12472
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Entrevista

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 30/08/2018
Código: ING6_08UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Entrevista

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (terceiro de 5 planos) abordando a competência leitora e estratégias de leitura (reconhecimento de palavras cognatas, skimming e scanning). A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias das folhas de atividades (veja Atividades para impressão - Input, Atividades para impressão - Atividade extra e Atividades para impressão - Output) e de um projetor multimídia (datashow) ou televisor com pendrive. Se não tiver um datashow disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma. Explique que a aula terá como foco uma entrevista. Diga aos alunos: Today you will read and relate questions and answers in an interview.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • Who are these people? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: Obama, the former president of the United States of America; Prince Harry, from England, who got married to an American actress; They are Barack Obama and Prince Harry; I don’t know). Se por acaso os alunos não conhecerem essas pessoas, você pode dizer seus nomes e explicar quem são.
  • What are Barack Obama and Prince Harry doing in the picture? (Os alunos provavelmente responderão: They are talking.)

Diga aos alunos: In this situation, Barack Obama is in an interview with Prince Harry. (Enfatize a palavra interview.) Se você perceber que os alunos não estão familiarizados com o gênero entrevista, explique: An interview is “a conversation in which someone is asked questions about themselves or a subject they know about for a newspaper article, television show, etc.”. (Fonte:https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/interview). E pergunte:

  • Who is the interviewer (the person asking the questions)? (Os alunos possivelmente responderão: Prince Harry.)
  • Who is the interviewee (the person answering the questions)? (Os alunos provavelmente responderão: Barack Obama.)
  • How do you know that? (Espera-se que os alunos consigam localizar o título do vídeo e respondam: Prince Harry interviews Barack Obama.) Caso eles não consigam identificar o título sozinhos, você pode mostrar a eles.
  • Was this interview taken for a newspaper article, for a radio program or for a TV show? (Os alunos provavelmente responderão: For a radio program.) How do you know that? (Espera-se que os alunos consigam localizar a legenda da reportagem e respondam: Pres. Obama, Prince Harry chat for radio interview.)

?Nota cultural: É interessante explicar aos alunos que essa entrevista foi gravada em setembro de 2017 e só foi transmitida no dia 27 de dezembro de 2017, pela emissora de rádio britânica BBC Radio 4. A entrevista virou notícia ao redor do mundo. O programa Anderson Cooper 360°, da emissora de TV americana CNN (mostre a logomarca da emissora no canto direito do vídeo), por exemplo, apresentou uma reportagem sobre a entrevista, com o título “The prince and the president” (acesse: https://www.youtube.com/watch?v=85gmwnfty7o).

  • Have you ever read or watched an interview? (Os alunos provavelmente responderão: No.; Yes.)

Material complementar:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=85gmwnfty7o Acesso em: 20/05/2018

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Analisar uma entrevista identificando os assuntos tratados, a estrutura do texto e as palavras cognatas contidas nele.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber a estrutura da entrevista e a presença de palavras cognatas, para identificar os assuntos tratados e relacionar perguntas e respostas.

Orientações: 1) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e diga: This boy was interviewed on a Youtube channel. Take a look at the picture. What do you think he talks about? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: He talks about himself; He talks about his family; He talks about his favorite things; I don’t know.)

2) Explique aos alunos que eles lerão a entrevista do garoto em duplas para identificar os temas nela abordados. Antes de entregar o texto com a atividade para responder, mostre e leia os tópicos a seguir para os alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input):

( ) his name ( ) his favorite animal

( ) his age ( ) his favorite song

( ) his nationality ( ) his favorite food

( ) his address ( ) his favorite free-time activity

( ) his parents’ names ( ) his favorite movie

Certifique-se de que todos entenderam as informações que deverão localizar no texto. Então, entregue uma folha com a transcrição da entrevista e a atividade aos alunos (veja Atividades para impressão - Input) e explique: Mark (X) on the worksheet the topics the boy talks about and underline the corresponding questions in the interview.

? Encoraje-os a localizar no texto palavras parecidas com o português (cognatas).

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

? Enquanto as duplas respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 10 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e fazer suas anotações), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as perguntas e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão da entrevista.

3) Pergunte:

  • How does the interviewer ask the boy’s age? (Os alunos provavelmente responderão: How old are you?)
  • How does she ask about his favorites? (Os alunos provavelmente responderão: What is your favorite animal?; What kind of music do you like the most?)

Neste momento, você pode explicar e/ou tirar dúvidas dos alunos sobre o uso das palavras interrogativas em inglês (question words): what, how e how old.

Material complementar:

  • Se os alunos terminarem rápido e você tiver 5 minutos sobrando, você pode fazer uma atividade para a prática de palavras interrogativas em inglês (question words) (veja Atividades para impressão - Atividade extra). Esta atividade também pode ser aplicada como tarefa de casa (homework).

4) Entregue a folha da atividade (veja Atividades para impressão - Atividade extra). Peça aos alunos que observem as frases e diga: Read the questions and answers. Fill in the blanks with question words (what, who, where, when, how, how old):

  • _______________ is your name? My name is Jacob Tremblay.
  • _______________ are you? I am 11 years old.
  • _______________ is your birthday? It’s on October 5.
  • _______________ are you from? I am from Canada.
  • _______________ is your favorite actor? He is Oscar Isaac (from Star Wars: The Last Jedi).
  • _______________ are you today? I am fine. Thanks!

As respostas da atividade encontra-se no arquivo Resolução de atividade - Atividade extra. É interessante dizer aos alunos que as informações pessoais apresentadas nessa atividade extra são do ator Jacob Tremblay, que interpretou o personagem Auggie Pullman no filme “Extraordinário” (Wonder), e foram retiradas dos sites: https://www.imdb.com/name/nm5016878/bio, https://marriedbiography.com/jacob-tremblay-biography/ e https://www.popsugar.com/celebrity/Jacob-Tremblay-Facts-39783995?stream_view=1#photo-39784032.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Wqp-7Dujo-4&t=48s Acesso em: 20/05/2018

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Relacionar e organizar em uma sequência lógica as perguntas e as respostas de uma entrevista com uma atriz famosa.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de ler e relacionar as perguntas e as respostas de uma entrevista. Também é importante que eles compreendam que o gênero entrevista circula em diferentes espaços da sociedade (não apenas nos meios de comunicação, mas também em empresas - entrevista de emprego/ job interview - e em instituições de ensino - entrevista de admissão/ admission interview), pode ser veiculada em meio impresso, em vídeo ou em áudio, e atende a diversas finalidades (para obter informações sobre uma pessoa famosa, para selecionar o melhor candidato a uma vaga de emprego, para selecionar estudantes para um curso, etc.).

Orientações:

5) Para esta atividade, você precisará imprimir (se possível em um papel mais grosso, como papel color set ou papel para desenho) e recortar um conjunto de cartas para cada dupla (veja Atividades para impressão - Output).

Diga aos alunos que eles irão jogar um memory game.

  • Entregue um conjunto de cartas a cada dupla.
  • Explique que o objetivo do jogo é encontrar o maior número de pares de perguntas e respostas.
  • Explique que para começar o jogo, todas as cartas devem ser dispostas sobre a mesa com as perguntas e respostas viradas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada aluno irá, na sua vez, virar duas cartas, de modo que ele e o colega possam ver. Se formar um par correspondente de pergunta e resposta, o aluno fica com esse par e joga novamente. Se as cartas não formarem um par correspondente de pergunta e resposta, as duas cartas devem ser viradas novamente e o jogo continua, sendo passada a vez para o outro aluno. Vence o aluno que tiver mais pares de perguntas e respostas correspondentes no final do jogo.
  • Tendo explicado as regras, deixe que os alunos joguem por aproximadamente 8 minutos. Enquanto as duplas jogam, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
  • Faça a correção coletiva com a turma. Leia cada pergunta e convide os alunos a dizer as respostas correspondentes. Incentive os alunos a organizar as perguntas da entrevista (da primeira à última) em uma sequência que faça mais sentido.

Material complementar:

  • Você pode consultar mais informações sobre o gênero entrevista no site: https://en.wikipedia.org/wiki/Interview.
  • É interessante dizer aos alunos que as informações pessoais apresentadas no jogo da memória são da atriz Millie Bobby Brown, que interpreta a personagem Eleven na série Stranger Things, e foram retiradas dos sites: https://www.imdb.com/name/nm5611121/bio?ref_=nm_ov_bio_sm, http://www.glamourmagazine.co.uk/gallery/millie-bobby-brown-facts-age-parents-interview-bio e http://millie-bobby-brown.com/information/facts/.
  • Se você não tiver tempo para imprimir e recortar as cartas do jogo, não tem problema! Você pode jogar no quadro com a turma dividida em dois times. Imprima uma folha com as perguntas e as respostas numeradas aleatoriamente. Desenhe e numere 14 cartas no quadro. Cada time na sua vez escolherá dois números. Você lerá as frases em sua folha que correspondem aos números escolhidos. Se elas formarem um par de pergunta e resposta que se completam, você apaga os dois números escolhidos no quadro, marca um ponto para esse time e eles jogam mais uma vez. Se as frases não formarem um par, o jogo continua, sendo passada a vez para o outro time. Vence o time que tiver mais pontos no final do jogo.
  • Se você dispuser de um datashow em sua sala e quiser jogar com a turma toda (dois grupos), clique aqui para fazer o download do jogo da memória em PowerPoint e abrir o arquivo em seu computador (desktop ou notebook). Leia as instruções nas “Anotações ao orador” e divirta-se com a turma!

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem identificar a estrutura e os assuntos abordados em uma entrevista em inglês, bem como relacionar as perguntas com suas respectivas respostas.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de compreender uma entrevista em inglês em um contexto real!

6º ano

Contents

  1. INPUT: Transcript of Youtube interview with a student
  2. OUTPUT: Reading comprehension memory game

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes