Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Representando dados graficamente e divulgando-os
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Objetivos específicos
Construir gráficos a partir de informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
- Construção de gráficos (6° ano EF06MA31)
Conceito-chave
Pesquisa estatística.
Recursos necessários
- Atividade da aula, atividade de Raio X, impressas para a turma.
- Régua, transferidor e compasso.
- Folhas A4 para desenhar os gráficos.
- Como recurso opcional você poderá utilizar computadores com programas de planilhas (BrOffice, Google planilhas ou Excel) na sala de informática para construir os gráficos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir gráficos a partir de informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Retome com a turma o conceito de representação gráfica. Comece a discussão com o questionamento do garoto, e permita que a turma fale quais seriam as opções para a representação dos dados dessa pesquisa do IBGE, até que cheguem na opção de representação através de gráficos. A partir desse ponto conduza a discussão com os questionamentos dos discuta com a turma. É um momento para que a turma expresse seus conhecimentos sobre o assunto. Em caso de erro nas respostas aos questionamentos pergunte para a turma se todos concordam e peça que expliquem o motivo até que juntos descubram o equívoco.
Propósito: Retomar o conceito de representação gráfica de dados.
Discuta com a turma:
- Que tipo de gráfico poderíamos construir com esses dados apresentados? Por quê?
- Qual é a importância da representação gráfica de dados estatísticos?
- Quais são os elementos que um gráfico deve possuir?Por quê?
- Qual é a importância de se apresentar dados de maneira organizada?
- Eu poderia utilizar quais representações gráficas para a situação apresentada? Por quê?
- Com base nesses dados a legislação está sendo cumprida? Por quê?
- Onde provavelmente o IBGE divulgou essa pesquisa? Por quê?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Retome com a turma o conceito de representação gráfica. Comece a discussão com o questionamento do garoto, e permita que a turma fale quais seriam as opções para a representação dos dados dessa pesquisa do IBGE, até que cheguem na opção de representação através de gráficos. A partir desse ponto conduza a discussão com os questionamentos dos discuta com a turma. É um momento para que a turma expresse seus conhecimentos sobre o assunto. Em caso de erro nas respostas aos questionamentos pergunte para a turma se todos concordam e peça que expliquem o motivo até que juntos descubram o equívoco.
Propósito: Retomar o conceito de representação gráfica de dados.
Discuta com a turma:
- Que tipo de gráfico poderíamos construir com esses dados apresentados? Por quê?
- Qual é a importância da representação gráfica de dados estatísticos?
- Quais são os elementos que um gráfico deve possuir?Por quê?
- Qual é a importância de se apresentar dados de maneira organizada?
- Eu poderia utilizar quais representações gráficas para a situação apresentada? Por quê?
- Com base nesses dados a legislação está sendo cumprida? Por quê?
- Onde provavelmente o IBGE divulgou essa pesquisa? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.
Propósito: Apresentar dados graficamente.
Discuta com a turma:
- Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
- Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
- Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
- Qual é a vantagem dessa representação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX
Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I
“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP
Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q
Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.
Propósito: Apresentar dados graficamente.
Discuta com a turma:
- Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
- Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
- Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
- Qual é a vantagem dessa representação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX
Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I
“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP
Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q
Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.
Propósito: Apresentar dados graficamente.
Discuta com a turma:
- Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
- Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
- Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
- Qual é a vantagem dessa representação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX
Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I
“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP
Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q
Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5 ao 8)
Orientação: Organize a turma em grupos de três pessoas, entregue a atividade principal para a turma, leia junto com os alunos. Questione aos alunos quem conhece o ECA, conte-os e tome nota no quadro das informações para realização da atividade. Garanta que as equipes tenham folhas A4, régua, compasso e transferidor para que eles construam seus gráficos de maneira mais precisa. Depois oriente a turma a montar uma tabela e representar graficamente a situação. Enquanto eles constroem seus gráficos circule pela turma e verifique as possíveis dificuldades do alunos e as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.
Propósito: Apresentar dados graficamente.
Discuta com a turma:
- Você entendeu a questão? Me explique o que entendeu da questão.
- Por que está utilizando esse tipo de gráfico?
- Se eu usasse outra representação gráfica representaria da mesma maneira os dados?
- Qual é a vantagem dessa representação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Artigo da Revista Super Interessante Quantas horas precisamos dormir. Daniel Schneider. 22/01/2011. http://abr.ai/2nYk3BX
Estatuto da Criança e do Adolescente http://bit.ly/2BZcR0I
“Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima”. Agência Brasil 18/03/2015. http://bit.ly/2BXmOvP
Para realizar a construção de gráficos em planilhas eletrônicas como sugerido, você pode acessar o plano MAT6_ 24PES02 disponível na plataforma da Nova escola com o título Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica para guiar esse trabalho na sua sala de aula.http://bit.ly/2F64W2Q
Para a construção de gráfico de setores sugiro que antes dessa aula você dê a aula relacionada ao tema disponível na plataforma da Nova Escola o plano MAT6_24PES01 Gráfico de setores: quando e como utilizá-lo? http://bit.ly/2F64W2Q
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)
Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.
Propósito: Discutir soluções e analisá-las.
Discuta com a turma:
- Por que vocês organizaram a tabela assim?
- Haveria outro jeito de construir essa tabela?
- Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
- Esse gráfico está completo?
- Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
- Esse gráfico passa toda a informação necessária?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)
Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.
Propósito: Discutir soluções e analisá-las.
Discuta com a turma:
- Por que vocês organizaram a tabela assim?
- Haveria outro jeito de construir essa tabela?
- Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
- Esse gráfico está completo?
- Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
- Esse gráfico passa toda a informação necessária?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)
Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.
Propósito: Discutir soluções e analisá-las.
Discuta com a turma:
- Por que vocês organizaram a tabela assim?
- Haveria outro jeito de construir essa tabela?
- Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
- Esse gráfico está completo?
- Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
- Esse gráfico passa toda a informação necessária?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)
Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.
Propósito: Discutir soluções e analisá-las.
Discuta com a turma:
- Por que vocês organizaram a tabela assim?
- Haveria outro jeito de construir essa tabela?
- Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
- Esse gráfico está completo?
- Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
- Esse gráfico passa toda a informação necessária?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)
Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.
Propósito: Discutir soluções e analisá-las.
Discuta com a turma:
- Por que vocês organizaram a tabela assim?
- Haveria outro jeito de construir essa tabela?
- Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
- Esse gráfico está completo?
- Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
- Esse gráfico passa toda a informação necessária?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)
Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.
Propósito: Discutir soluções e analisá-las.
Discuta com a turma:
- Por que vocês organizaram a tabela assim?
- Haveria outro jeito de construir essa tabela?
- Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
- Esse gráfico está completo?
- Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
- Esse gráfico passa toda a informação necessária?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 30 minutos. (Slides 9 ao 15)
Orientação: Esse é o momento para que a turma mostre suas estratégias de resolução para a atividade. Peça para que alguns grupos que você observou se voluntariem para mostrar como fizeram seus gráficos. Em caso de algum erro pergunte se toda a turma concorda e pergunte qual o motivo, até que eles coletivamente descubram o motivo para o erro. Esses slides são somente uma ilustração de possibilidade de soluções, caso os alunos tenham feito parecido deixe de mostrá-los.
Propósito: Discutir soluções e analisá-las.
Discuta com a turma:
- Por que vocês organizaram a tabela assim?
- Haveria outro jeito de construir essa tabela?
- Qual o motivo de ter feito o gráfico assim?
- Esse gráfico está completo?
- Tem outras maneiras de se construir um gráfico com essas informações?
- Esse gráfico passa toda a informação necessária?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 min.
Orientação: Encerre a aula resumindo o que foi trabalhado na mesma. Sugira que os alunos tomem nota deste resumo.
Propósito: Breve retomada do trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- Todas as pesquisas podem ter seus dados organizados em gráficos?
- Onde podemos aplicar o conteúdo visto na aula?
Raio x
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- Qual é a importância dessa pesquisa?
- Mídias sociais podem ser utilizadas para divulgar pesquisas?
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_24PES05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y5r6vThH_XU
Acesso em 25 de junho de 2020
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize os slides desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite aos alunos que enviem suas respostas em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guiá-los, lance as perguntas presentes no item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa.
Sugira aos alunos que convidem os familiares para assistirem juntos ao vídeo indicado abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=y5r6vThH_XU
Incentive os alunos a explicarem para seus familiares o que estão aprendendo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e como esse vídeo pode ajudar em seus estudos. Valorize esse momento de interação e aprendizagem.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Objetivos específicos
Construir gráficos a partir de informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
- Construção de gráficos (6° ano EF06MA31)
Conceito-chave
Pesquisa estatística.
Recursos necessários
- Atividade da aula, atividade de Raio X, impressas para a turma.
- Régua, transferidor e compasso.
- Folhas A4 para desenhar os gráficos.
- Como recurso opcional você poderá utilizar computadores com programas de planilhas (BrOffice, Google planilhas ou Excel) na sala de informática para construir os gráficos.