10458
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Eventos aleatórios

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Aleatoriedade

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objetivo específico

Ampliar a noção de aleatoriedade, através da análise de possibilidades de ocorrência em eventos aleatórios.

Conceito-chave

Aleatoriedade

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Inicie relembrando sobre as possibilidades de determinados eventos, ampliando a compreensão inicial dada sobre as possibilidades diárias, enfocando que a probabilidade baseia-se em determinar as possibilidades de ocorrência de um evento em um espaço amostral dado.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de possibilidades, para embasar a probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Já ouviram falar em possibilidades e probabilidades?
  • Em que situações podemos usar o termo possibilidade? E em quais situações usamos o termo probabilidade?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, você pode usar material manipulável. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Análise e desenvolvimento da atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Observando a situação, quais números podem dar a vitória a José?
  • Você acha que ele tem mais possibilidades favoráveis ou desfavoráveis?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.

Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.

Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.

Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Enfatize que a probabilidade determina as possibilidades de ocorrência de eventos, em um espaço amostral.

Propósito: Promover um encerramento das ideias abordadas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem sobre as possibilidades existentes no lançamento.

Discuta com a turma:

  • Quais os métodos utilizados para obter o resultado e se houve resultados diferentes.
  • O espaço amostral varia nas situações do item (a) e do item (b)? E os eventos resultam nas mesmas possibilidades?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objetivo específico

Ampliar a noção de aleatoriedade, através da análise de possibilidades de ocorrência em eventos aleatórios.

Conceito-chave

Aleatoriedade

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Inicie relembrando sobre as possibilidades de determinados eventos, ampliando a compreensão inicial dada sobre as possibilidades diárias, enfocando que a probabilidade baseia-se em determinar as possibilidades de ocorrência de um evento em um espaço amostral dado.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de possibilidades, para embasar a probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Já ouviram falar em possibilidades e probabilidades?
  • Em que situações podemos usar o termo possibilidade? E em quais situações usamos o termo probabilidade?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, você pode usar material manipulável. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Análise e desenvolvimento da atividade proposta.

Discuta com a turma:

  • Observando a situação, quais números podem dar a vitória a José?
  • Você acha que ele tem mais possibilidades favoráveis ou desfavoráveis?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.

Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.

Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão entre as possibilidades ao jogar um dado comum, quais dariam a José a vitória do jogo. Discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral.

Propósito: Abordar as possibilidades de resolução.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • Por que os demais números do espaço amostral não são possibilidades de solução para esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Enfatize que a probabilidade determina as possibilidades de ocorrência de eventos, em um espaço amostral.

Propósito: Promover um encerramento das ideias abordadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem sobre as possibilidades existentes no lançamento.

Discuta com a turma:

  • Quais os métodos utilizados para obter o resultado e se houve resultados diferentes.
  • O espaço amostral varia nas situações do item (a) e do item (b)? E os eventos resultam nas mesmas possibilidades?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano