Plano de Aula
Plano de aula: Exercício físico e saúde
Por: Darlan Santos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão conhecer o conceito de saúde e as variáveis associadas ao tema. Iremos analisar como o exercício físico pode contribuir com o desenvolvimento dessas variáveis. A partir da apreensão desses conceitos, faremos uma pesquisa sobre as modalidades de exercícios existentes que desenvolvam essas variáveis, de acordo com o seu gosto pessoal, e propor práticas de exercícios com intensidades adaptadas às características individuais de cada um.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Ginástica de condicionamento físico.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as capacidades físicas associadas à promoção da saúde, força e resistência muscular, flexibilidade e resistência aeróbia.
- Analisar a relação entre o exercício físico e as capacidades relacionadas à saúde.
- Experimentar determinados exercícios físicos para a promoção da saúde, compreendendo os seus benefícios para a qualidade de vida nas atividades da vida diária.
- Identificar as capacidades físicas solicitadas nos exercícios físicos.
- Experimentar e reconhecer as diferentes sensações provocadas pelos exercícios.
- Promover a participação de todos na prática de exercícios físicos (voltados para a saúde), por meio de uma construção coletiva.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10 Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Cones.
- Arcos.
- Cordas.
- Pesos ou algo pesado para servir de “halter”.
- Caderno.
- Caneta.
- Corda
- Trena ou algo que sirva para medir.
- Cronômetro.
Considere que essa é uma sugestão. Utilize outros materiais disponíveis na sua escola, ou proponha materiais alternativos para as experiências dos estudantes.
Sugerimos ler a reportagem da Nova Escola sobre a experiência de um professor de Educação Física improvisando equipamentos de ginástica na escola.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3477/malhacao-na-escola-com-conhecimento. Acesso em: 07 dez. 2021.
Conversa inicial
Em roda, converse com os estudantes sobre o conceito de saúde, reforce que hoje este conceito é ampliado e inclui não só questões biológicas, mas também psicológicas, sociais, mentais e intelectuais. Uma questão importante também se refere ao acesso que as pessoas têm à informação e à prática de exercícios físicos. Questione-os a respeito de quais práticas eles fazem fora da escola que acreditam estar associadas à saúde.
Possibilite-lhes verbalizar as suas opiniões para que se verifique os conceitos que eles têm acerca da saúde. Observe se será necessária a utilização de outros recursos que possam incluir a todos nos diálogos, como textos escritos, vídeos ou imagens.
Conduza a discussão no sentido de que os estudantes percebam que as variáveis da saúde são multidimensionais. Neste plano, iremos desenvolver aprendizagens sobre a relação entre exercícios físicos e saúde, ou seja, como melhorar a aptidão física para a saúde por meio de exercícios físicos.
Retome o conceito de capacidades físicas, que são atributos dos nossos movimentos que podem ser aprimoradas com a prática. Comente que três delas estão diretamente relacionados à saúde: a resistência aeróbia, a flexibilidade e a força muscular.
Como sugestão, pode-se criar um quadro (ou utilizar o exemplo a seguir) individual e pedir que, ao longo da aula, os estudantes anotem as características de cada capacidade física, quais sentimentos elas provocam e quando são solicitadas na vida real. Pode-se também sugerir que eles criem um caderno diário com as capacidades físicas que ocorrem no cotidiano, bem como as sensações que são geradas. Lembre-se de explorar todas as formas de comunicação, em especial para os estudantes que têm alguma dificuldade de compreensão.
Nome: Maria | Características | Sensações | Atividade da vida real |
Força | Levantar peso. | Dor muscular, rigidez, grande esforço. | Levar sacolas de compras. |
Flexibilidade |
| ||
Resistência |
Divida a turma em grupos de quatro a cinco estudantes para a preparação para a atividade.
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