19248
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Criando o formulário de perguntas

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Criar formulários para questionários a fim de entrevistar os estudantes da escola.

Plano 04 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cicero Inacio dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: dando continuidade aos planos anteriores, em que os estudantes decidiram as temáticas que estarão na pesquisa, bem como as perguntas que as contemplarão, o objetivo desse plano é construir com os alunos o formulário com as perguntas que darão origem a pesquisa. Ela poderá ser realizada em formulário Google ou impresso.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Língua Portuguesa. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades de modo que ele fique responsável pela produção dos textos, quando houver a produção dos dados, na etapa final da atividade.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: explique que o objetivo desse momento é conversar com os alunos sobre o que irão fazer na aula: criar o formulário com as questões selecionadas e validá-las. Certifique-se de que seus alunos conseguiram estudar o vídeo da aula anterior.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: reúna os grupos, distribua para cada uma folha de sulfite ou almaço e solicite que façam as perguntas. Fale que poderão digitá-las em um computador. Algumas perguntas que podem direcionar a criação dos formulários:

- Teremos de ter um espaço para o nome da pessoa?

- Gostaríamos de saber a idade? Então, como podemos criar esse espaço?

- Será necessário saber a série? Por quê?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: a ideia é de que nos 10 primeiros minutos os estudantes criem nos grupos um roteiro de apresentação que será utilizado nas salas, para divulgar e convidar os alunos a responderem ao questionário. Peça para os estudantes dialogarem entre si, testando as apresentações. Algumas sugestões de perguntas que orientaram a discussão:

- O que gostaríamos de apresentar às turmas?

- Precisamos pensar em qual sala entraremos.

- Será que nós ouviríamos?

- Eu responderia o questionário se ele fosse apresentado para mim?

Oriente os alunos que, usando 5 minutos, cada grupo apresentará como acredita ser interessante abordar os colegas e, finalmente, pensando sempre na decisão coletiva, que é um passo importante da educação empreendedora. Faça uma votação de qual é a melhor apresentação.

Em seguida, nos últimos 10 minutos, solicite que eles respondam ao próprio questionário. É interessante que os grupos troquem os questionários, a fim de validá-las.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: para o fechamento, verifique se as perguntas estão claras e se, realmente, a partir das respostas dadas por eles o objetivo será alcançado. Use perguntas como:

- Será que você responderia a essas perguntas?

Se a resposta for negativa, volte às rubricas da aula anterior para verificar o que está faltando nas perguntas.

- Há alguma pergunta que parece inadequada? Por quê? Como podemos substituí-la?

Idem para essa questão:

- Está claro qual é o nosso objetivo?

Caso a resposta seja negativa, retome o objetivo da pesquisa, que é conhecer os estudantes da escola.

- Essas perguntas nos levarão a algum resultado? Quais resultados vocês esperam?

Finalize questionando-os sobre o que ficou de impressão da aula e agende com eles a data da realização da pesquisa. Ela deve ser feita em um horário adverso a aula. Será interessante se você realizar o “dia da pesquisa”, onde a escola inteira se movimente para receber os estudantes.

Na próxima aula, os alunos irão tratar os dados e distribuí-los em tabelas e gráficos. Desse modo, partiremos do pressuposto de que eles saibam esse conteúdo. Caso seja necessário, deixe como tarefa de casa que, após as pesquisas, assistam a um vídeo que estará logo abaixo, no “tópico para saber mais”, sobre como realizar tabelas e gráficos.

Para saber mais:

Gráficos e Tabelas. Fonte: youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UtF-RlDiWc4> Acesso em: 31/3/2020.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: dando continuidade aos planos anteriores, em que os estudantes decidiram as temáticas que estarão na pesquisa, bem como as perguntas que as contemplarão, o objetivo desse plano é construir com os alunos o formulário com as perguntas que darão origem a pesquisa. Ela poderá ser realizada em formulário Google ou impresso.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Língua Portuguesa. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades de modo que ele fique responsável pela produção dos textos, quando houver a produção dos dados, na etapa final da atividade.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: explique que o objetivo desse momento é conversar com os alunos sobre o que irão fazer na aula: criar o formulário com as questões selecionadas e validá-las. Certifique-se de que seus alunos conseguiram estudar o vídeo da aula anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: reúna os grupos, distribua para cada uma folha de sulfite ou almaço e solicite que façam as perguntas. Fale que poderão digitá-las em um computador. Algumas perguntas que podem direcionar a criação dos formulários:

- Teremos de ter um espaço para o nome da pessoa?

- Gostaríamos de saber a idade? Então, como podemos criar esse espaço?

- Será necessário saber a série? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: a ideia é de que nos 10 primeiros minutos os estudantes criem nos grupos um roteiro de apresentação que será utilizado nas salas, para divulgar e convidar os alunos a responderem ao questionário. Peça para os estudantes dialogarem entre si, testando as apresentações. Algumas sugestões de perguntas que orientaram a discussão:

- O que gostaríamos de apresentar às turmas?

- Precisamos pensar em qual sala entraremos.

- Será que nós ouviríamos?

- Eu responderia o questionário se ele fosse apresentado para mim?

Oriente os alunos que, usando 5 minutos, cada grupo apresentará como acredita ser interessante abordar os colegas e, finalmente, pensando sempre na decisão coletiva, que é um passo importante da educação empreendedora. Faça uma votação de qual é a melhor apresentação.

Em seguida, nos últimos 10 minutos, solicite que eles respondam ao próprio questionário. É interessante que os grupos troquem os questionários, a fim de validá-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: para o fechamento, verifique se as perguntas estão claras e se, realmente, a partir das respostas dadas por eles o objetivo será alcançado. Use perguntas como:

- Será que você responderia a essas perguntas?

Se a resposta for negativa, volte às rubricas da aula anterior para verificar o que está faltando nas perguntas.

- Há alguma pergunta que parece inadequada? Por quê? Como podemos substituí-la?

Idem para essa questão:

- Está claro qual é o nosso objetivo?

Caso a resposta seja negativa, retome o objetivo da pesquisa, que é conhecer os estudantes da escola.

- Essas perguntas nos levarão a algum resultado? Quais resultados vocês esperam?

Finalize questionando-os sobre o que ficou de impressão da aula e agende com eles a data da realização da pesquisa. Ela deve ser feita em um horário adverso a aula. Será interessante se você realizar o “dia da pesquisa”, onde a escola inteira se movimente para receber os estudantes.

Na próxima aula, os alunos irão tratar os dados e distribuí-los em tabelas e gráficos. Desse modo, partiremos do pressuposto de que eles saibam esse conteúdo. Caso seja necessário, deixe como tarefa de casa que, após as pesquisas, assistam a um vídeo que estará logo abaixo, no “tópico para saber mais”, sobre como realizar tabelas e gráficos.

Para saber mais:

Gráficos e Tabelas. Fonte: youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UtF-RlDiWc4> Acesso em: 31/3/2020.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA31 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP33 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA36 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano