Plano de aula: O jogar na escola

Descrição

Neste plano são propostas reflexões com os estudantes sobre o uso e a apropriação da escola como um ambiente de convívio social por meio da investigação e participação em jogos.

Objeto de conhecimento

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer jogos do contexto comunitário e escolar.
  • Identificar as características dos jogos do contexto comunitário.
  • Reconhecer o espaço escolar para a realização e adaptação de jogos do contexto comunitário.
  • Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) nos jogos do contexto comunitário.
  • Respeitar as diferenças individuais de desempenho dos colegas nos jogos do contexto comunitário.
  • Identificar novas habilidades motoras básicas e aprimorá-las nos jogos do contexto comunitário.
  • Relacionar a presença das capacidades físicas nos jogos do contexto comunitário com atividades que realiza em outros momentos do seu dia a dia.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

9. Empatia e cooperação

Materiais sugeridos
  • Nenhum.
Conversa inicial

Apresente aos estudantes os objetivos desta aula e comente que irão refletir sobre a utilização do jogo no espaço escolar. Elabore previamente algumas perguntas que levem os estudantes a fazer esta reflexão, como, por exemplo: Em quais momentos vocês jogam na escola? Quais jogos costumam realizar? Quais materiais utilizam? Quais os movimentos necessitam para realizar tal jogo? Retome com a turma as características dos jogos para facilitar a discussão, como a existência de regras, a presença de ganhador e perdedor.

Você poderá fazer um combinado com a turma para este momento de discussão, permitindo que aqueles que desejem expressar-se, falem e sejam ouvidos por todos. Perceba quem possui restrições, seja por medo, alguma barreira na comunicação ou impedimento, e faça intervenções necessárias, dando dicas, incentivando os estudantes a expressarem-se da maneira que lhes for conveniente. Também incentive a turma a colaborar com os colegas e observe se algum estudante necessita de orientação individualizada. Utilizar imagens e outros elementos de alguns jogos, como cordas, bolas pode contribuir para o diálogo.

Comente com os estudantes que nesta aula experimentarão os jogos de perseguição. Retome com a turma as características dos jogos. Fique atento se a comunicação oral é efetiva para todos os estudantes, ou se é necessário utilizar suporte visual e outros, tanto para a compreensão das perguntas disparadoras, quanto para permitir que os estudantes, mesmo os mais tímidos, não fluentes ou não oralizados em português, possam participar ativamente da conversa, estimulando e valorizando o pertencimento de todos os estudantes.

Sugerimos uma estratégia para que os estudantes falem e sejam ouvidos com clareza. Por meio de jogos simbólicos, você pode fazer combinados com a turma para que todos os estudantes falem e sejam ouvidos. Por exemplo, quem estiver com a vez de fala terá direito de expressar-se, e, em seguida, irá escolher o próximo colega para manifestar-se. Garanta que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.

Inicialmente, proponha para a turma a experimentação de dois jogos de perseguição para introduzir o assunto e comunique a turma que, posteriormente, eles também criarão regras para serem praticadas por todos. Solicite aos estudantes que, no momento da prática, se atentem aos gestos motores e capacidades físicas requisitados em cada jogo, e que, no momento da reflexão, irão comentar com a turma quais gestos identificaram.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA