Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: O que o volume tem a ver com a capacidade?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição do volume de cubo e paralelepípedo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho
Mentor: Fábio Menezes da Silva.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
Objetivos específicos
- Relacionar medida de volume à medida de capacidade por meio de preenchimento de embalagens de líquidos com sólidos geométricos.
Conceito-chave
Relações entre capacidade e volume.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno, objetos do cotidiano (caixas, embalagens, dados, material dourado).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar medida de volume à medida de capacidade por meio de preenchimento de embalagens de líquidos com sólidos geométricos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Nesse slide, espera-se que os alunos sintam-se estimulados a aprender o novo conhecimento com curiosidade e interesse. Como aquecimento para a aula, busque problematizar as diversas formas de abastecimento de água e a falta dela. Mostre que muitas informações são apresentadas em uma conta de água, mas que a informação do consumo e do valor a ser pago é o objetivo central desse tipo de texto. Aproveite o ensejo para discutir, posteriormente, outros temas como: desperdício e consumo consciente, maneiras de economizar água, preservação, etc. Explore o fato de que o instrumento de medida da água, nesse caso, é o hidrômetro e a unidade é o metro cúbico.
Propósito: Provocar o debate e despertar o interesse e curiosidade para o tema a ser tratado nessa aula.
Discuta com a turma:
- Em sua casa há água encanada?
- É cobrado um valor por ela? Quem cobra esse valor? Como a água chega em sua casa?
- O valor cobrado é fixo ou depende da quantidade consumida?
- Como é medida essa água consumida?
- Que unidade de medida é utilizada?
- Essa unidade de medida é igual a utilizada para medir a quantidade de água mineral comprada na padaria ou no supermercado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5).
Orientação: Nessa atividade, é interessante que os alunos tenham à disposição materiais que possam ser manipuláveis (caixas, cubinhos de material dourado, dados, etc). Assim, antes de partirem para o trabalho de abstração no qual tenham que manipular as imagens mentalmente, o uso de materiais concretos pode permitir que eles descubram padrões relacionados ao volume e capacidade, estabelecendo relações entre essas duas medidas. Permita que leiam esse e o próximo slide em duplas ou trios deixando que levantem conjecturas sobre o que está sendo pedido na questão, os dados disponíveis e a forma como utilizarão esses dados para obter uma solução para o problema.
Propósito: Apresentar uma situação hipotética para que os alunos possam exercitar seu esforço produtivo no processo de produção de conhecimento.
Discuta com a turma:
- Como comumente costumamos encontrar a medida de líquidos como suco, água, etc.?
- Como chamamos cada dimensão da caixa de suco e qual a medida de cada uma?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Nessa atividade, os alunos precisam compreender que um líquido pode ser medido por sua capacidade (em litros, mililitros, etc.) ou pelo espaço que ocupa em determinado recipiente (pelo volume dado em metros cúbicos, centímetros cúbicos, decímetros cúbicos, etc.). Caso possível, disponibilize caixas de leite ou de suco de 1 litro e cubinhos de materiais dourado com 1 cm de aresta. No entanto, a falta desses materiais não prejudicará a produção de conhecimento tendo em vista que as medidas dos recipientes hipotéticos são fornecidas.
Propósito: Apresentar uma situação hipotética para que os alunos possam exercitar seu esforço produtivo no processo de produção de conhecimento.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença de estado físico do material contido na caixa de suco e na caixa de cubinhos?
- Que unidades de medidas podem ser utilizadas para medir cada tipo de material?
- O que pode acontecer quando transferirmos um material para a caixa do outro?
- Que informações do problema podem ser utilizadas para justificar suas suposições?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Permita que os alunos compartilhem suas soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para estes slides. Nele, os alunos poderão comparar suas respostas. Explore as imagens pedindo para que relatem que dados estão explicitamente apresentados e quais não estão mas são possíveis de descobrir utilizando as informações do problema.
Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos explorando as etapas de seu esforço produtivo para que consigam estabelecer relações de correspondência entre medidas de capacidade e medidas de volume.
Discuta com a turma:
- O que as imagens nos dizem?
- Que medidas são fornecidas e quais não são apresentadas mas podemos descobrir com os dados disponíveis?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Levante as possibilidades de resultados da experiência deixando com que os alunos pensem em que situações podem ocorrer ao trocar as substâncias de local. Enfatize o fato de que o personagem pretende descobrir o volume ocupado pelo líquido. Aqui podem surgir algumas barreiras às aprendizagem, uma vez que a grande maioria dos alunos tem fixa a ideia de que a medida de líquidos somente se dá por meio de sua capacidade (em litros ou mililitros). A ideia é ir vencendo essas barreiras ao decorrer da aula na medida em que percebem que volume é a medida do espaço ocupado por um objeto ou substância.
Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos explorando as etapas de seu esforço produtivo para consigam estabelecer relações de correspondência entre medidas de capacidade e medidas de volume.
Discuta com a turma:
- Que tipo de coisas podem acontecer ao mudarmos os materiais de caixa?
- Qual o objetivo de Lucas ao fazer esse experimento?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Nessa atividade os alunos podem testemunhar a importância da matemática na prática. Enfatize que em muitas situações, como por exemplo na construção de prédios, na fabricação de móveis, de remédios, os cálculos matemáticos ajudam a prever resultados. Dessa forma, ao invés de realizar o experimento na prática, correndo o risco de desperdiçar, por exemplo, o suco, os cálculos matemáticos podem antecipar os acontecimentos. Portanto, a estratégia é medir o volume das caixas para compará-las e concluir pelo que pode ocorrer. Enfatize que podemos transformar as medidas de centímetros para decímetros para trabalharmos com números menores e mais fáceis de abstrair (imaginar).
Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos explorando as etapas de seu esforço produtivo para consigam estabelecer relações de correspondência entre medidas de capacidade e medidas de volume.
Discuta com a turma:
- Para que não precisemos fazer realmente a experiência o que podemos fazer para prever o que pode acontecer?
- Que dados do problema podem nos ajudar a prever esse resultado?
- O que precisamos fazer para medir o volume da caixa de suco?
- Existe uma maneira de trabalhar com números menores? Que maneira é essa?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Diferentemente da caixa de suco, aqui as dimensões não estão explícitas. Mas podem ser encontradas pela informação de que os cubinhos têm 1 cm³ de volume. É preciso levá-los a concluir que essa medida do volume pode ser utilizada diretamente quando se descobre o total de cubos e se multiplica pelo volume individual chegando no volume da caixa, ou pode fornecer o valor das dimensões de modo a serem multiplicadas resultando no volume da caixa. A segunda opção será mais didática para que possam transformar essa medida em decímetros cúbicos e possam relacionar dm³ com litro. No entanto, muitos processos são demandados até chegar ao resultado final: localização da informação do volume do cubinho (1 cm³), relacionar essa medida à medida de suas dimensões (em cm), relacionar a medida da aresta do cubinho como unidade de cada dimensão da caixa e, por fim, multiplicar as dimensões.
Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos explorando as etapas de seu esforço produtivo para consigam estabelecer relações de correspondência entre medidas de capacidade e medidas de volume.
Discuta com a turma:
- O que podemos fazer para calcular o volume da caixa de cubinhos?
- Como podemos encontrar as dimensões da caixa?
- Que informação temos disponível que pode nos ajudar a encontrar esse volume?
- Como podemos utilizar o volume do cubinho para medir as dimensões da caixa?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Novamente enfatize o fato de que, como trabalhamos na caixa de suco com decímetro cúbico, aqui também é necessário transformar as medidas de centímetro para decímetro para operar com números menores.
Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos explorando as etapas de seu esforço produtivo para consigam estabelecer relações de correspondência entre medidas de capacidade e medidas de volume.
Discuta com a turma:
- Na caixa de suco transformamos as medidas de centímetros para decímetros. O que precisamos fazer com as medidas da caixa de cubinhos?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Aqui é importante que os alunos possam comparar as duas medidas concluindo que as substâncias caberão nas caixas por apresentarem mesma medida de volume.
Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos explorando as etapas de seu esforço produtivo para consigam estabelecer relações de correspondência entre medidas de capacidade e medidas de volume.
Discuta com a turma:
- O que podemos perceber em relação ao volume das duas caixas?
- E o que irá acontecer quando mudarmos as substâncias de caixas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 12).
Orientações: Para atingir o objetivo dessa aula, o aluno deve ser capaz de perceber que os líquidos podem tanto ser medidos por sua capacidade quanto por seu volume. Por isso, ao relacionar a caixa de cubinhos que comporta um volume de 1 dm³ desses cubinhos, o aluno terá condições de perceber que 1 litro de suco cabe em uma caixa de 1 dm³, relacionando, então, o litro ao dm³.
Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos explorando as etapas de seu esforço produtivo para consigam estabelecer relações de correspondência entre medidas de capacidade e medidas de volume.
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade de suco que coube na caixa de 1 dm³ de cubinhos?
- E se dobrasse o volume dessa caixa de cubos, quanto de suco caberia?
- O que podemos concluir?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Aproveite esse momento para permitir que o aluno generalize suas aprendizagens construídas no decorrer da aula.
Propósito: Sistematizar os principais conceitos apresentados no decorrer da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Enfatize correspondência entre litro e decímetro cúbico.
Propósito: Concluir a aula resumindo os conhecimentos produzidos.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Utilize essa parte como um momento em que o aluno possa exercer sua autonomia podendo consolidar e avaliar o aprendido. Portanto, deixe que trabalhe individualmente essa atividade. O aluno precisa concluir que as barrinhas correspondem à medida do decímetro (dez unidades padrão, que no caso é o cubinho) e que o litro equivale a 1 dm³.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse a resolução dessa atividade.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_23GRM03
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio e até conversar com algum familiar sobre a questão proposta. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Sugerimos que as imagens dos slides ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WTreje6x596vuS3HPA3DgmjYkztKy8S2BhCt9WvdK7JPXdCUQd5dJ5HJ3HZC/ativaula-mat5-23grm03.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Você pode utilizar a construção no GeoGebra (https://www.geogebra.org/m/nDgxKMCC) para simular o cubo e o paralelepípedo apresentados no problema.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as etapas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Para fomentar a discussão compartilhe com os estudantes a construção do GeoGebra (https://www.geogebra.org/m/mRYqR8AP) e solicite que eles a explorem. A experimentação com o GeoGebra pode ajudar a entender o conceito de volume.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam sobre a relação entre volume e capacidade. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nestas etapas do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos compartilhem suas resoluções. Eles podem utilizar a construção do GeoGebra (https://www.geogebra.org/m/mRYqR8AP) para criar uma reprodução do problema.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre volume e capacidade e ainda sobre a relação entre decímetro cúbico e litro. Proponha que eles investiguem as embalagens com produtos líquidos que possuem em casa e tentem criar uma simulação de cubo ou paralelepípedo que poderiam ser utilizados como recipientes.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho
Mentor: Fábio Menezes da Silva.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
Objetivos específicos
- Relacionar medida de volume à medida de capacidade por meio de preenchimento de embalagens de líquidos com sólidos geométricos.
Conceito-chave
Relações entre capacidade e volume.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno, objetos do cotidiano (caixas, embalagens, dados, material dourado).