19229
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Construindo identidades com meu grupo

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Planejar e estruturar, de forma criativa e colaborativa, a apresentação do projeto “O que há de migrante em nós”.

Plano 03 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e a da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 150 minutos. Dê sequência a ele com o plano 4 - Todos temos um pouco de migrantes! quando culminará este miniprojeto.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Nessa aula, os alunos devem se organizar para montar a apresentação dos dados coletados por meio das entrevistas trabalhadas no plano 2. Os grupos que recolheram dados comuns aos entrevistados vão se organizar para um trabalho maior. A intenção, ao final da aula, é que os alunos componham uma apresentação para o grupo, com o tema “O que há de migrante em mim”. É importante que façam o planejamento, passo a passo, prevendo o uso de materiais diversos, o tempo e o produto final das produções, para que tenham todos os recursos necessários à mão.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Geografia ou História) ou combinar encontros entre dois componentes envolvidos. Este plano faz parte de um pequeno projeto, que será contemplado em 4 planos de aula. Dê sequência a este plano com o plano 4 - Todos temos um pouco de migrantes!

Ação prévia: peça aos alunos que reservem diferentes materiais e preveja como será a montagem dos trabalhos. Eles podem selecionar materiais de sucata, trazer celulares para gravação, peças que simulem microfone e caixa que simule uma televisão, entre outros objetos. Converse com a equipe de coordenação sobre a organização desse projeto e a organização da culminância, para que seja viabilizado o encontro de pais. Garanta um tempo, em cada aula, para fazer registros de fotos e vídeos do grupo trabalhando. Esses registros serão importantes para as apresentações finais.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários: folhas A4 para registro dos planejamentos dos trabalhos, cartolinas, revistas, canetas hidrocor, cola, tesoura, papéis coloridos, sucatas.

Folha de papel 60 kg ou outra similar, para confecção dos convites para as famílias. Folha kraft e Post-its para avaliação da aula.

Caso tenha disponível na escola, selecione computadores, notebooks e alguma filmadora ou câmera fotográfica para a execução dos trabalhos.

Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar os momentos da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.

As orientações para planejamento podem ser impressas nos materiais complementares.

Quadro de organização de apresentações, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: Um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 3/3/2020

Museu da imigração de São Paulo

Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/

Acesso: 3/3/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 3/3/2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: inicie a aula organizando a sala em círculos, mantendo os grupos criados na aula anterior (plano 2 - O que há de migrante em mim?) lado a lado. Peça aos alunos que estejam de posse das entrevistas e das tiras coloridas. Caso perceba um grupo muito grande apresentando as mesmas características dos povos migrantes, peça aos alunos que se dividam em dois ou três. O ideal é trabalhar com grupos menores, de até 5 alunos.

Explique aos alunos que nessa aula eles devem planejar e estruturar, de forma criativa e colaborativa, a apresentação do projeto “o que há de migrante em nós”.

Retome as apresentações da aula anterior, valorizando a origem de cada estudante. Converse brevemente com os alunos de modo que percebam a diversidade de pessoas presentes na sala e a riqueza cultural.

Peça que relatem brevemente sobre o que descobriram a respeito das origens dos colegas. Esse momento será para rememorar as atividades desenvolvidas no plano 2 - O que há de migrante em mim?

É importante que, nesse momento, os alunos reconheçam a própria identidade, a riqueza familiar herdada, e percebam-se parte dos diferentes grupos que auxiliaram na formação cultural do nosso país.

Como adequar à sua realidade: convide, nesse momento, alguém de sua escola ou da sua comunidade que tenha migrado para sua localidade. Peça para que seu convidado(a) fale aos estudantes sobre os desafios encontrados, as facilidades, a possibilidade de troca com pessoas, o que aprendeu sobre a nova cultura e o que ensinou sobre a própria cultura, mudanças que teve no modo de viver comparando as duas culturas etc.

Imagem disponível: https://br.freepik.com/vetores-gratis/grupo-multirracial-de-fundo-de-pessoas_4850574.htm#page=1&query=diversidade&position=0

Acesso: 6/4/2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: caso seja possível, apresente o vídeo aos alunos, de modo que se percebam e se reconheçam nos estudantes retratados. Valorize a diversidade e acolha as diferenças. Explique que esses aspectos só enriquecem nosso universo cultural.

Se perceber que seu tempo será curto, essa etapa pode ser subtraída do plano.

Pergunte a eles se, antes dessa sequência de aulas, já haviam pensado que vivemos em meio a tanta diversidade no Brasil.

Instigue-os a pensarem em ideias que podem aparecer após ver o vídeo.

Vídeo YouTube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 5/3/2020

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: esse é o momento crucial do projeto. Peça que os estudantes selecionem todos os materiais a serem usados na montagem das apresentações, conforme sugerido no início do plano: materiais de sucata, celulares para gravação, peças que simulem microfone, caixa que simule uma tevê, roupas, objetos diversos.

Caso tenha acesso, disponibilize para os alunos câmeras, microfones, computadores e outros recursos que julgar necessários.

Mantenha os alunos em círculo para explicar sobre a organização desse momento.

Fique próximo aos grupos e se coloque à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Explique que você mostrará o passo a passo, ou seja, as etapas da organização do trabalho. Cada passo dado deve ser registrado e planejado, assim como mostra o slide.

Projete o slide ou imprima as informações para os grupos, disponíveis nos materiais complementares.

Para melhor orientar os trabalhos, explique aos alunos o que se espera em cada uma das etapas:

1 - Escolhendo a forma de apresentação: os alunos devem definir como vão apresentar o trabalho. Será por meio de um PPT? Será por meio de um álbum de figurinhas? De uma revista? Um telejornal? Álbum de personagens do estado/região? Livro de receitas? Produção de um almanaque que retrate as práticas culturais do estado/região? Jornal escrito e/ou falado? Álbum de imagens? Apresentação em PowerPoint? Apresentação em vídeo, teatro ou radionovela?

O importante é repertoriar o grupo. Dar a eles opções e discutir sobre elas.

2 - Coletando informações dos integrantes: aqui eles devem coletar tudo que foi recolhido por meio dos questionários, de modo que tenham o maior número de informações.

3 - Selecionando os materiais necessários: aqui o grupo deve separar todos os materiais que usarão para as apresentações. Estimule a troca entre os grupos. Alguém sempre terá algo que não vai usar e vice-versa.

4 - Dividindo as tarefas e definindo os papéis no grupo: nessa etapa eles devem dividir as tarefas entre os integrantes. O que cada estudante deve fazer? Quem fará o registro? Quem cuidará da parte visual? Explique que a divisão de tarefas torna o trabalho mais leve para todos, além de possibilitar que cada um faça algo com que mais se afine. O slide seguinte propõe um exemplo de divisão, você pode usá-lo ou não.

5 - Formatando o trabalho: nessa etapa será necessário checar todos os detalhes. Será feito um arremate para conferir se o trabalho ficou redondo.

Aqui são sugeridas algumas formas de apresentação. Veja quais se adaptam ao grupo e apresente-as para seus alunos.

Após as explicações, oriente os alunos a procurarem o lugar mais apropriado para desenvolver as ações relativas à apresentação dos dados coletados.

Entregue para cada grupo uma folha A4 para que planejem as ações do trabalho. Todo o passo a passo deve ser registrado com cuidado. Acompanhe os grupos e certifique-se que eles estão registrando os passos de produção, ou seja, que há um planejamento a ser cumprido.

Caso queira apresentar aos grupos uma maneira de divisão de tarefas, não os libere antes do próximo slide.

Imagem disponível: https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-lista-de-verificacao-de-mao-desenhada_3903465.htm#page=1&query=question%C3%A1rio&position=9

Acesso: 5/3/2020

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: caso sinta necessidade, dedique alguns minutos a essa atividade. Projete o slide para auxiliar na formação dos grupos. Caso não conte com projetor, reproduza a organização.

Explique aos estudantes que trabalhar com a divisão de tarefas possibilita dar a todos funções com as quais podem se afinar mais e melhor.

Explique que, com os grupos bem divididos e os papéis bem delineados, o trabalho final ficará mais organizado, além, é claro, de garantir que cada integrante desenvolva aquilo com que tem mais afinidade. O interessante do trabalho em grupo é contar com a colaboração de todos. Se cada um oferecer ao grupo o que tem de melhor, o resultado será positivo e todos saem ganhando!

Esse slide é apenas uma sugestão de divisão de papéis. Lembre-se de que os grupos são diversos e as formas escolhidas para apresentar os dados também.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 70 minutos

Orientações: esse é o momento de execução das atividades. Deixe claro para os grupos que, munidos das informações, eles têm total competência para realizar os trabalhos.

Possibilite que os alunos busquem lugares diferentes para realizar o trabalho. Circule entre os grupos para garantir que todos estejam envolvidos e com alguma tarefa definida, colaborando entre si.

Questione os alunos quanto aos elementos usados para as apresentações e quanto às informações e recursos. Eles precisam sentir-se instigados a dar o melhor.

Fique próximo aos alunos, conduza todo o trabalho sem entregar respostas prontas para o grupo. Cabe aqui mediar os trabalhos, fazer perguntas que levem os estudantes a construir ideias e a criar formas inusitadas de apresentação dos trabalhos.

Por fim, proponha aos grupos:

Como houve o envolvimento da família nesse projeto, que tal fazer a apresentação para eles?

Explique que será uma oportunidade de valorizar a família, a cultura e o local de onde vieram.

Essa será, também, para você e para a escola, mais uma oportunidade de trabalhar com as Competências Gerais da BNCC 8 e 9, valorizando a diversidade cultural da comunidade escolar.

Não esqueça de fotografar esse momento.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-pessoas-trabalhando-em-escritorio_5127827.htm#page=1&query=trabalhando&position=41Acesso: 6/4/2020

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: ao finalizarem as montagens das apresentações, comente o que você achou sobre as produções e os trabalhos dos grupos. Compartilhe com os alunos suas observações de modo a reconhecer o que realizaram de bom e indique em que podem melhorar.

Em seguida, convide os alunos a organizarem o momento de culminância dos trabalhos, onde partilharão as produções com os familiares, que serão convidados a assisti-los na escola. Nessa organização, eles devem socializar a dinâmica escolhida para a apresentação e planejar o tempo delas.

Projete ou escreva a tabela no quadro. Em seguida, convide os alunos para o completarem com você, de modo que os estudantes tenham a visão do todo.

Depois de preenchida a tabela, registre com uma foto para que possa ficar documentado.

Defina junto aos alunos a ordem das apresentações. Peça que os grupos conversem e decidam essa ordem. Esse é um bom motivo para trabalhar a autonomia dos alunos. Veja quais grupos querem apresentar primeiro e, caso ninguém se disponha, faça um sorteio.

Retome o sentido da construção dessas apresentações. Ao criá-las, os alunos acessam e se apropriam de conhecimentos, relacionando-os, selecionando o que seria prioritário e construindo modos variados de contar para os colegas e familiares, criando novos sentidos e novas narrativas.

Caso prefira entregar a organização dos horários para os alunos, o arquivo pode ser impresso nos materiais complementares.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: defina com os alunos como será o encontro com os pais. Vocês podem, por exemplo, preparar um café ou uma feira cultural com os alimentos que mostram as características regionais dos entrevistados. Faça uma rápida votação para selecionar a melhor forma de apresentar. Posteriormente, defina o que cada estudante deve trazer para partilhar no evento.

Explique ao grupo que, para que os pais estejam presentes, é necessário um convite formal. Peça aos estudantes que contribuam para a criação de um convite-padrão, sugerindo frases e informações importantes sobre o evento.

Definam local, data, hora e acrescentem no convite.

Solicite que um estudante faça os registros no quadro, enquanto os grupos contribuem. Ao final da construção coletiva, entregue a folha de papel 60 kg para cada estudante e solicite que ele produza o convite para a família. Peça para que ilustrem com os desenhos que julgarem mais próximos ao trabalho que será apresentado, ou algo que tenha ficado bem significativo ao longo dos trabalhos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique aos alunos que agora eles vão se autoavaliar, elencando os aprendizados do dia.

Retome os passos da aula desde a retomada do plano 2, passando pelas orientações, chegando ao planejamento e tarefas dos integrantes dos grupos.

Cole na parede da sala uma folha de papel kraft e entregue os Post-its aos alunos. Oriente-os a avaliarem o processo que percorreram para desenvolver esse trabalho.

No slide há uma sugestão de avaliação. Projete ou escreva as informações no quadro. Caso queira, proponha outros critérios.

À medida que os alunos avaliem a própria participação nas atividades, dê os retornos, elogiando as atuações e pontuando aspectos a serem aprimorados.

Ao final, deixe o kraft pendurado no mural para que a turma possa observar a aprendizagem.

Continuidade da sequência: para o último plano de aula dessa sequência, oriente os alunos em relação ao dia, horário e espaço para a apresentação dos trabalhos. Reserve com antecedência um espaço apropriado para receberem as famílias.

Resumo da aula

download Baixar plano

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e a da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 150 minutos. Dê sequência a ele com o plano 4 - Todos temos um pouco de migrantes! quando culminará este miniprojeto.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Nessa aula, os alunos devem se organizar para montar a apresentação dos dados coletados por meio das entrevistas trabalhadas no plano 2. Os grupos que recolheram dados comuns aos entrevistados vão se organizar para um trabalho maior. A intenção, ao final da aula, é que os alunos componham uma apresentação para o grupo, com o tema “O que há de migrante em mim”. É importante que façam o planejamento, passo a passo, prevendo o uso de materiais diversos, o tempo e o produto final das produções, para que tenham todos os recursos necessários à mão.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Geografia ou História) ou combinar encontros entre dois componentes envolvidos. Este plano faz parte de um pequeno projeto, que será contemplado em 4 planos de aula. Dê sequência a este plano com o plano 4 - Todos temos um pouco de migrantes!

Ação prévia: peça aos alunos que reservem diferentes materiais e preveja como será a montagem dos trabalhos. Eles podem selecionar materiais de sucata, trazer celulares para gravação, peças que simulem microfone e caixa que simule uma televisão, entre outros objetos. Converse com a equipe de coordenação sobre a organização desse projeto e a organização da culminância, para que seja viabilizado o encontro de pais. Garanta um tempo, em cada aula, para fazer registros de fotos e vídeos do grupo trabalhando. Esses registros serão importantes para as apresentações finais.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários: folhas A4 para registro dos planejamentos dos trabalhos, cartolinas, revistas, canetas hidrocor, cola, tesoura, papéis coloridos, sucatas.

Folha de papel 60 kg ou outra similar, para confecção dos convites para as famílias. Folha kraft e Post-its para avaliação da aula.

Caso tenha disponível na escola, selecione computadores, notebooks e alguma filmadora ou câmera fotográfica para a execução dos trabalhos.

Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar os momentos da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.

As orientações para planejamento podem ser impressas nos materiais complementares.

Quadro de organização de apresentações, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: Um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 3/3/2020

Museu da imigração de São Paulo

Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/

Acesso: 3/3/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 3/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: inicie a aula organizando a sala em círculos, mantendo os grupos criados na aula anterior (plano 2 - O que há de migrante em mim?) lado a lado. Peça aos alunos que estejam de posse das entrevistas e das tiras coloridas. Caso perceba um grupo muito grande apresentando as mesmas características dos povos migrantes, peça aos alunos que se dividam em dois ou três. O ideal é trabalhar com grupos menores, de até 5 alunos.

Explique aos alunos que nessa aula eles devem planejar e estruturar, de forma criativa e colaborativa, a apresentação do projeto “o que há de migrante em nós”.

Retome as apresentações da aula anterior, valorizando a origem de cada estudante. Converse brevemente com os alunos de modo que percebam a diversidade de pessoas presentes na sala e a riqueza cultural.

Peça que relatem brevemente sobre o que descobriram a respeito das origens dos colegas. Esse momento será para rememorar as atividades desenvolvidas no plano 2 - O que há de migrante em mim?

É importante que, nesse momento, os alunos reconheçam a própria identidade, a riqueza familiar herdada, e percebam-se parte dos diferentes grupos que auxiliaram na formação cultural do nosso país.

Como adequar à sua realidade: convide, nesse momento, alguém de sua escola ou da sua comunidade que tenha migrado para sua localidade. Peça para que seu convidado(a) fale aos estudantes sobre os desafios encontrados, as facilidades, a possibilidade de troca com pessoas, o que aprendeu sobre a nova cultura e o que ensinou sobre a própria cultura, mudanças que teve no modo de viver comparando as duas culturas etc.

Imagem disponível: https://br.freepik.com/vetores-gratis/grupo-multirracial-de-fundo-de-pessoas_4850574.htm#page=1&query=diversidade&position=0

Acesso: 6/4/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: caso seja possível, apresente o vídeo aos alunos, de modo que se percebam e se reconheçam nos estudantes retratados. Valorize a diversidade e acolha as diferenças. Explique que esses aspectos só enriquecem nosso universo cultural.

Se perceber que seu tempo será curto, essa etapa pode ser subtraída do plano.

Pergunte a eles se, antes dessa sequência de aulas, já haviam pensado que vivemos em meio a tanta diversidade no Brasil.

Instigue-os a pensarem em ideias que podem aparecer após ver o vídeo.

Vídeo YouTube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 5/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: esse é o momento crucial do projeto. Peça que os estudantes selecionem todos os materiais a serem usados na montagem das apresentações, conforme sugerido no início do plano: materiais de sucata, celulares para gravação, peças que simulem microfone, caixa que simule uma tevê, roupas, objetos diversos.

Caso tenha acesso, disponibilize para os alunos câmeras, microfones, computadores e outros recursos que julgar necessários.

Mantenha os alunos em círculo para explicar sobre a organização desse momento.

Fique próximo aos grupos e se coloque à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Explique que você mostrará o passo a passo, ou seja, as etapas da organização do trabalho. Cada passo dado deve ser registrado e planejado, assim como mostra o slide.

Projete o slide ou imprima as informações para os grupos, disponíveis nos materiais complementares.

Para melhor orientar os trabalhos, explique aos alunos o que se espera em cada uma das etapas:

1 - Escolhendo a forma de apresentação: os alunos devem definir como vão apresentar o trabalho. Será por meio de um PPT? Será por meio de um álbum de figurinhas? De uma revista? Um telejornal? Álbum de personagens do estado/região? Livro de receitas? Produção de um almanaque que retrate as práticas culturais do estado/região? Jornal escrito e/ou falado? Álbum de imagens? Apresentação em PowerPoint? Apresentação em vídeo, teatro ou radionovela?

O importante é repertoriar o grupo. Dar a eles opções e discutir sobre elas.

2 - Coletando informações dos integrantes: aqui eles devem coletar tudo que foi recolhido por meio dos questionários, de modo que tenham o maior número de informações.

3 - Selecionando os materiais necessários: aqui o grupo deve separar todos os materiais que usarão para as apresentações. Estimule a troca entre os grupos. Alguém sempre terá algo que não vai usar e vice-versa.

4 - Dividindo as tarefas e definindo os papéis no grupo: nessa etapa eles devem dividir as tarefas entre os integrantes. O que cada estudante deve fazer? Quem fará o registro? Quem cuidará da parte visual? Explique que a divisão de tarefas torna o trabalho mais leve para todos, além de possibilitar que cada um faça algo com que mais se afine. O slide seguinte propõe um exemplo de divisão, você pode usá-lo ou não.

5 - Formatando o trabalho: nessa etapa será necessário checar todos os detalhes. Será feito um arremate para conferir se o trabalho ficou redondo.

Aqui são sugeridas algumas formas de apresentação. Veja quais se adaptam ao grupo e apresente-as para seus alunos.

Após as explicações, oriente os alunos a procurarem o lugar mais apropriado para desenvolver as ações relativas à apresentação dos dados coletados.

Entregue para cada grupo uma folha A4 para que planejem as ações do trabalho. Todo o passo a passo deve ser registrado com cuidado. Acompanhe os grupos e certifique-se que eles estão registrando os passos de produção, ou seja, que há um planejamento a ser cumprido.

Caso queira apresentar aos grupos uma maneira de divisão de tarefas, não os libere antes do próximo slide.

Imagem disponível: https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-lista-de-verificacao-de-mao-desenhada_3903465.htm#page=1&query=question%C3%A1rio&position=9

Acesso: 5/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: caso sinta necessidade, dedique alguns minutos a essa atividade. Projete o slide para auxiliar na formação dos grupos. Caso não conte com projetor, reproduza a organização.

Explique aos estudantes que trabalhar com a divisão de tarefas possibilita dar a todos funções com as quais podem se afinar mais e melhor.

Explique que, com os grupos bem divididos e os papéis bem delineados, o trabalho final ficará mais organizado, além, é claro, de garantir que cada integrante desenvolva aquilo com que tem mais afinidade. O interessante do trabalho em grupo é contar com a colaboração de todos. Se cada um oferecer ao grupo o que tem de melhor, o resultado será positivo e todos saem ganhando!

Esse slide é apenas uma sugestão de divisão de papéis. Lembre-se de que os grupos são diversos e as formas escolhidas para apresentar os dados também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 70 minutos

Orientações: esse é o momento de execução das atividades. Deixe claro para os grupos que, munidos das informações, eles têm total competência para realizar os trabalhos.

Possibilite que os alunos busquem lugares diferentes para realizar o trabalho. Circule entre os grupos para garantir que todos estejam envolvidos e com alguma tarefa definida, colaborando entre si.

Questione os alunos quanto aos elementos usados para as apresentações e quanto às informações e recursos. Eles precisam sentir-se instigados a dar o melhor.

Fique próximo aos alunos, conduza todo o trabalho sem entregar respostas prontas para o grupo. Cabe aqui mediar os trabalhos, fazer perguntas que levem os estudantes a construir ideias e a criar formas inusitadas de apresentação dos trabalhos.

Por fim, proponha aos grupos:

Como houve o envolvimento da família nesse projeto, que tal fazer a apresentação para eles?

Explique que será uma oportunidade de valorizar a família, a cultura e o local de onde vieram.

Essa será, também, para você e para a escola, mais uma oportunidade de trabalhar com as Competências Gerais da BNCC 8 e 9, valorizando a diversidade cultural da comunidade escolar.

Não esqueça de fotografar esse momento.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-pessoas-trabalhando-em-escritorio_5127827.htm#page=1&query=trabalhando&position=41Acesso: 6/4/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: ao finalizarem as montagens das apresentações, comente o que você achou sobre as produções e os trabalhos dos grupos. Compartilhe com os alunos suas observações de modo a reconhecer o que realizaram de bom e indique em que podem melhorar.

Em seguida, convide os alunos a organizarem o momento de culminância dos trabalhos, onde partilharão as produções com os familiares, que serão convidados a assisti-los na escola. Nessa organização, eles devem socializar a dinâmica escolhida para a apresentação e planejar o tempo delas.

Projete ou escreva a tabela no quadro. Em seguida, convide os alunos para o completarem com você, de modo que os estudantes tenham a visão do todo.

Depois de preenchida a tabela, registre com uma foto para que possa ficar documentado.

Defina junto aos alunos a ordem das apresentações. Peça que os grupos conversem e decidam essa ordem. Esse é um bom motivo para trabalhar a autonomia dos alunos. Veja quais grupos querem apresentar primeiro e, caso ninguém se disponha, faça um sorteio.

Retome o sentido da construção dessas apresentações. Ao criá-las, os alunos acessam e se apropriam de conhecimentos, relacionando-os, selecionando o que seria prioritário e construindo modos variados de contar para os colegas e familiares, criando novos sentidos e novas narrativas.

Caso prefira entregar a organização dos horários para os alunos, o arquivo pode ser impresso nos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: defina com os alunos como será o encontro com os pais. Vocês podem, por exemplo, preparar um café ou uma feira cultural com os alimentos que mostram as características regionais dos entrevistados. Faça uma rápida votação para selecionar a melhor forma de apresentar. Posteriormente, defina o que cada estudante deve trazer para partilhar no evento.

Explique ao grupo que, para que os pais estejam presentes, é necessário um convite formal. Peça aos estudantes que contribuam para a criação de um convite-padrão, sugerindo frases e informações importantes sobre o evento.

Definam local, data, hora e acrescentem no convite.

Solicite que um estudante faça os registros no quadro, enquanto os grupos contribuem. Ao final da construção coletiva, entregue a folha de papel 60 kg para cada estudante e solicite que ele produza o convite para a família. Peça para que ilustrem com os desenhos que julgarem mais próximos ao trabalho que será apresentado, ou algo que tenha ficado bem significativo ao longo dos trabalhos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique aos alunos que agora eles vão se autoavaliar, elencando os aprendizados do dia.

Retome os passos da aula desde a retomada do plano 2, passando pelas orientações, chegando ao planejamento e tarefas dos integrantes dos grupos.

Cole na parede da sala uma folha de papel kraft e entregue os Post-its aos alunos. Oriente-os a avaliarem o processo que percorreram para desenvolver esse trabalho.

No slide há uma sugestão de avaliação. Projete ou escreva as informações no quadro. Caso queira, proponha outros critérios.

À medida que os alunos avaliem a própria participação nas atividades, dê os retornos, elogiando as atuações e pontuando aspectos a serem aprimorados.

Ao final, deixe o kraft pendurado no mural para que a turma possa observar a aprendizagem.

Continuidade da sequência: para o último plano de aula dessa sequência, oriente os alunos em relação ao dia, horário e espaço para a apresentação dos trabalhos. Reserve com antecedência um espaço apropriado para receberem as famílias.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano