Plano de aula: O jogar na escola

Descrição

Neste plano são propostas reflexões com os estudantes sobre o uso e a apropriação da escola como um ambiente de convívio social por meio da investigação e participação em jogos.

Objeto de conhecimento

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer jogos do contexto comunitário e escolar.
  • Identificar as características dos jogos do contexto comunitário.
  • Reconhecer o espaço escolar para a realização e adaptação de jogos do contexto comunitário.
  • Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) nos jogos do contexto comunitário.
  • Respeitar as diferenças individuais de desempenho dos colegas nos jogos do contexto comunitário.
  • Identificar novas habilidades motoras básicas e aprimorá-las nos jogos do contexto comunitário.
  • Relacionar a presença das capacidades físicas nos jogos do contexto comunitário com atividades que realiza em outros momentos do seu dia a dia.

Competências gerais

1. Conhecimento