Plano de Aula

Plano de aula: ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GEO3: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento deste plano é importante que os alunos estejam sentados em duplas.

Materiais necessários: Imagens dos slides 3 ou semelhantes, diferentes imagens de espaços públicos e privados que poderão ser impressos em nosso material complementar ou recortado de materiais dos quais o professor tenha acesso, como jornais, revistas, livros sem uso, etc.

Material complementar: Imagens de diferentes espaços públicos e privados disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Ub7Cn9urzn3YcxpPJHWy9XRgJpMve9eyQrWFvBzBVmCegWJ3TuHWCHJQRYD/geo1-03und1-contextualizacao-imagens.pdf

Ficha para preenchimento de palavras-chave utilizada na sistematização da aula “Aprendi que” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qexQVknNbWa6yBTHRnEskkAkhUVntU9ebvRaKGTSq3wZMK4MabTyR6dKRhJ9/geo1-03und1-sistematizacao-tabela-aprendi-que.pdf

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto consulte os artigos disponíveis em https://escolakids.uol.com.br/cidades-espacos-publicos-e-privados.htm e http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1468

Contextos prévios: Para o desenvolvimento das discussões e reflexões desta aula é importante que os alunos já tenham refletido sobre a importância das regras e normas de convivência para um bom convívio social. Caso haja a necessidade de retomada desses conceitos consulte o plano de aula intitulado: Utilização das regras em diferentes espaços, disponível aqui no site da Nova Escola.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam a temática da aula. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione os alunos sobre o que entenderam da temática e o que eles pensam a respeito dessa indagação. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, questionando se já ouviram algo sobre o tema, em qual momento escutaram essas expressões e a que elas os remetem. Conclua dizendo que tais reflexões farão parte desta aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA