Plano de aula: Jogar no dia a dia

Descrição

A proposta deste plano é a de levar os estudantes a vivenciar e compartilhar os jogos que praticam no seu dia a dia.

Objeto de conhecimento

•  Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer jogos do contexto comunitário dos colegas da turma.
  • Reconhecer os valores simbólicos que esses jogos têm para seu ambiente cultural.
  • Definir coletivamente quais os jogos podem ser adaptados ao espaço escolar a partir de suas características e de adaptações propostas pelos estudantes.
  • Recriar jogos do contexto comunitário.
  • Respeitar as diferenças individuais de desempenho dos colegas nos jogos do contexto comunitário.
  • Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) nos jogos do contexto comunitário.
  • Identificar novas habilidades motoras básicas e aprimorá-las nos jogos do contexto comunitário.
  • Relacionar a presença das capacidades físicas nos jogos do contexto comunitário com atividades que realiza em outros momentos do seu dia a dia.
  • Registrar jogos que praticam no seu dia a dia descrevendo os espaços e materiais necessários.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Giz ou pedaços de telha, para riscar o chão.
  • Rolo de papel kraft.
  • Fita crepe.
  • Recursos midiáticos para pesquisa (caso haja disponibilidade na unidade escolar).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Apresente aos estudantes os objetivos desta aula e comente que irão refletir sobre a utilização do jogo em espaços extra-escolares que serão levados para a escola. Retome com a turma as características dos jogos para facilitar a discussão, como a existência de regras, a presença de ganhador e perdedor.

Elabore previamente algumas perguntas que levem os estudantes a fazer essa reflexão, como, por exemplo: Quais jogos vocês participam em ambientes fora da escola? Onde são estes ambientes? Quais jogos costumam realizar? Quais materiais utilizam? São jogos com movimento? De quais os movimentos necessitam para realizar tal jogo? Sugerimos que anote em um quadro as respostas dos estudantes para que consigam compreender e organizar o seu pensamento.

Você poderá fazer um combinado com a turma para este momento de discussão, permitindo que todos aqueles que desejem se expressar, falem e sejam ouvidos pelos demais. Perceba quem possui restrições, seja por medo, alguma barreira na comunicação ou impedimento, e faça intervenções necessárias, dando dicas, incentivando os estudantes a expressarem-se da maneira como for conveniente para eles. Também incentive a turma a colaborar com os colegas e observe se algum estudante necessita de orientação individualizada.

Comente com os estudantes que nesta aula experimentarão o jogo da amarelinha. Retome com a turma as características dos jogos. Fique atento se a comunicação oral é efetiva para todos os estudantes ou se é necessário utilizar suporte visual e outros, tanto para a compreensão das perguntas disparadoras, quanto para permitir que os estudantes, mesmo os mais tímidos, não fluentes ou não oralizados em português, possam participar ativamente da conversa, estimulando e valorizando o pertencimento de todos.

Sugerimos uma estratégia para que os estudantes falem e sejam ouvidos com clareza, por meio de jogos simbólicos. Você pode fazer combinados com a turma para que todos os estudantes falem e sejam ouvidos. Por exemplo, disponibilize, no centro da roda de conversa da turma, uma placa confeccionada previamente por você, com os dizeres “agora é minha vez”. Aquele estudante que estiver com a plaquinha terá o direito e a vez de falar. Garanta que todos possam se expressar e ouvir os colegas; essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.

Inicialmente, proponha para a turma a investigação sobre o jogo da amarelinha praticado em espaços extraescolares, como em casa, bairro, rua ou espaços comunitários que frequentam ou conhecem. Solicite à turma que traga uma lista com as maneiras identificadas de se jogar amarelinha para a próxima aula.

Comente com a turma que o jogo de amarelinha possui nomes e regras diversas. Para introduzir o assunto, comunique a turma que, posteriormente, eles também criarão regras de suas próprias amarelinhas para serem praticadas por todos. Também solicite aos estudantes que, no momento da prática, se atentem aos gestos motores que necessitarão executar em cada jogo e, no momento da reflexão, irão comentar com a turma quais gestos identificaram. Para ampliar os seus conhecimentos, professor, e oferecer subsídios para a aplicação desta aula, sugerimos que acesse o site do Mapa do Brincar (disponível em: https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/amarelinha/) e conheça mais sobre o jogo da amarelinha, bem como suas variações por região do país.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA