GEO1_03UND1 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GEO3: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.
Materiais necessários: Imagens dos slides 3 ou semelhantes, diferentes imagens de espaços públicos e privados que poderão ser impressos em nosso material complementar ou recortado de materiais dos quais o professor tenha acesso, como jornais, revistas, livros sem uso, etc.
Material complementar: Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf
Ficha para preenchimento de palavras-chave utilizada na sistematização da aula “Aprendi que” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf
Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto consulte os artigos disponíveis em https://escolakids.uol.com.br/cidades-espacos-publicos-e-privados.htm e http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1468
Contextos prévios: Para o desenvolvimento das discussões e reflexões desta aula é importante que os alunos já tenham refletido sobre a importância das regras e normas de convivência para um bom convívio social. Caso haja a necessidade de retomada desses conceitos consulte o plano de aula intitulado: Utilização das regras em diferentes espaços, disponível aqui no site da Nova Escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa indagação. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, questionando se já ouviram algo sobre o tema, em qual momento escutaram essas expressões e a que elas os remetem. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA