10712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Criação de problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Compreender e identificar as ideias de adição e subtração num problema Encontrar os dados de um problema.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_12RDP05

Recursos
- Necessários: papel, lápis, cartões numerados de 1 a 10, cartões com figuras e imagens das atividades, saquinhos ou caixinhas, para colocarem os grupos de cartões e comandas digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, a sugestão é que divida em duas aulas, sendo a primeira para o Aquecimento e Atividade principal e a segunda, para Discussão das soluções e encerramento.
Se sua aula for assíncrona também pode ser dividida em duas aula. É importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na confecção dos materiais, nas orientações e até como escriba, se necessário.
Para esta proposta os alunos deverão realizar a atividade individualmente, na impossibilidade de fazer duplas..

Aquecimento
Aula síncrona (1a aula): Converse com os alunos sobre o que é um problema e as informações importantes que devem ter, conforme indicado no plano de aula.
Aula assíncrona: Proponha que um familiar converse com o aluno sobre o que é um problema e as informações importantes que devem ter. Para tanto oriente as famílias com as questões propostas no “Discuta com a turma” das orientações ao professor.

Atividade principal (1a aula)
Aula síncrona: Para facilitar, envie antecipadamente aos alunos a imagem, digital ou impressa, com cartões para que recortem e coloquem em saquinhos ou caixinhas, substituindo as roletas (vide adaptações abaixo). Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, podem desenhar e ou escrever em retângulos de papel. Explique que cada um deverá sortear dois cartões numéricos e registrar na tabela (anexa e que pode ser impressa ou copiada pelos alunos), em seguida sorteia duas figuras e registra também na tabela (com desenho ou escrita). Feito isso, deverão escrever um problema com uma pergunta, envolvendo os dados da tabela. Utilize as questões do “Discuta com a turma” para ajudá-los a estruturar o problema. Se não forem autônomos na escrita pode solicitar o auxílio de um adulto da família, para ser o escriba. Solicite que te encaminhem a tabela com os dados e o enunciado do problema elaborado.
Aula assíncrona: Envie aos alunos a imagem, digital ou impressa, com cartões para que recortem e coloquem em saquinhos ou caixinhas, substituindo as roletas (vide adaptações abaixo). Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, podem desenhar e ou escrever em retângulos de papel. Mande também a tabela para registro do sorteio e a comanda da atividade principal. Explique que cada um deverá sortear dois cartões numéricos e registrar na tabela (anexa e que pode ser impressa ou copiada pelos alunos), em seguida faz o sorteio de duas figuras e também registra na tabela (com desenhos ou escrita). Feito isso, deverão escrever um problema com uma pergunta, envolvendo os dados da tabela. Encaminhe às famílias algumas questões para que possam interagir com as crianças e ajudá-las a estruturar o problema:
     - Que tipo de dados aparecem na tabela?
     - Como podemos escrever um problema observando estes dados?
     - Qual dado importante não aparece na tabela mas deve ser escrito no problema?
Se não forem autônomos na escrita o familiar poderá ser o escriba.
Solicite que te encaminhem a tabela com os dados e o enunciado do problema elaborado.

Discussão das soluções (2a aula)
Aula síncrona: Converse com os alunos com base nas orientações do plano. Como recebeu os enunciados, pode selecionar alguns para socializar e discutir com o grupo.
Aula assíncrona: Você recebeu as atividades dos alunos. Uma sugestão é que (se possível, faça uma cópia) envie de volta as atividades trocadas, para que façam uma análise, respondendo às questões a seguir (baseadas no slide e na orientação do plano de aula):
Os dados da tabela estão no problema?
A pergunta criada tem uma solução?
Como poderá resolver problema e responder a pergunta?
Você modificaria alguma coisa nesse problema? Como ficaria?
Peça que respondam e te encaminhem.

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona (2a aula): Realize a proposta do plano no final da aula.
Aula assíncrona: Depois de receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva, com as duas atividades. Apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de encerramento) e alguma observação que julgar necessária.

 

Seguem abaixo os modelos adaptados para a atividade principal.

AGORA VAMOS FAZER UMA BRINCADEIRA PARA COLETAR DADOS E CONSTRUIR UM PROBLEMA.

 

 

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias para ajudar na confecção dos materiais e acompanhamento das aulas. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e participar da proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_12RDP05

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas