Plano de Aula

Plano de aula: Jogos e brincadeiras do passado

Descrição

No desenvolvimento deste plano, sugerimos levar os estudantes a refletir, a partir das suas experimentações, sobre o jogar e brincar, com ênfase no reconhecimento dessas práticas em diferentes momentos históricos - passado e presente - no âmbito familiar.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
  • Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
  • Reconhecer o jogar e brincar vivenciados em diferentes momentos históricos no âmbito familiar.
  • Investigar jogos e brincadeiras junto aos familiares, identificando as principais práticas vivenciadas por eles.
  • Comparar as características de movimentação das brincadeiras e dos jogos relatados e que praticam nos dias de hoje.

Competências gerais

3. Repertório cultural

6. Trabalho e projeto de vida

9. Empatia e cooperação