Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: A construção do repertório cálculo mental: subtração e a calculadora.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias para resolução mental de adições e de subtrações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Desenvolver fluência no cálculo mental e validando o resultado das subtrações através da calculadora.
Conceito-chave:
Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas) , calculadora.
Recursos necessários:
- Calculadora;
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de Projeção (opcional );
- Quadro Negro;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide nº 4 para a turma. Leia as explicações e a comanda.
Faça a correção coletiva, utilizando a calculadora para verificar se o resultado obtido pelo cálculo mental está correto.
Propósito: Desenvolver estratégias de o cálculo mental para a subtração.
É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos , como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quanto iremos gastar, se haverá troco ou não, etc. Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide nº 4 para a turma. Leia as explicações e a comanda.
Faça a correção coletiva, utilizando a calculadora para verificar se o resultado obtido pelo cálculo mental está correto.
Propósito: Desenvolver estratégias de o cálculo mental para a subtração.
É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos , como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quanto iremos gastar, se haverá troco ou não, etc. Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)
Materiais:
1 Calculadora por dupla;
1 Dado da subtração;
1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.
Orientações:
- Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
- Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribuir a tabela de pontos;
- Entregar a regra impressa para os alunos;
- Ler e explicar as regras;
- Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)
Materiais:
1 Calculadora por dupla;
1 Dado da subtração;
1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.
Orientações:
- Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
- Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribuir a tabela de pontos;
- Entregar a regra impressa para os alunos;
- Ler e explicar as regras;
- Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)
Materiais:
1 Calculadora por dupla;
1 Dado da subtração;
1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.
Orientações:
- Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
- Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribuir a tabela de pontos;
- Entregar a regra impressa para os alunos;
- Ler e explicar as regras;
- Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)
Materiais:
1 Calculadora por dupla;
1 Dado da subtração;
1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.
Orientações:
- Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
- Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
- Distribuir a tabela de pontos;
- Entregar a regra impressa para os alunos;
- Ler e explicar as regras;
- Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).
No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.
Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)
Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)
Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)
Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
- Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
- Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
- Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia a fala do slide e retome com os alunos a atividade desenvolvida. Sistematize que podemos utilizar o cálculo mental para resolver subtrações e utilizar a calculadora como instrumento válido para conferir o resultado correto.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias de cálculo vocês usaram no jogo?
- Qual a função da calculadora nesta atividade?
Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula, relacionando-a com as ações dos alunos durante o jogo.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia com os alunos o texto do slide.
Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo, e escolher o mais adequado a cada situação. Frisar que a utilização da calculadora nos permite validar os resultados dos mais variados procedimentos.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.
Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.
Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.
Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_06NUM02
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos): calculadora; dado específico para o jogo.
_Opcionais: Você pode optar por fichas no lugar do dado.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade original sugere um jogo em grupos, porém os alunos podem fazer sozinhos em suas casas, e depois enviar os quadros com os registros das jogadas para comparar com o dos colegas. Assim, use as regras abaixo que sofreram adaptações nas comandas. Explique aos alunos que eles serão agrupados em duplas e trios só para que você possa determinar os vencedores analisando os registros entre os integrantes de cada grupo. Além disso, eles precisam ter uma calculadora, que pode ser a do celular ou computador; um dado; e a tabela para registro das jogadas que pode ser impressa, compartilhada ou enviada pela internet. O dado pode ser confeccionado pelos próprios alunos se você preferir; ou se achar difícil pode também substituir por fichas com os mesmos registros que estão nas faces do dado, e fazer o sorteio delas nas jogadas.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode fotografar a tabela de registro e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com a imagem do slide 7 do quadro para registro; ou ainda pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Se você tiver em momento síncrono com seus alunos ou no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio com as orientações. Explique aos alunos o propósito da aula que é fazer com que eles desenvolvam fluência no cálculo mental, por isso incentive o uso de estratégias pessoais para depois validarem o resultado com a calculadora.
REGRAS DO JOGO DO “TIRA”.
-ESCREVA NA TABELA SEU NOME E UM NÚMERO QUE ESTEJA ENTRE 50 E 100;
-JOGUE O DADO E REALIZE A SUBTRAÇÃO MENTALMENTE UTILIZANDO O NÚMERO QUE ESCREVEU E O NÚMERO QUE INDICAR O DADO.
-ATENÇÃO: O RESULTADO DE CADA CÁLCULO DEVE SER USADO COMO NÚMERO INICIAL DA PRÓXIMA JOGADA.
-AO FINAL DE 4 RODADAS, CONFIRA SE OS RESULTADOS ESTÃO CORRETOS UTILIZANDO A CALCULADORA;
-VENCE O JOGO AQUELE QUE ACERTAR MAIS RESULTADOS.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam discutir com os colegas, socializar as estratégias utilizadas no cálculo mental e apresentar as respostas. Faça as comparações dos resultados entre os grupos determinados anteriormente para definir os vencedores do jogo. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para calcular. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar a todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão. Pergunte, por exemplo:
- Quais estratégias de cálculo você usou no jogo?
- Qual a função da calculadora nesta atividade?
- Em quantas jogadas você acertou os cálculos?
Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp com seus quadros. Você pode reunir as diferentes estratégias de cálculo mental apresentado por eles, e enviar no WhatsApp, ou ainda produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Encerramento
Conclua a atividade reforçando com a turma que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo, e escolher o mais adequado a cada situação. Ressalte que a utilização da calculadora nos permite validar os resultados dos mais variados procedimentos. Você também pode usar o texto do slide 12 e enviar no grupo. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva, dizendo o que eles aprenderam.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de observar regularidades em uma subtração, e realizar alguns cálculos mentalmente. Encaminhe o documento da atividade ou as imagens dos slides 14 e 15 e peça que os alunos resolvam. Oriente que primeiro façam os cálculos mentalmente usando a estratégia que acharem mais fácil, e só depois confiram na calculadora.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto à atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Esclareça que a habilidade esperada é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. Diga que a calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Ou seja, os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentora: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Desenvolver fluência no cálculo mental e validando o resultado das subtrações através da calculadora.
Conceito-chave:
Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas) , calculadora.
Recursos necessários:
- Calculadora;
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de Projeção (opcional );
- Quadro Negro;
- Atividades impressas.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA