19229
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Construindo identidades com meu grupo

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Planejar e estruturar, de forma criativa e colaborativa, a apresentação do projeto “O que há de migrante em nós”.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Soares

Mentor: Renata Monaco

Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade

Habilidade da BNCC:

(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

(EF03LP15) Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.

(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

 

Objetivos específicos:

Planejar e estruturar, de forma criativa e colaborativa, a apresentação do projeto “O que há de migrante em nós”.

 

Componentes:

Língua Portuguesa, História e Geografia.

 

Materiais Necessários:

Folhas A4 para registro dos planejamentos dos trabalhos, cartolinas, revistas, canetas hidrocor, cola, tesoura, papéis coloridos, sucatas.
Folha de papel 60 kg ou outra similar, para confecção dos convites para as famílias. Folha kraft e Post-its para avaliação da aula.
Caso tenha disponível na escola, selecione computadores, notebooks e alguma filmadora ou câmera fotográfica para a execução dos trabalhos.
Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar os momentos da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.

As orientações para planejamento podem ser impressas nos materiais complementares.
Quadro de organização de apresentações, disponível nos materiais complementares.


Código: EDE1_09UND03

(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

(EF03LP15) Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas