Plano de Aula

Plano de aula: Combinando na tabela

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Combinações: problemas de contagem

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Desenvolver o raciocínio combinatório, construindo uma tabela.

Conceito-chave

Raciocínio combinatório através de tabelas.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Desenvolver o raciocínio combinatório, construindo uma tabela.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
  • Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.