10467
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Composição de Números Decimais por Agrupamento até a Ordem dos Centésimos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Sistema de numeração decimal: números naturais e números racionais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos específicos

Compreender o método do agrupamento como forma de construção do sistema decimal, tanto para ordens superiores, quanto para ordens inferiores à unidade.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal: números naturais e números racionais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia, se possível;
  • Se possível, utilizar cédulas e moedas feitas em papel sulfite para representação do nosso sistema monetário;
  • Desejável uso do material dourado.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia e explique para os alunos qual é o objetivo dessa aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: A partir do número 2,05 proponha a seus alunos outros questionamentos para que eles relembrem como posicionar adequadamente o zero e a vírgula, respeitando o sistema posicional.

Propósito: Retomar o conhecimento adquirido na aula anterior, verificando a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a parte inteira e qual é a parte decimal?
  • O que separa a parte inteira da parte decimal?
  • Quanto falta para completar três unidades?
  • O que aconteceria se colocássemos um zero após o número cinco?
  • O que aconteceria se colocássemos um zero depois do número dois e antes da vírgula?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: A partir do número 2,05 proponha a seus alunos outros questionamentos para que eles relembrem como posicionar adequadamente o zero e a vírgula, respeitando o sistema posicional.

Propósito: Retomar o conhecimento adquirido na aula anterior, verificando a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a parte inteira e qual é a parte decimal?
  • O que separa a parte inteira da parte decimal?
  • Quanto falta para completar três unidades?
  • O que aconteceria se colocássemos um zero após o número cinco?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos, pedindo que reflitam sobre as possibilidades de resolução, sem trocar experiências por enquanto. Em seguida peça que tentem resolvê-lo sozinhos e expliquem a um colega seu raciocínio. Por fim peça que escolham uma estratégia e escrevam uma resolução do problema, apresentando todos os passos do raciocínio.

Propósito: Apresentar o conhecimento foco da aula, proporcionando novas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Você consegue achar mais soluções? Por quê?
  • Adriane pode ter dez moedas de cada tipo?
  • Adriane pode ter trinta moedas de cada tipo?
  • Quais as condições que o enunciado impõem à quantidade de moedas?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 6 e 7)

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Deixe-os ir ao quadro fazer e explicar seus pensamentos. A partir disso você pode ir adequando os pontos corretos do conteúdo e questionando seus alunos para que eles mesmos consigam perceber onde erraram, sem que você precise evidenciar o erro. Explique que a solução apresentada aqui nos slides não segue a única estratégia possível, mas ainda assim a solução final deve ser a mesma para todas as estratégias utilizadas.

Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu por que são mais que dez moedas de cada?
  • Então, será que você consegue fazer uma estimativa de quanto será, tendo como base o valor conseguido, usando dez moedas de cada?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 6 e7)

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Deixe-os ir ao quadro fazer e explicar seus pensamentos. A partir disso você pode ir adequando os pontos corretos do conteúdo e questionando seus alunos para que eles mesmos consigam perceber onde erraram, sem que você precise evidenciar o erro. Explique que a solução apresentada aqui nos slides não segue a única estratégia possível, mas ainda assim a solução final deve ser a mesma para todas as estratégias utilizadas.

Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu por que são mais que dez moedas de cada?
  • Então, será que você consegue fazer uma estimativa de quanto será, tendo como base o valor conseguido, usando dez moedas de cada?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula questionando os alunos sobre o que aprenderam. Depois, destaque o que foi aprendido com o auxílio deste e do próximo slide. Se você quiser, pode levar o material dourado para mostrar a troca de valores através da troca de peças correspondentes.

Propósito: ressaltar os pontos mais importantes da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras quantidades são necessárias para compor valores maiores ou menores?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula questionando os alunos sobre o que aprenderam, relacionando esse conhecimento com nosso sistema monetário.

Propósito: Concluir a aprendizagem aplicando o conhecimento em uma situação cotidiana.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Entregue a atividade para seus alunos resolverem. Deixe que eles façam sozinhos e depois recolha. Essa atividade serve para você analisar se os alunos atingiram o objetivo dessa aula.

Propósito: Diagnosticar a aprendizagem.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia e explique para os alunos qual é o objetivo dessa aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos específicos

Compreender o método do agrupamento como forma de construção do sistema decimal, tanto para ordens superiores, quanto para ordens inferiores à unidade.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal: números naturais e números racionais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia, se possível;
  • Se possível, utilizar cédulas e moedas feitas em papel sulfite para representação do nosso sistema monetário;
  • Desejável uso do material dourado.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: A partir do número 2,05 proponha a seus alunos outros questionamentos para que eles relembrem como posicionar adequadamente o zero e a vírgula, respeitando o sistema posicional.

Propósito: Retomar o conhecimento adquirido na aula anterior, verificando a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a parte inteira e qual é a parte decimal?
  • O que separa a parte inteira da parte decimal?
  • Quanto falta para completar três unidades?
  • O que aconteceria se colocássemos um zero após o número cinco?
  • O que aconteceria se colocássemos um zero depois do número dois e antes da vírgula?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: A partir do número 2,05 proponha a seus alunos outros questionamentos para que eles relembrem como posicionar adequadamente o zero e a vírgula, respeitando o sistema posicional.

Propósito: Retomar o conhecimento adquirido na aula anterior, verificando a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a parte inteira e qual é a parte decimal?
  • O que separa a parte inteira da parte decimal?
  • Quanto falta para completar três unidades?
  • O que aconteceria se colocássemos um zero após o número cinco?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos, pedindo que reflitam sobre as possibilidades de resolução, sem trocar experiências por enquanto. Em seguida peça que tentem resolvê-lo sozinhos e expliquem a um colega seu raciocínio. Por fim peça que escolham uma estratégia e escrevam uma resolução do problema, apresentando todos os passos do raciocínio.

Propósito: Apresentar o conhecimento foco da aula, proporcionando novas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Você consegue achar mais soluções? Por quê?
  • Adriane pode ter dez moedas de cada tipo?
  • Adriane pode ter trinta moedas de cada tipo?
  • Quais as condições que o enunciado impõem à quantidade de moedas?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 6 e 7)

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Deixe-os ir ao quadro fazer e explicar seus pensamentos. A partir disso você pode ir adequando os pontos corretos do conteúdo e questionando seus alunos para que eles mesmos consigam perceber onde erraram, sem que você precise evidenciar o erro. Explique que a solução apresentada aqui nos slides não segue a única estratégia possível, mas ainda assim a solução final deve ser a mesma para todas as estratégias utilizadas.

Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu por que são mais que dez moedas de cada?
  • Então, será que você consegue fazer uma estimativa de quanto será, tendo como base o valor conseguido, usando dez moedas de cada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 6 e7)

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Deixe-os ir ao quadro fazer e explicar seus pensamentos. A partir disso você pode ir adequando os pontos corretos do conteúdo e questionando seus alunos para que eles mesmos consigam perceber onde erraram, sem que você precise evidenciar o erro. Explique que a solução apresentada aqui nos slides não segue a única estratégia possível, mas ainda assim a solução final deve ser a mesma para todas as estratégias utilizadas.

Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Você entendeu por que são mais que dez moedas de cada?
  • Então, será que você consegue fazer uma estimativa de quanto será, tendo como base o valor conseguido, usando dez moedas de cada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a aula questionando os alunos sobre o que aprenderam. Depois, destaque o que foi aprendido com o auxílio deste e do próximo slide. Se você quiser, pode levar o material dourado para mostrar a troca de valores através da troca de peças correspondentes.

Propósito: ressaltar os pontos mais importantes da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras quantidades são necessárias para compor valores maiores ou menores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a aula questionando os alunos sobre o que aprenderam, relacionando esse conhecimento com nosso sistema monetário.

Propósito: Concluir a aprendizagem aplicando o conhecimento em uma situação cotidiana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Entregue a atividade para seus alunos resolverem. Deixe que eles façam sozinhos e depois recolha. Essa atividade serve para você analisar se os alunos atingiram o objetivo dessa aula.

Propósito: Diagnosticar a aprendizagem.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano