Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Roberta Tavares da Silva
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA08 - Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
Desenvolver o raciocínio combinatório, construindo a árvore de possibilidades.
Conceito-chave
Raciocínio combinatório.
Construção de árvore de possibilidades.
Recursos necessários
- Lápis, borracha, lápis de cor.
- Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia compartilhando com seus alunos para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Apresente no quadro ou slides o problema. Em seguida, dê uns minutos para que pensem nas diversas estratégias para chegar a solução. Discuta com os alunos as possibilidades coletivamente e vá registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando-as. Podendo utilizar letras, palavras, desenhos, figuras ou códigos.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre combinação de elementos, necessário para o desenvolvimento da aula.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que Tio Fábio dará de presente aos seus afilhados?
- Quem receberá os presentes?
- O que será dado aos afilhados?
- Como será feita a distribuição dos animais?
- O que a pergunta pede?
- Como registrar as combinações?
- Existe outra forma?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade de retomada
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as árvores de possibilidades, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de árvore de possibilidades?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de árvore que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a árvore de possibilidades que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.
Crie situações, estimulando-os a perceber que para fazer os tapetes, mamãe pode combinar a cor, o animal e o tecido de diversas maneiras.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- O que mamãe faz no problema?
- Você pode me contar como são os tapetes que mamãe faz?
- O que ela usa para fazer os tapetes?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Qual é a representação que você precisa usar na resolução?
Propósito: Resolver o problema utilizando árvore de posibilidades.
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as árvores de possibilidades, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de árvore de possibilidades?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de árvore que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a árvore de possibilidades que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as árvores de possibilidades, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de árvore de possibilidades?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de árvore que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a árvore de possibilidades que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as árvores de possibilidades, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de árvore de possibilidades?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de árvore que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a árvore de possibilidades que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente o slide, distribua a atividade aos alunos ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo apresentado. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.
Discuta com a turma:
- O que conta o problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Quais as perguntas do problema?
- O que está sendo solicitado?
Propósito: Verificar se o aluno consegue fazer as combinações, construindo a árvore de possibilidades, com autonomia.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar