Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras e jogos do Brasil: região Sul

mais ações

Descrição

Este plano propõe que os estudantes percebam a influência da cultura nas brincadeiras e dos jogos da região Sul, por meio da experimentação, da fruição e da discussão.  

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Brincadeiras e jogos do Brasil e do mundo.
  • Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Conhecer brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Identificar as capacidades físicas e habilidades motoras nas brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Construir registro de linguagens (fotos, desenhos, pesquisas, áudios, filmagens etc.) das brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Pesquisar sobre as origens dos jogos populares da região Sul, que remetem à colonização da região, e a influência da localidade no seu modo de prática.
  • Comparar jogos populares da região Sul com outras modalidades que conhecem e com aquelas sobre as quais estudaram anteriormente, buscando semelhanças e diferenças entre elas.
  • Observar as características dos espaços que frequentam no seu dia a dia em que jogos e brincadeiras aprendidos na escola podem ser vivenciados e compartilhar essas experiências com os colegas.
  • Pesquisar na comunidade e no entorno da escola locais para experimentação segura das brincadeiras e jogos populares da região Sul.
  • Observar a presença da influência das matrizes africana e índigena nas brincadeiras e jogos vivenciadas e discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural.

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Bola de meia ou uma bola leve.
  • Folhas de papel.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Em roda de conversa, realize um mapeamento dos saberes da turma sobre brincadeiras e jogos conhecidos pelos estudantes. Relembre-os de que as brincadeiras são transmitidas de geração em geração e passam por transformações e adaptações, de acordo com as características culturais, assim, explique que uma criança que mora em São Paulo provavelmente não brinca das mesmas coisas que outra que mora no Acre ou no Paraná. Existem algumas brincadeiras e jogos conhecidos e praticados no Sul do país, porém totalmente desconhecidos na região Norte, e vice-versa, o que é natural devido às várias culturas existentes.

Peça aos estudantes para construir um Mural do conhecimento com folhas de papel.

MURAL DO CONHECIMENTO

Antes, eu sabia...

Agora, eu sei...

Quais habilidades motoras utilizamos

Quais capacidades físicas predominaram

O que eu preciso saber mais...

Instigue a turma a dar sugestões de outras questões para compor o mural. Explique que os estudantes devem preencher os espaços, por meio de pequenos textos e frases curtas.  

É importante que esse instrumento (Mural do conhecimento) evidencie o percurso de aprendizagem trilhado pela turma e por cada estudante. Nesse sentido, explore-o para que possam refletir sobre as percepções de saberes que estão descobrindo e foram assimilados, e os que ainda não foram consolidados, de modo que sejam melhor trabalhados nesta e nas próximas aulas e, ao mesmo tempo, levem o estudante a observar o seu próprio processo, seus limites e suas possibilidades. O mural deve ser conduzido e colocado num espaço em que os estudantes tenham contato direto para construírem cotidianamente. Observe aqui a necessidade de utilizar outros recursos para essa introdução. O Mural do conhecimento, por ser construído em grupo, possibilita que os estudantes dialoguem entre si e auxiliem uns aos outros na compreensão da tarefa.

Caso sua escola disponha de recursos tecnológicos, utilize o laboratório de informática para provocar e instigar os estudantes quanto ao aprendizado. Lembre-se de reservar o local com antecedência, formar pequenos grupos e orientá-los a pesquisar na internet (https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil.html) informações dos estados que compõem a região Sul, características, jogos e brincadeiras típicas, influência da colonização da região no modo de brincar, bem como principais manifestações culturais da localidade etc. Posteriormente, proponha a organização e a apresentação das brincadeiras e dos jogos. Mais uma vez aqui o trabalho em grupo constitui uma possibilidade de inclusão de todos os estudantes na atividade.

Incentive-os a investigar com a pesquisa se essas brincadeiras também são realizadas em outros estados da região ou em outras regiões do país; ou, ainda, se essas brincadeiras regionais sempre foram realizadas assim ou se sofreram modificações ao longo do tempo.

Caso sua escola não disponha de recursos tecnológicos, comente que irão aprender sobre as brincadeiras e os jogos típicos da região Sul do Brasil. Questione os estudantes acerca do que conhecem sobre essa localidade. Seguem exemplos de questões que podem ajudar nesse momento inicial. Quais estados fazem parte da região Sul? Conhecem alguma curiosidade, festa/comida típica, característica de moradores dessa região? Quais? Como o fato de morar em um lugar pode influenciar no modo de prática de uma brincadeira ou um jogo?

Caso você observe pouca interação ou familiaridade com os conhecimentos da localidade, estimule-os comentando sobre as características do clima, o frio da região no inverno, as roupas e/ou comidas típicas, como churrasco, chimarrão, as danças, entre outras. Direcione a discussão para as origens do povo da região Sul que veio da Europa. A influência dessas culturas, suas crenças e seus costumes exercem interferência direta em muitos aspectos, inclusive no brincar.

Convide-os a participar da experimentação de algumas atividades. Peça aos estudantes que analisem as capacidades físicas e as habilidades motoras envolvidas nas atividades.

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