Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para comunicar o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Apresentem a pesquisa para a turma e logo após abra uma discussão em grupo, sobre o que é uma pesquisa, sua importância e como ela é realizada. Faça os questionamentos e permita que a turma fale o que pensa sobre o assunto. Converse com a turma sobre as áreas onde são necessárias realização de pesquisa. Caso ocorra algum erro nas respostas aos questionamentos pergunte se tem alguém que discorda do colega e pergunte qual seria o motivo, para que a turma, sozinha, conclua onde está o equívoco.
Propósito: Retomar conceito de pesquisa e de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- Qual é o propósito de realizar uma pesquisa?
- Como chamamos o grupo de interesse numa pesquisa?
- E como chamamos o grupo que coletamos os dados?
- Qual seria o motivo para não se coletar os dados de todo a população envolvida?
- Como se coleta os dados de uma pesquisa?
- Quais os tipos de dados eu posso coletar numa pesquisa?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Apresentem a pesquisa para a turma e logo após abra uma discussão em grupo, sobre o que é uma pesquisa, sua importância e como ela é realizada. Faça os questionamentos e permita que a turma fale o que pensa sobre o assunto. Converse com a turma sobre as áreas onde são necessárias realização de pesquisa. Caso ocorra algum erro nas respostas aos questionamentos pergunte se tem alguém que discorda do colega e pergunte qual seria o motivo, para que a turma, sozinha, conclua onde está o equívoco.
Propósito: Retomar conceito de pesquisa e de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- Qual é o propósito de realizar uma pesquisa?
- Como chamamos o grupo de interesse numa pesquisa?
- E como chamamos o grupo que coletamos os dados?
- Qual seria o motivo para não se coletar os dados de todo a população envolvida?
- Como se coleta os dados de uma pesquisa?
- Quais os tipos de dados eu posso coletar numa pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)
Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.
Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual é o motivo da escolha desse tema?
- O que você deseja saber sobre esse tema?
- Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
- Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Ficha de respostas
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)
Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.
Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual é o motivo da escolha desse tema?
- O que você deseja saber sobre esse tema?
- Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
- Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos. (Slides 5, 6 e 6)
Orientação: Divida a turma em grupos de 4 os de 5 alunos, no máximo, e entregue cópias da atividade e da ficha de respostas. Oriente os grupos para que decidam um tema para realização de uma pesquisa. Reforce que esse tema deve ser de relevância, seja ele social, de saúde, educação etc. Solicite que preencham a ficha cuidadosamente. Enquanto realizam a atividade, circule pelos grupos e veja suas principais dificuldades, como estão realizando a tarefa.
Propósito: Construir instrumento de coleta de dados de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual é o motivo da escolha desse tema?
- O que você deseja saber sobre esse tema?
- Onde deveria ser divulgada sua pesquisa?
- Qual instrumento de coleta você usaria? Qual a vantagem deste instrumento?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)
Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
- Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
- Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)
Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
- Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
- Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 8, 9 e 10)
Orientação: Construa essa tabela no quadro e chame um grupo por vez para expor suas ideias para uma pesquisa. Depois que eles apresentarem, peça para que eles respondam os questionamentos da discussão de soluções. Assim que concluir essa etapa chame atenção da turma para as diversas possibilidades de temas para uma pesquisa e se houver temas parecidos, mostre a eles que os enfoques podem ser diferentes.
Propósito: Analisar soluções e compará-las.
Discuta com a turma:
- Esse tema de pesquisa tem relevância para qual área do conhecimento?
- Se vocês fossem entrevistar somente pessoas da escola, seria um boa amostra? Por quê?
- Se vocês utilizassem outro instrumento de coleta conseguiriam atingir o objetivo da pesquisa proposta?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).
Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula
Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
- Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
- Como devemos realizar as próximas etapas?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).
Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula
Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
- Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
- Como devemos realizar as próximas etapas?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11, 12 e 13).
Orientação: Apresente o slide ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula
Propósito: Formalizar o conceito aprendido na aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar ou estudaram alguma vez sobre esses conceitos?
- Quais foram as etapas que vocês realizaram hoje?
- Como devemos realizar as próximas etapas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula.
Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam na aula de hoje?
- Onde podemos aplicar esse conhecimento?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução. Essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Discuta com a turma:
- Qual o objetivo dessa pesquisa?
- Qual a população a ser estudada? Seria viável coletar os dados de todo esse grupo?
- Que tipo de pergunta devemos fazer para coletar os dados?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar