10503
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - A construção do repertório cálculo mental: subtração e a calculadora.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução e subtração.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Desenvolver fluência no cálculo mental e validando   o resultado das subtrações através da calculadora.

Conceito-chave:

Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução e subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração,  regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas) , calculadora.

Recursos necessários:

  • Calculadora;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de Projeção (opcional );
  • Quadro Negro;
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide nº 4 para a turma. Leia as explicações e a comanda.

Faça a correção coletiva, utilizando a calculadora para verificar se o resultado obtido pelo cálculo mental está correto.

Propósito: Desenvolver estratégias de o cálculo mental para a subtração.

É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos , como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quanto iremos gastar, se haverá troco ou não, etc. Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.

Materiais complementares:

Resolução da atividade aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide nº 4 para a turma. Leia as explicações e a comanda.

Faça a correção coletiva, utilizando a calculadora para verificar se o resultado obtido pelo cálculo mental está correto.

Propósito: Desenvolver estratégias de o cálculo mental para a subtração.

É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos , como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quanto iremos gastar, se haverá troco ou não, etc. Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia a fala do slide e retome com os alunos a atividade desenvolvida. Sistematize que podemos utilizar o cálculo mental para resolver subtrações e utilizar a calculadora como instrumento válido para conferir o resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo vocês usaram no jogo?
  • Qual a função da calculadora nesta atividade?

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula, relacionando-a com as ações dos alunos durante o jogo.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia com os alunos o texto do slide.

Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo, e escolher o mais adequado a cada situação. Frisar que a utilização da calculadora nos permite validar os resultados dos mais variados procedimentos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo  Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Priscila da Silva de Medeiros.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.

Habilidade da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos:

Desenvolver fluência no cálculo mental e validando   o resultado das subtrações através da calculadora.

Conceito-chave:

Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução e subtração.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração,  regras do sistema de numeração decimal (unidades e dezenas) , calculadora.

Recursos necessários:

  • Calculadora;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aparelho de Projeção (opcional );
  • Quadro Negro;
  • Atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide nº 4 para a turma. Leia as explicações e a comanda.

Faça a correção coletiva, utilizando a calculadora para verificar se o resultado obtido pelo cálculo mental está correto.

Propósito: Desenvolver estratégias de o cálculo mental para a subtração.

É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos , como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quanto iremos gastar, se haverá troco ou não, etc. Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.

Materiais complementares:

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide nº 4 para a turma. Leia as explicações e a comanda.

Faça a correção coletiva, utilizando a calculadora para verificar se o resultado obtido pelo cálculo mental está correto.

Propósito: Desenvolver estratégias de o cálculo mental para a subtração.

É importante salientar que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos , como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quanto iremos gastar, se haverá troco ou não, etc. Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Materiais:

1 Calculadora por dupla;

1 Dado da subtração;

1 Tabela para cada jogador para marcar as jogadas.

Orientações:

  • Explicar aos alunos que eles disputarão uma partida do jogo do”tira”;
  • Dividir os alunos em duplas de modo que estas sejam produtivas (conhecimentos próximos);
  • Distribuir a tabela de pontos;
  • Entregar a regra impressa para os alunos;
  • Ler e explicar as regras;
  • Simular uma rodada para que os alunos entendam realmente os procedimentos (slide nº 12 ).

No momento em que os alunos forem disputando as rodadas, circule pela sala e passe por todas as duplas e garanta que todos entenderam as regras e estão jogando corretamente o jogo.

Só distribua a calculadora quando os alunos tiverem terminado todas as jogadas da partida, para garantir que realmente eles realizem o cálculo mental e só utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Propósito: Desenvolver fluência no cálculo mental validando o resultado da subtração através da calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 11)

Orientações: Apresente aos alunos os slides 9 a 11, que demonstram um exemplo a partir de número aleatório e eventuais estratégias de cálculo mental que poderão ser apresentadas pelos alunos. Discuta com a turma a jogada dos alunos da comanda. Espera-se que eles sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Oportunize uma discussão das estratégias de cálculo utilizadas pelos seus alunos. Deixe que as duplas expliquem como pensaram.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar os resultados das jogadas através do cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e a que vocês criaram para obter o resultado das subtrações ?
  • Qual é a diferença entre as estratégias de cálculo mental apresentadas e qual é a sua?
  • Vocês acham válido utilizar a calculadora para confirmar o resultado correto das operações?
  • Vocês acham que a calculadora é um instrumento facilitador para obtermos o resultado de uma operação matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia a fala do slide e retome com os alunos a atividade desenvolvida. Sistematize que podemos utilizar o cálculo mental para resolver subtrações e utilizar a calculadora como instrumento válido para conferir o resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias de cálculo vocês usaram no jogo?
  • Qual a função da calculadora nesta atividade?

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula, relacionando-a com as ações dos alunos durante o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia com os alunos o texto do slide.

Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo, e escolher o mais adequado a cada situação. Frisar que a utilização da calculadora nos permite validar os resultados dos mais variados procedimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 14 a 16)

Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando primeiramente o cálculo mental e em seguida validem os resultados das adições utilizando a calculadora. Ande pela sala e verifique se os alunos resolveram através de cálculo mental e só então forneça as calculadoras.

Propósito: Observar regularidades em uma subtração, para repertorizá-las, permitindo assim, realizar alguns cálculos mentalmente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano