Plano de aula: Diferentes Profissões

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você vai separar os alunos em duplas e entregar imagens de algumas profissões para que classifiquem em diurna, noturna ou ambas, pois, algumas profissões são realizadas durante a noite e o dia. Caso você não consiga imprimir as imagens, pode utilizar desenhos de outros livros ou apenas os nomes das profissões. Para sistematização final você pode imprimir a tabela para cada dupla preencher com as profissões dos adultos que moram com eles e classificá-las. Ao final você pode fazer uma tabela coletiva no quadro para que todos visualizem as informações adquiridas pelas duplas.

Material complementar:

Imagens das profissões para que os alunos classifiquem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VnFZgcbTKFcNmXRgjZcvCgeWGYRWfwZtp2zHgXpFAwgQwHqCcayg4SVwzQzr/geo2-06und01-acao-propositiva-imagem.pdf

Modelo de tabela para o trabalho em dupla:

Contextos prévios: Garanta que os alunos saibam as profissões dos adultos que vivem com eles antes de aplicar este plano, peça para casa uma pesquisa ou estimule um dia das profissões com os responsáveis na escola. Você pode aproveitar o dia da reunião e fazer uma atividade coletiva com os alunos, cada pai ou responsável fala da sua

profissão e importância, ou durante as aulas, agende com os adultos a apresentação de sua profissão.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se todos sabem o que são profissões? Ouça as respostas e se necessário defina o conceito de profissões. Depois disso, pergunte se conhecem alguém que trabalhe a noite? Relacione o horário de dormir das crianças ao início do trabalho de alguns adultos, talvez algum deles tenha pais ou responsáveis que trabalham durante a noite, não explore ainda esta informação, teremos a sistematização para tal fim.

Para você saber mais:

A definição de profissão é a atividade que as pessoas realizam em troca de remuneração econômica. Caso necessite ler mais um pouco, segue link: https://conceito.de/profissao

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA