Plano de Aula

Plano de aula: Jogos e brincadeiras do passado

Descrição

No desenvolvimento deste plano, sugerimos levar os estudantes a refletir, a partir das suas experimentações, sobre o jogar e brincar, com ênfase no reconhecimento dessas práticas em diferentes momentos históricos - passado e presente - no âmbito familiar.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
  • Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
  • Reconhecer o jogar e brincar vivenciados em diferentes momentos históricos no âmbito familiar.
  • Investigar jogos e brincadeiras junto aos familiares, identificando as principais práticas vivenciadas por eles.
  • Comparar as características de movimentação das brincadeiras e dos jogos relatados e que praticam nos dias de hoje.

Competências gerais

3. Repertório cultural

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  • Canetas hidrográficas, lápis de cor ou algum outro material para se fazer registro.
  • Fichas de entrevista sobre jogos e brincadeiras previamente elaboradas.
  • Folhas de cartolina,
  • Folhas de papel A4 (uma para cada estudante).
  • Materiais diversos (como, por exemplo, bolas, cordas, brinquedos e objetos utilizados nas mais diversas brincadeiras e jogos que serão trazidos pelos estudantes).
  • Materiais não convencionais (ou não estruturados) para adaptação dos jogos e brincadeiras do contexto comunitário.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Apresente aos estudantes os objetivos desta aula e comente que irão refletir sobre jogos e brincadeiras do passado, relacionando-os com os do presente. Resgate com os estudantes as características dos jogos e brincadeiras, diferenciando-os. Elabore algumas questões disparadoras que levem-os a fazer a reflexão sobre as características dos jogos e brincadeiras, como, por exemplo: Quais são as características dos jogos? Quais jogos vocês conhecem? Quais são as características das brincadeiras? (utilize o quadro da seção Para saber mais como suporte) Quais brincadeiras vocês conhecem? Quais são as diferenças entre os jogos e brincadeiras? Fique atento se a comunicação oral é efetiva para todos os estudantes, ou se é necessário utilizar suporte visual e outros, tanto para a compreensão das perguntas disparadoras, quanto para permitir que os estudantes, mesmo os mais tímidos, não fluentes ou não oralizados em português, possam participar ativamente da conversa, estimulando e valorizando o pertencimento de todos.

Enquanto os estudantes irão respondendo e refletindo acerca da temática, elabore uma tabela, de maneira que fique clara e visível a todos a respeito dos jogos e das brincadeiras. Se for necessário, faça intervenções na fala dos estudantes; você poderá ser o “escriba” da turma, ou contar com o auxílio de algum estudante que apresente facilidade na escrita. Sugerimos a tabela a seguir como um modelo para auxiliar na condução da Conversa inicial com os estudantes:

Tabela - Características dos jogos e das brincadeiras

Características dos jogos

Características das brincadeiras

O objetivo desta tabela coletiva é destacar para os estudantes as principais características dos jogos e das brincadeiras, de maneira que eles, quando foram entrevistar seus familiares, saibam distinguir as diferenças. Perceba quais estudantes possuem restrições quanto à comunicação, seja por medo, alguma barreira na comunicação ou impedimento, e faça as intervenções necessárias, dando dicas, incentivando os estudantes a se expressarem da maneira que for conveniente para eles. Também incentive a turma a colaborar com os colegas. Ouça atentamente os estudantes, pois, a partir da fala deles, você irá nortear as suas próximas ações pedagógicas nesta sequência didática. Faça apontamentos e anotações das respostas e comentários dos estudantes em seu caderno, que serão retomados mais tarde.

Organize e confeccione previamente as “fichas técnicas” sobre os jogos e brincadeiras para trazer para a turma. A turma deverá levar essas fichas para a casa a fim de entrevistarem os familiares, conforme explicitamos a seguir.

Comente com estudantes que irão investigar com seus familiares sobre as brincadeiras e os jogos do passado por meio de uma ficha técnica que levarão para a casa, para a entrevista. Essa ficha deverá ser preenchida pelos estudantes com o auxílio dos familiares e investigará os jogos e brincadeiras do passado, praticados pelos entrevistados. A ficha deverá ser trazida para a próxima sequência da aula. Entregue aos estudantes duas fichas: uma para descreverem sobre uma brincadeira do passado, e outra para descreverem sobre um jogo de antigamente.  A seguir, sugerimos um modelo de como poderá ser a ficha.

Modelo de ficha técnica

Ficha técnica: brincadeiras de antigamente

Ficha técnica: jogos de antigamente

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA