Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Representando dados graficamente e divulgando-os
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com estatística
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA31) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para o registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.
Objetivos específicos
Construir gráficos a partir de informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Realização de pesquisa estatística EF05MA25. (5° ano)
- Construção de gráficos (6° ano EF06MA31)
Conceito-chave
Pesquisa estatística.
Recursos necessários
- Atividade da aula, atividade de Raio X, impressas para a turma.
- Régua, transferidor e compasso.
- Folhas A4 para desenhar os gráficos.
- Como recurso opcional você poderá utilizar computadores com programas de planilhas (BrOffice, Google planilhas ou Excel) na sala de informática para construir os gráficos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir gráficos a partir de informações de uma pesquisa, discutir os resultados e a melhor forma de divulgá-los.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO