Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
Objetivo específico
Ampliar a noção de aleatoriedade, através da análise de possibilidades de ocorrência em eventos aleatórios.
Conceito-chave
Aleatoriedade
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Inicie relembrando sobre as possibilidades de determinados eventos, ampliando a compreensão inicial dada sobre as possibilidades diárias, enfocando que a probabilidade baseia-se em determinar as possibilidades de ocorrência de um evento em um espaço amostral dado.
Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de possibilidades, para embasar a probabilidade.
Discuta com a turma:
- Já ouviram falar em possibilidades e probabilidades?
- Em que situações podemos usar o termo possibilidade? E em quais situações usamos o termo probabilidade?
Atividade principal
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, você pode usar material manipulável. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Análise e desenvolvimento da atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Observando a situação, quais números podem dar a vitória a José?
- Você acha que ele tem mais possibilidades favoráveis ou desfavoráveis?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.
Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.
Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.
Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Enfatize que a probabilidade determina as possibilidades de ocorrência de eventos, em um espaço amostral.
Propósito: Promover um encerramento das ideias abordadas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem sobre as possibilidades existentes no lançamento.
Discuta com a turma:
- Quais os métodos utilizados para obter o resultado e se houve resultados diferentes.
- O espaço amostral varia nas situações do item (a) e do item (b)? E os eventos resultam nas mesmas possibilidades?
Materiais complementares:
Resolução das atividades complementares