Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, leiam a atividade proposta, envolvendo a todos e motivando-os a encontrar uma solução. Faça perguntas para certificar-se de que entenderam o problema. Permita que discutam a situação proposta e que usem materiais manipuláveis para representar a situação, caso queiram. Peça para que levantem a mão quando terminarem cada uma das situações propostas. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa e explique a estratégia que usou para encontrar a solução. Pergunte aos demais se alguém fez diferente, permitindo que diferentes estratégias sejam compartilhadas. Registre nas suas anotações pessoais, os nomes de quem não fez as divisões corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.
Discuta com a turma:
- É possível dividir esta quantidade em duas partes?
- Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
- Se você fosse a Karina, como você dividiria as suas tampinhas?
- Se você fosse o irmão de Karina, como gostaria que as tampinhas fossem divididas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam às perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.
Discuta com a turma:
- É possível dividir esta quantidade em duas partes?
- Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
- Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que em um problema de divisão, nem sempre a solução é obtida pela divisão em duas partes iguais, pois há problemas que propõem dividir em duas partes desiguais.
Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Resolver problemas que envolvam a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar