Plano de aula: Esportes: Regras para quê?

Descrição

A proposta deste plano é promover o entendimento das regras nos esportes como normas e acordos que se fazem para o necessário bom convívio social e para que todos possam usufruir dos benefícios proporcionados no envolvimento dessas práticas corporais.

Objeto de conhecimento

Esportes de marca.

Esportes de precisão.

Objetivos de aprendizagem

Experimentar regras e suas variações nas modalidades de esportes de marca e precisão: atletismo.

Compreender as regras nos esportes como modos de garantia de igualdade de condições.

Refletir sobre as regras nos esportes como acordos de convívio social.

Planejar regras em modalidades de esportes de marca e precisão com a finalidade de garantir igualdade de condições e inclusão.

Competências gerais

4. Comunicação

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos

Cones.

Cordas.

Diferentes tipos de bola.

Bancos ou cadeiras.

Arcos.

Materiais recicláveis.

Giz.

Folhas de cartolina.

Pincel atômico.

Projetor.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Tendo acesso a algum dispositivo para o compartilhamento de vídeo com os estudantes, inicie a Conversa inicial, assistindo com eles aos dois vídeos listados a seguir:

Estimule os estudantes a compartilharem o que observaram no primeiro vídeo: O que estava acontecendo entre os personagens? Agindo da forma como agiram, eles resolveram o desafio de atravessar a ponte? Como eles poderiam ter agido diferente? Quanto ao segundo vídeo, pergunte aos estudantes: O que estava acontecendo no vídeo? O que são regras? Quem não estava respeitando as regras? Quais regras não estavam sendo respeitadas? Por que é preciso ter regras? Como elas nos ajudam a viver melhor?

Solicite para indiquem outros lugares em que eles identificam a presença de regras, como o contexto de família, escola, atividades religiosas, trânsito, parque, entre outros. Pergunte se os estudantes também observam a presença de regras nas brincadeiras, nos jogos e nos esportes. Solicite-lhes compartilhar algumas regras.

Não sendo possível a utilização dos vídeos, agrupe os estudantes em uma roda de conversa e pergunte: O que são regras? Por que foram criadas regras? Como seria a sua casa, a escola, a nossa cidade, se não houvesse regras? Pergunte se eles se lembram das regras de algum esporte de marca ou precisão. Pergunte o que poderia acontecer se não houvesse regras na prática desses esportes.

Por ser uma temática não tão usual no vocabulário infantil, converse com os estudantes sobre o conceito de equidade. Explique que a equidade ocorre quando observamos que alguém, em função de alguma característica, precisa de alguma adaptação ou concessão dos demais, para que tenha igual possibilidade de participação.

Pode-se dar como exemplo uma palestra ou uma entrevista. Se existir uma ou mais pessoas surdas assistindo a entrevista ou palestra, como poderiam compreender o que está sendo dito pelas pessoas? Para isso, existem os tradutores e intérpretes de Libras, que em geral aparecem no canto da tela da televisão realizando movimentos e traduzindo para os surdos o que a pessoa fala. Assim, houve uma adaptação de uma situação para que todos pudessem entender a palestra.

Aproveite esse momento para questionar os estudantes se conhecem, na escola ou fora dela, pessoas surdas. Se conhecerem, peça-lhes para comentarem sobre como se comunicam. Questione sobre momentos na escola que deveriam ter adaptações para que essa pessoa participasse de todas as atividades propostas, como passar vídeos com legendas, avisá-los quando toca o sinal, ter pessoas na escola que se comunicam em Libras, ou os próprios colegas aprenderem algumas letras ou palavras para se comunicar com ela.

É importante observar que a equidade é um elemento que observamos nos esportes, quando previamente são observadas algumas características e as devidas concessões são implementadas. Como exemplo temos a categorização por: sexo, idade, nível de performance, como amador, profissional, master. Contudo, observado as devidas necessidades antecipadamente, no momento da competição, as regras são iguais. Haverá vencedores e perdedores, que poderão competir em igualdade de condições.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA