GEO1_03UND1 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GEO3: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.
Materiais necessários: Imagens dos slides 3 ou semelhantes, diferentes imagens de espaços públicos e privados que poderão ser impressos em nosso material complementar ou recortado de materiais dos quais o professor tenha acesso, como jornais, revistas, livros sem uso, etc.
Material complementar: Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf
Ficha para preenchimento de palavras-chave utilizada na sistematização da aula “Aprendi que” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf
Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto consulte os artigos disponíveis em https://escolakids.uol.com.br/cidades-espacos-publicos-e-privados.htm e http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1468
Contextos prévios: Para o desenvolvimento das discussões e reflexões desta aula é importante que os alunos já tenham refletido sobre a importância das regras e normas de convivência para um bom convívio social. Caso haja a necessidade de retomada desses conceitos consulte o plano de aula intitulado: Utilização das regras em diferentes espaços, disponível aqui no site da Nova Escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa indagação. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, questionando se já ouviram algo sobre o tema, em qual momento escutaram essas expressões e a que elas os remetem. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide aos alunos. Dê um tempo para que leiam o questionamento e observem as imagens. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos nomeiem os espaços por eles reconhecidos. Neste momento, para introduzi-los ainda mais na temática da aula, faça as seguintes perguntas:
- Quais desses lugares podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo?
- Quais destes espaços podem ser utilizados apenas por pessoas conhecidas ou que recebam autorização para acessá-lo?
Permita que os alunos dialoguem sobre as questões e demonstrem as variadas hipóteses de respostas sobre ela, mas não interfira nesse momento. A construção do conceito será abordada durante a aula.
Materiais complementares:
Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf
Como adequar à sua realidade: Você poderá apresentar esse slide de forma impressa ou escrevê-lo no quadro. Caso não queira imprimir as imagens deste slide, que estão presentes no material complementar, recorte figuras de diferentes espaços como, escola, casa, hospital, praça, rua, parques, etc., de livros que não utiliza mais, revistas ou jornais. Outra opção é desenhar os espaços em folha sulfite e nomeá-los.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete este slide aos alunos. Este é o momento de promover análise e dimensionamento do tema. Dê um tempo para que leiam os questionamentos do diálogo. Caso necessário ajude-os nesse momento realizando uma leitura coletiva (com o seu auxílio). Permita que os alunos explorem suas hipóteses no momento de responder às indagações. Para que relacionem o questionamento às suas vivências solicitem que fechem os olhos e imaginem:
- Os diversos espaços que já frequentaram em sua cidade.
- A rua de sua casa.
- A sua casa.
- Um consultório médico, entre outros lugares que julgar necessário.
Ao término desse momento permita que os alunos socializem as conclusões, informando quais dos espaços por eles pensados podem ser frequentados por diferentes pessoas ao mesmo tempo e quais espaços são frequentados apenas por pessoas autorizadas.
Como adequar à sua realidade: No momento de propor aos alunos que imaginem diferentes lugares associando ao questionamento do slide você poderá dizer o nome de um local conhecido em sua cidade, seja ele um parque, um museu, etc.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: Terminadas as socializações do slide anterior, projete ou escreva no quadro o próximo questionamento da aula e realize uma leitura coletiva (todos os alunos lendo com auxílio da professora).
Nos primeiros 15 minutos, entregue a cada dupla de alunos duas imagens, podem ser todas de espaços públicos, de espaços privados ou variadas. Solicitem que as duplas conversem entre si e cheguem a um consenso sobre qual conceito, público ou privado, pertence aquela imagem.
Reserve o tempo restante dessa etapa, 30 minutos, para que as duplas socializem suas conclusões. Para isso, divida o quadro em duas partes e escreva em uma delas PÚBLICO e na outra PRIVADO. Os alunos deverão mostrar as imagens que possuem, nomeá-las, explicar em qual lado do quadro irão colocá-la e os motivos para esse enquadramento. Intervenha, propondo reflexões caso algum aluno comenta algum erro no momento desta classificação, se isso ocorrer permita que outros alunos da turma exponham as suas ideias para justificar o erro cometido e por qual motivo aquela imagem deve ser classificada de outra maneira.
Como adequar à sua realidade: Caso não queira imprimir as imagens sugeridas que estão presentes no material complementar, você poderá recortar figuras de diferentes lugares como rua, praça, praia, interior de moradia, de loja, de mercado, cinema, etc., de livros que não utiliza mais, revistas ou jornais.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete este slide aos alunos ou escreva o comando no quadro. Entregue aos alunos uma folha impressa com o mesmo conteúdo deste slide. Comece questionando quais palavras ficaram em suas memórias quando usamos a expressão Espaço Público e quais palavras explicam seus entendimentos sobre a expressão Espaço Privado. Neste momento é importante que você retome possíveis dificuldades conceituais, exemplificando, por exemplo que espaços públicos são aqueles de uso comum como a rua, uma praça, um parque. Já os espaços privados pertencem a alguém e requer autorizações para o seu acesso e permanência, como as moradias e lojas.
Anote no quadro a as palavras-chave ditadas pelos alunos, ou seja àquelas que resumem o assunto trabalhado e identificam suas ideias para servir de referência ao conceito. Realize a leitura destas palavras com os alunos e solicite que as copiem no espaço adequado da ficha.
Para finalizar solicite que desenhem no respectivo lugar um espaço público e um privado identificado nas proximidades de seu local de vivência.
Materiais complementares:
Ficha para preenchimento disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não imprima a ficha “Aprendi que:” disponível no material complementar, você poderá solicitar que os alunos copiem as palavras-chave no caderno e posteriormente realizem um desenho para cada espaço.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail, e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos.
- Optativas: Google Classroom.
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes construam o conceito de espaço público e privado. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas, como WhatsApp ou e-mail, para envio das atividades. O plano ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando o Google Classroom.
Envie aos alunos o slide de apresentação que você encontra no plano original. Grave um vídeo questionando-os sobre o que entenderam a respeito da temática e o que eles pensam sobre essa indagação. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios, indagando se já ouviram algo sobre o tema, em qual momento escutaram essas expressões e ao que elas remetem. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie aos estudantes os slides desta etapa, que estão no plano original. Grave uma vídeoaula contextualizando-os. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Permita que eles nomeiem os espaços reconhecidos. Faça as seguintes perguntas:
- Quais desses lugares podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo?
- Quais destes espaços podem ser utilizados apenas por pessoas conhecidas ou que recebam autorização para acessá-lo?
Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
As imagens de diferentes espaços públicos e privados estão disponíveis aqui.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Este é o momento de promover a análise e o dimensionamento do tema. Para que relacionem o questionamento a suas vivências, solicite que fechem os olhos e imaginem:
- Os diversos espaços que já frequentaram em sua cidade;
- A rua de sua casa;
- A sua casa;
- Um consultório médico, entre outros lugares que julgar necessário.
Em seguida, diga aos alunos que socializem as conclusões por mensagens de texto ou áudio, informando quais dos espaços por eles pensados podem ser frequentados por diferentes pessoas ao mesmo tempo, e quais espaços são frequentados apenas por pessoas autorizadas.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma vídeoaula com as orientações necessárias. Envie as imagens. Elas podem ser todas de espaços públicos, de espaços privados ou variadas. Solicite que cheguem a um consenso sobre qual conceito, público ou privado, pertence à imagem.
As imagens de diferentes espaços públicos e privados para esta etapa estão disponíveis aqui.
Numere-as e peça que anotem as respostas no caderno, conforme o exemplo a seguir:
- IMAGEM 1 - PRIVADO
- IMAGEM 2 - PÚBLICO
Envie o seguinte vídeo para complementar as informações desta etapa: “Democratização do espaço público”, disponível aqui.
Sistematização (60 minutos - assincronamente),
Para finalizar, solicite que desenhem, no respectivo lugar, um espaço público e um privado, identificados nas proximidades de seus locais de vivência. Encaminhe a ficha para preenchimento disponível aqui.
Convite às famílias
Sugira às famílias que assistam com as crianças ao vídeo “Público ou privado? O meio ambiente é o nosso maior patrimônio!”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor:Eliane
Especialista: Maria Edney
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Construir o conceito de espaço público e privado.
Habilidade (s) da Base: (EF01GEO3) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.