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Plano de aula: Exercício físico e saúde

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Descrição

No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão conhecer o conceito de saúde e as variáveis associadas ao tema. Iremos analisar como o exercício físico pode contribuir com o desenvolvimento dessas variáveis. A partir da apreensão desses conceitos, faremos uma pesquisa sobre as modalidades de exercícios existentes que desenvolvam essas variáveis, de acordo com o seu gosto pessoal, e propor práticas de exercícios com intensidades adaptadas às características individuais de cada um.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica de condicionamento físico.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer as capacidades físicas associadas à promoção da saúde, força e resistência muscular, flexibilidade e resistência aeróbia.
  • Analisar a relação entre o exercício físico e as capacidades relacionadas à saúde.
  • Experimentar determinados exercícios físicos para a promoção da saúde, compreendendo os seus benefícios para a qualidade de vida nas atividades da vida diária.
  • Identificar as capacidades físicas solicitadas nos exercícios físicos.
  • Experimentar e reconhecer as diferentes sensações provocadas pelos exercícios.
  • Promover a participação de todos na prática de exercícios físicos (voltados para a saúde), por meio de uma construção coletiva.

Competências gerais

1. Conhecimento 

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10 Responsabilidade e cidadania

Esta é a primeira aula de uma sequência de cinco, em que falaremos sobre a ginástica de condicionamento, em especial sobre o exercício físico voltado para a saúde. Apresentaremos as principais capacidades físicas voltadas para a saúde, bem como as várias possibilidades de intervenções para este fim.

Uma definição corrente sobre a saúde define-a como “estado geral de equilíbrio no indivíduo, em seus diferentes aspectos e que caracterizam o homem; biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, tendo como resultado a sensação de bem-estar geral” (BORIM et al., 2020).

Nos últimos anos tem-se procurado ampliar o conceito de saúde para além da área da saúde. A antropologia, a sociologia, a psicologia, entre outras, têm proposto visões diferentes para definir a saúde, buscando outros elementos que proponham um conceito mais abrangente. Um desses conceitos observa a saúde sob o prisma do desenvolvimento humano. De acordo com o PNUD, Órgão das Nações Unidas para Desenvolvimento Humano, no Brasil:

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é calculado anualmente para avaliar o desenvolvimento humano de um determinado país. Atualmente, o IDH considera três variáveis: a saúde, a educação e a renda. A saúde, neste caso, é medida pela expectativa de vida.

Nestas aulas iremos desenvolver com os estudantes a relação entre exercícios físicos e saúde. A prática de exercícios físicos com o objetivo de melhorar a aptidão física para saúde envolve o desenvolvimento de três capacidades físicas:

Força muscular

De acordo com MATVEEV (1991), a força do homem como capacidade física relaciona-se com a capacidade de superação da resistência externa e de ação oposta a essa resistência por meio dos esforços musculares.

Resistência muscular

UCHIDA et al (2004)  propõem que a resistência muscular é caracterizada pelo tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado exercício, podendo ser definida também como a capacidade de manter a atividade contrátil do músculo.

Resistência aeróbia

McARDLE & KATCH (1992) definem a resistência aeróbia como a capacidade que o organismo tem de captar, transportar e utilizar o oxigênio, ou seja, o oxigênio consumido no metabolismo da célula muscular aumenta proporcionalmente à intensidade de esforço físico, até um valor limite denominado consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.).

Flexibilidade

Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento, de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões (DANTAS, 2005 p. 57).

 

Além dessas capacidades físicas, a composição corporal constitui o quarto elemento da aptidão física para a saúde.

Bibliografia

BORIM, M. L.; FERNANDES, C. A.; COSTA, M. A.; CHRISTINELLI, H.; STEVANATO, K.; HENRIQUE, J. T. Prevalência de sedentarismo em adultos obesos e sobrepesados. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 92, n. 30, 30 jun. 2020.

DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

DANTAS, E. H. M. Alongamento e flexionamento. 5ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo: Phorte, 2005.

MATVEEV, L. P. Teoria e a metodologia da cultura física: manual para os institutos da cultura física. Moscou: Fizcultura y Sport, 1991.

McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

TEMAS transversais da BNCC que trazem a saúde como macroárea. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.

PNUD. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos.html. Acesso em: 23 nov. 2021.UCHIDA, M.C.; et al. Manual de musculação. São Paulo: Phorte, 2004.

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