Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
- Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação:Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de solução, resolvendo coletivamente e registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando-as. Como é uma retomada de conhecimentos esta atividade ainda não tem o foco apenas na resolução através da construção de tabelas.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre combinação de elementos, necessário para o desenvolvimento da aula.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que será realizado na escola?
- Como o jardim será enfeitado?
- O que será utilizado nesse jardim?
- O que a pergunta pede?
- Como registrar as combinações?
- Existe outra forma?
Materiais Complementares:
Atividade retomada
Resolução da retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação:
Divida a turma em duplas. Projete o slide, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Discuta com eles com base nas questões abaixo e peça que solucionem discutindo com sua dupla e registrando como pensaram. Incentive os alunos a criarem diferentes formas de representação (diversos tipos de tabelas, palavras, letras e códigos). Considere todas as resoluções utilizadas pelo aluno, fazendo as intervenções necessárias para que os alunos possam avançar e compreender as diversas formas de fazer combinações e suas diferenças. Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- Onde o filho do Sr. Flávio foi buscar os documentos?
- O que o filho precisa fazer para entrar na casa?
- Você pode me explicar como o filho vai entrar na casa?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estrategias.
Materiais Complementares:
Atividade aula principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão da solução (slides 5 a 9).
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as tabelas, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer essas combinações em outra forma de tabela?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 5 a 9).
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as tabelas, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer essas combinações em outra forma de tabela?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 5 a 9).
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as tabelas, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer essas combinações em outra forma de tabela?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Acesse o documento com a resolução da atividade.
Discussão da solução (slides 5 a 9).
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as tabelas, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer essas combinações em outra forma de tabela?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Acesse o documento com a resolução da atividade.
Discussão da solução (slides 5 a 9).
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar as tabelas, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos).
Após a discussão, apresente os slides e peça que compare com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer essas combinações em outra forma de tabela?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode me mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre a tabela que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Acesse o documento com a resolução da atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois, encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente o slide, distribua a atividade aos alunos ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.
Discuta com a turma:
- O que conta o problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Quais as perguntas do problema?
- O que está sendo solicitado?
Propósito: Verificar se o aluno consegue fazer as combinações, construindo uma tabela, com autonomia.
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividades aulas complementares
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar