Plano de Aula

Plano de aula: Representando dados graficamente e divulgando-os

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.



Objetivos específicos

Construir gráficos a partir de  informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
  • Construção de gráficos (6° ano EF06MA31)

Conceito-chave

Pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Atividade da aula, atividade de Raio X,  impressas para a turma.
  • Régua, transferidor e compasso.
  • Folhas A4 para desenhar os gráficos.
  • Como recurso opcional você poderá utilizar computadores com programas de planilhas (BrOffice, Google planilhas ou Excel) na sala de informática para construir os gráficos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Construir gráficos a partir de  informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO