Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras e jogos do Brasil: região Sul

Descrição

Este plano propõe que os estudantes percebam a influência da cultura nas brincadeiras e dos jogos da região Sul, por meio da experimentação, da fruição e da discussão.  

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Brincadeiras e jogos do Brasil e do mundo.
  • Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Conhecer brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Identificar as capacidades físicas e habilidades motoras nas brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Construir registro de linguagens (fotos, desenhos, pesquisas, áudios, filmagens etc.) das brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Pesquisar sobre as origens dos jogos populares da região Sul, que remetem à colonização da região, e a influência da localidade no seu modo de prática.
  • Comparar jogos populares da região Sul com outras modalidades que conhecem e com aquelas sobre as quais estudaram anteriormente, buscando semelhanças e diferenças entre elas.
  • Observar as características dos espaços que frequentam no seu dia a dia em que jogos e brincadeiras aprendidos na escola podem ser vivenciados e compartilhar essas experiências com os colegas.
  • Pesquisar na comunidade e no entorno da escola locais para experimentação segura das brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Observar a presença da influência das matrizes africana e índigena nas brincadeiras e jogos vivenciadas e discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural.

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania