Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: dando continuidade aos planos anteriores, em que os estudantes decidiram as temáticas que estarão na pesquisa, bem como as perguntas que as contemplarão, o objetivo desse plano é construir com os alunos o formulário com as perguntas que darão origem a pesquisa. Ela poderá ser realizada em formulário Google ou impresso.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Língua Portuguesa. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades de modo que ele fique responsável pela produção dos textos, quando houver a produção dos dados, na etapa final da atividade.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: explique que o objetivo desse momento é conversar com os alunos sobre o que irão fazer na aula: criar o formulário com as questões selecionadas e validá-las. Certifique-se de que seus alunos conseguiram estudar o vídeo da aula anterior.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: reúna os grupos, distribua para cada uma folha de sulfite ou almaço e solicite que façam as perguntas. Fale que poderão digitá-las em um computador. Algumas perguntas que podem direcionar a criação dos formulários:
- Teremos de ter um espaço para o nome da pessoa?
- Gostaríamos de saber a idade? Então, como podemos criar esse espaço?
- Será necessário saber a série? Por quê?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: a ideia é de que nos 10 primeiros minutos os estudantes criem nos grupos um roteiro de apresentação que será utilizado nas salas, para divulgar e convidar os alunos a responderem ao questionário. Peça para os estudantes dialogarem entre si, testando as apresentações. Algumas sugestões de perguntas que orientaram a discussão:
- O que gostaríamos de apresentar às turmas?
- Precisamos pensar em qual sala entraremos.
- Será que nós ouviríamos?
- Eu responderia o questionário se ele fosse apresentado para mim?
Oriente os alunos que, usando 5 minutos, cada grupo apresentará como acredita ser interessante abordar os colegas e, finalmente, pensando sempre na decisão coletiva, que é um passo importante da educação empreendedora. Faça uma votação de qual é a melhor apresentação.
Em seguida, nos últimos 10 minutos, solicite que eles respondam ao próprio questionário. É interessante que os grupos troquem os questionários, a fim de validá-las.
Fechamento
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: para o fechamento, verifique se as perguntas estão claras e se, realmente, a partir das respostas dadas por eles o objetivo será alcançado. Use perguntas como:
- Será que você responderia a essas perguntas?
Se a resposta for negativa, volte às rubricas da aula anterior para verificar o que está faltando nas perguntas.
- Há alguma pergunta que parece inadequada? Por quê? Como podemos substituí-la?
Idem para essa questão:
- Está claro qual é o nosso objetivo?
Caso a resposta seja negativa, retome o objetivo da pesquisa, que é conhecer os estudantes da escola.
- Essas perguntas nos levarão a algum resultado? Quais resultados vocês esperam?
Finalize questionando-os sobre o que ficou de impressão da aula e agende com eles a data da realização da pesquisa. Ela deve ser feita em um horário adverso a aula. Será interessante se você realizar o “dia da pesquisa”, onde a escola inteira se movimente para receber os estudantes.
Na próxima aula, os alunos irão tratar os dados e distribuí-los em tabelas e gráficos. Desse modo, partiremos do pressuposto de que eles saibam esse conteúdo. Caso seja necessário, deixe como tarefa de casa que, após as pesquisas, assistam a um vídeo que estará logo abaixo, no “tópico para saber mais”, sobre como realizar tabelas e gráficos.
Para saber mais:
Gráficos e Tabelas. Fonte: youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UtF-RlDiWc4> Acesso em: 31/3/2020.