a visão de Tomás de Aquino sobre o tema da usura e depois que leiam o fragmento sobre a Visão de Calvino sobre usura.
3- Após a leitura, solicite aos mesmos que registrem no quadro as suas respostas quanto às questões- problema.
4- No final cada grupo compartilhará uma resposta, a ser definida pelo professor na hora da socialização da atividade, sendo distribuídas as 8 (oito) questões problema do quadro, 4 (quatro) exporão sobre a visão de Tomás de Aquino e outras 4 (quatro) sobre a visão de Calvino.
Caso os alunos tenham dificuldades na interpretação da fonte, indique aos mesmos analisar as palavras contidas no Glossário.
É importante que os alunos saiam da análise da Ficha com a compreensão que a visão de Tomás de Aquino representa a Igreja Católica, e que ele considerava tanto o usureiro quanto seu recebedor como pecadores, que ambos deveriam se arrepender para poder entrar no reino dos céus - precisariam devolver o seu lucro ou então o empréstimo recebido. Que vender mais caro ou comprar mais barato um bem é ser injusto perante os olhos de Deus. Que o fiel cristão para a Igreja Católica deveria ter o necessário apenas para a sua sobrevivência, que a riqueza era condenável e que o cristão deveria usar o seu afortunamento para ajudar os pobres e a Igreja. E que de outro lado Calvino não considerava a riqueza e a usura como pecados em sua totalidade, o que levaria a uma grande adesão à nova denominação religiosa, especialmente pela burguesia pois autorizava a prática de emprestar dinheiro a juros para investimentos na produção, mesmo com limitações.
Link para a Fonte visual 3 - “A porta pequena”
Link para o documento da Ficha Visão sobre usura em Tomás de Aquino e Calvino Fonte 3 e 4. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hjTuFxQAZ5eMaTPq9zHEYXSA7RjWesrTVWkAa6zTBKHTNe2JkqTZGUGSNuQd/his07-05und02-fonte-3-e-4-ficha-visao-sobre-usura-em-tomas-de-aquino-e-calvino.pdf
Link para o Quadro de registros Usura para Tomás de Aquino e Calvino Fonte 3 e 4:
Referência da imagem:
Para saber mais:
Compilação (Material de apoio ao professor): A usura na Idade Média. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jQ8ss7eaxbtjbrwBYt4Hz7B2aQFRZwsXRq9AkcZ9QMg52YztfZ5fnGdRWSBw/his07-05und02-compilacao-a-usura-na-idade-media.pdf
Resume a Ideia de usura para a Igreja Católica, do pelo justo preço, da intenção usureira, da associação ao pecado do roubo, do roubo do tempo, contra a natureza, da avareza, da preguiça, contra a ordem estamental divina e contra a justiça.
O empréstimo a juros no pensamento econômico de João Calvino. Souza, M. C. in Revista Ciências da Religião- História e Sociedade, vol 6, N 2. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008, p.178-202.
Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/427/247 Acesso em: 25/11/2018.
O valor do lucro: usura e justiça nas Ordenações Afonsinas (séc. XV). Monografia. UnB, 2013. p. 5-13. Disponível em:
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4656/1/2013_MariaEduardaPraxedesSilva.pdf Acesso em: 25/11/2018. A usura na Idade Média.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor(a), diga aos alunos que estamos chegando ao fim da aula. Este momento é de sintetização. Distribua uma cópia de cada atividade individualmente para que todos tenham no caderno suas considerações sobre o assunto. Insira o quadro Compreensão da Usura do Catolicismo X Calvinismo. Solicite que observem suas anotações e peça que produzam coletivamente no grupo um parágrafo que apresente a visão católica X visão calvinista discutidas na Problematização.
Link Quadro Compreensão da usura - Catolicismo x Calvinismo.
Projete o slide acima e faça uma análise conjuntamente com a turma do que a manchete e a charge representam e da relação da prática de juros na sua vida. Pergunte:
- Qual é o impacto da prática de empréstimo ou da compra com juros na sua vida?
Insira a Fonte 4 e peça que os alunos desenvolvam individualmente na Ficha uma reflexão de um parágrafo, sobre:
- Qual é a situação da usura hoje? Faça sua reflexão!
- Desenvolva uma breve reflexão, em um parágrafo, sobre o impacto dos juros em sua vida. Eles podem utilizar como apoio a charge presente na ficha e o quadro comparativo Compreensão da usura - Catolicismo X Calvinismo produzido anteriormente por eles.
Ao final da atividade, solicite que os alunos socializem a sua reflexão sobre a usura na atualidade.
Link “Brasil é considerado campeão mundial em cobrança de juros altíssimos” e Charge “Cheque especial” Fonte 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYKcZrY5NK7cJG5estC9aQX4tK98jDFQHeNU8VGvJXzFJYHA9nUXY9gE2dEP/his07-05und02-fonte-4-sistematizacao.pdf
O objetivo final é que percebam a importância do debate sobre juros durante o período da Reforma Protestante e hoje, dos seus impactos na vida do cidadão.
Como adequar à sua realidade: Se o professor não puder projetar a charge e distribuir a ficha, ele pode perguntar:
- Para você a prática de fazer um empréstimo ou uma compra com juros pode afetar sua vida? Como? E em seguida propor as mesmas questão-problema:
- Qual é a situação da usura hoje? E aplique a atividade final.
Referência da imagens:
CAROLINE, Brenda. Manchete “Brasil é considerado campeão mundial em cobrança de juros altos”. Portal Terra, nov. 2018. Disponível em:
https://www.terra.com.br/noticias/dino/brasil-e-considerado-campeao-mundial-em-cobranca-de-juros-altissimos,a688eb3f20569c387607de228d8560444o6ozmma.html.Acesso em: 25/11/2018.
DUKE. Cheque especial. Charge. Disponível em: https://kikacastro.files.wordpress.com/2018/04/cheque-especial.jpg Acesso em: 25/11/2018.
Para você saber mais:
Rico vai para o céu? É pecado cobrar juros? A lei das religiões sobre o dinheiro. Disponível em:
https://economia.ig.com.br/financas/meubolso/2014-08-16/rico-vai-para-o-ceu-e-pecado-cobrar-juros-a-lei-das-religioes-sobre-o-dinheiro.html Acesso em: 25/11/2018.
Materiais complementares
Fonte Visual 1 - Cartão de Crédito e Caça Níqueis
Fonte 2 - Os Escolhidos de Calvino
Fonte 3 - "A Porta Pequena"
Fonte 3 e 4 - Ficha Visão sobre Usura em Tomás de Aquino e Calvino
Fonte 3 e 4 - Quadro de registros Usura Para Tomás de Aquino e Calvino
Fonte 4 - Sistematização “Brasil é considerado campeão mundial em Cobrança de Juros Altíssimos" e Charge "Cheque Especial"
Sistematização Quadro Compreensão da Usura Catolicismo X Calvinismo
A Contribuição do Protestantismo ao Desenvolvimento do Capitalismo (Weber)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Word, Formulários do Google, Canva, Movavi, Loom, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a usura na visão de Calvino.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize as imagens da Contextualização. Os alunos devem observá-las e refletir:
- O que as imagens representam?
- O que elas têm em comum?
- O que é lucro?
- Como o lucro está presente no nosso dia a dia?
Disponibilize a imagem com a frase: “Deus não escolhe pessoas capacitadas. Ele capacita os escolhidos”. Os alunos devem refletir:
- Esta frase exprime o pensamento de Calvino quanto a predestinação divina. De acordo com ele, como Deus demonstra sua bênção a uma pessoa?
Para promover a interação entre a turma, organize um quiz virtual ou nuvem de palavras, mapeando as percepções iniciais dos alunos quanto a noção de lucro.
Como fazer quiz com o Mentimeter (disponível aqui - ative a tradução).
Como fazer uma nuvem de palavras com o Mentimeter (disponível aqui).
Problematização
Disponibilize a ficha "Visão sobre usura em Tomás de Aquino e Calvino" e a ficha de registros. Os alunos devem fazer a leitura e depois anotar as informações que são solicitadas na ficha, nos respectivos campos de cada pensador. Eles podem fazer a transcrição no caderno ou utilizar um modelo editável do documento no Word ou Formulários do Google (veja como usá-lo aqui). Estabeleça um prazo para que te deem as devolutivas.
Para promover a interação entre os alunos, proponha um quiz virtual a respeito das diferentes visões sobre usura, que pode ser elaborado no Mentimeter, por meio de grupos de Whatsapp ou durante uma videoconferência.
Sistematização
Oriente-os sobre o objetivo da atividade, que é expressar a importância do debate sobre juros durante o período da Reforma Protestante e hoje em dia. Qual era o impacto dos juros na vida das pessoas em cada contexto? Sugira que pesquisem notícias atuais e entrevistem familiares para descobrirem o que pensam a respeito. De opções para realização da atividade:
- Produção de texto: artigo de opinião, relato ou cartas do tempo (trocadas entre presente e passado), notícia.
- Produção de imagem: charges ou memes (podem ser feitos utilizando o Canva, disponível aqui).
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo (caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular, como o Movavi - veja aqui como usá-lo) ou sites gratuitos (como o Loom, veja como usá-lo aqui).
Para registrá-las e promover o compartilhamento, podem utilizar um mural virtual colaborativo, como o Padlet (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Para que reflitam sobre os juros no contexto da Reforma Protestante e no contexto atual, indique:
- Reforma Religiosa V: Calvinismo. Dez de História, 26/03/2017 (disponível aqui).
CAROLINE, Brenda. Manchete “Brasil é considerado campeão mundial em cobrança de juros altos”. Portal Terra, nov. 2018 (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Vanessa Cardoso
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto(s) de conhecimento: Reformas religiosas: a cristandade fragmentada.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI05 Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Palavras-chave: Usura, lucro, pecado, Reforma Protestante, Calvino.