19198
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - A história dos processos de impressão

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Explorar e conhecer o processo de diferentes técnicas de impressão e Refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir ideias, pensamentos, experiências etc.

Plano 01 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 4 aulas. A primeira e a segunda atividades podem ser realizadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. A proposta tem como intuito refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir (ideias, pensamentos, projetos, situações vividas...) e permite que os alunos conheçam e experienciem métodos diversos de impressão, abordando as técnicas a partir de uma perspectiva histórica.

Sobre este plano: esse plano específico tem previsão para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Com o intuito de explorar e conhecer o processo de diferentes técnicas de impressões que permitam refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir ideias, pensamentos, experiências etc., numa perspectiva histórica.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF12LP02, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07 e EF15AR02 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1 - Conhecimento (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva) e 6 - Trabalho e Projeto de Vida (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade).

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades da sequência.

Ação prévia: prepare antecipadamente diferentes tipos de impressos, como revistas, jornais, xerox, carimbos, fôlderes, catálogos, livros, convites, fotografias etc. para serem modelos de exploração em sala. Prepare também o material de apoio para ilustrar as técnicas estudadas e as fichas com figuras e curiosidades sobre o processo de impressão em uma perspectiva histórica, para aproximar os estudantes do conteúdo pretendido.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos do caráter de Educação Empreendedora, com destaque em quatro facetas dessa sequência: a) o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir, b) o trabalho colaborativo, c) a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado, d) a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos impressos.

Materiais necessários: diferentes tipos de impressos, como revistas, jornais, xerox, carimbos, folders, catálogos, livros, convites, fotografias etc.

Material complementar: para conhecer um pouco mais sobre a história dos processos de impressão, foram selecionados dois artigos e um videodocumentário para apoiar no aprofundamento desse tema durante essa sequência. Fica a dica de estudo.

“A HISTÓRIA DA IMPRESSÃO 2015 ". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2645Scfct54. Acesso em: 03 abril. 2020.

HISTÓRIA DA IMPRESSÃO GRÁFICA: DA ORIGEM AOS DIAS DE HOJE. Fonte: blog.360imprimir. Disponível em:

http://blog.360imprimir.com.br/historia-da-impressao-grafica/ Acesso em: 05 mar. 2020.

IMPRESSÃO OFFSET E DIGITAL: CONHEÇA AS DIFERENÇAS Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/impressao-offset-e-digital-conheca-as-diferencas/ Acesso em: 05 mar. 2020.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique à turma que o objetivo da aula é que eles possam conhecer algumas formas de impressão mais importantes e conhecidas numa perspectiva histórica, além de compreender que a descoberta da imprensa modificou drasticamente a vida na sociedade e tem sido a chave nas transformações culturais ao longo do tempo.

Inicie a aula apresentando para a turma uma exposição com as diferentes impressões trazidas para a sala. Questione se eles sabem o intuito de se colocar em formato impresso palavras e desenhos.

Questione se eles conseguem imaginar como era a vida antes da invenção da impressão em papel.

- Sem impressões, seria possível ter livros, propagandas, jornais etc.?

- Como seria o tempo de produção se tudo fosse feito manualmente?

Faça uma roda de conversa. Permita que os estudantes explorem os diversos impressos levados para a sala e que, por meio da conversa, possam refletir sobre os propósitos que o ser humano tem em imprimir ideias, pensamentos, conhecimentos etc.

Para registrar a impressão dos alunos, preencha um quadro de investigação SQA (Sei, Quero Saber, Aprendi), no qual os estudantes serão convidados, nesse momento da aula, a registrar em uma coluna o que já sabem sobre o assunto e, ao final da aula, o que gostariam de saber. Dessa forma, ao final da 3ª atividade dessa sequência, os alunos poderão finalizar o quadro, preenchendo a terceira coluna com o que aprenderam. Caso queira um modelo do quadro de investigação SQA, clique aqui.

Mais do que aprender sobre a técnica, a atividade coloca em jogo a relação dos estudantes com aquilo que está ao alcance das mãos no cotidiano, e que possibilita acesso ao conhecimento construído pela humanidade ao longo da história, dialogando com o grande potencial criativo, trazendo possibilidades de invenções e criações diversas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: organize a sala em 5 grupos e proponha aos estudantes a exploração de algumas formas de impressão mais importantes e conhecidas, como a xilografia, tipografia, serigrafia, offset e impressão digital. Para cada grupo, distribua fichas com imagens de cada arte que será explorada. Do outro lado da ficha, coloque o nome da técnica para facilitar as relações.

O intuito da formação dos grupos é que a turma se aproxime do material e a aula não seja apenas expositiva, trazendo mais autonomia aos estudantes. Construa um material de apoio (por exemplo, uma apresentação em PowerPoint) para ilustrar sua exposição, e que, no decorrer de cada ficha analisada e apresentada, os estudantes sejam convidados a relacionar os exemplares disponíveis na sala com os métodos apresentados por você. Permita que a turma reflita como era feito esse processo, e no decorrer das explicações e explorações construam a ligação, em uma perspectiva histórica, da evolução da impressão.

Nessa perspectiva histórica, inclua o acesso a imagens de pinturas rupestres com registros nas cavernas de situações que o homem primitivo vivia ou projetava, com o uso de plantas, rochas, terra e sangue de animais. Não se esqueça de que é necessário refletir que os impressos são múltiplos e com intenções variadas, atendem às necessidades e interesses das pessoas e dialogam com o grande potencial criativo de cada um.

Crie fichas de curiosidades que possam ser lidas pelos próprios estudantes, como uma forma de aprofundar a discussão, contendo informações, como por exemplo:

  • Antes da impressão, a escrita tinha de ser feita manualmente com materiais nobres e difíceis de manusear, como argila, papiro ou pergaminhos.
  • Foram os chineses que deram os primeiros passos na invenção da imprensa, encontrando um procedimento que lhes permitiu obter muitas reproduções iguais de um só documento original, sem fazer as cópias manualmente. Esse procedimento é chamado de xilografia e consiste em fazer a impressão com a ajuda de tábuas de madeira.
  • Um fator determinante para a evolução da imprensa foi a invenção do papel, porque o papiro e o pergaminho não eram adequados para impressão.
  • Johannes Gutenberg é famoso por ter inventado a impressão nos moldes mais parecidos com o usado atualmente. A primeira obra impressa por Gutenberg foi a Bíblia: imprimiram-se 150 exemplares em papel e 50 em pergaminho.

Entre outras curiosidades que podem apoiar a discussão com a turma. Se quiser saber mais sobre o tema, leia os materiais complementares disponibilizados no slide introdutório deste plano de aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: peça aos grupos para refletirem sobre o que foi discutido em aula e, em seguida, abra uma roda de conversa para que cada estudante possa colocar sua opinião sobre a história da impressão.

  • Teve alguma técnica que chamou mais atenção? Qual?
  • Você já havia ouvido falar de alguma dessas formas de impressão?
  • Gostaria de conhecer mais profundamente alguma delas?
  • Acha que essa história do processo da impressão foi importante para evolução da cultura e da arte nos dias atuais? Por quê?

Permita que, nesse momento, os estudantes coloquem dúvidas e façam trocas de experiências. Finalize a aula com o preenchimento da segunda coluna do quadro de investigação SQA, trazendo o que os estudantes gostariam de saber sobre o assunto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 4 aulas. A primeira e a segunda atividades podem ser realizadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. A proposta tem como intuito refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir (ideias, pensamentos, projetos, situações vividas...) e permite que os alunos conheçam e experienciem métodos diversos de impressão, abordando as técnicas a partir de uma perspectiva histórica.

Sobre este plano: esse plano específico tem previsão para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Com o intuito de explorar e conhecer o processo de diferentes técnicas de impressões que permitam refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir ideias, pensamentos, experiências etc., numa perspectiva histórica.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF12LP02, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07 e EF15AR02 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1 - Conhecimento (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva) e 6 - Trabalho e Projeto de Vida (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade).

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades da sequência.

Ação prévia: prepare antecipadamente diferentes tipos de impressos, como revistas, jornais, xerox, carimbos, fôlderes, catálogos, livros, convites, fotografias etc. para serem modelos de exploração em sala. Prepare também o material de apoio para ilustrar as técnicas estudadas e as fichas com figuras e curiosidades sobre o processo de impressão em uma perspectiva histórica, para aproximar os estudantes do conteúdo pretendido.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos do caráter de Educação Empreendedora, com destaque em quatro facetas dessa sequência: a) o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir, b) o trabalho colaborativo, c) a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado, d) a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos impressos.

Materiais necessários: diferentes tipos de impressos, como revistas, jornais, xerox, carimbos, folders, catálogos, livros, convites, fotografias etc.

Material complementar: para conhecer um pouco mais sobre a história dos processos de impressão, foram selecionados dois artigos e um videodocumentário para apoiar no aprofundamento desse tema durante essa sequência. Fica a dica de estudo.

“A HISTÓRIA DA IMPRESSÃO 2015 ". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2645Scfct54. Acesso em: 03 abril. 2020.

HISTÓRIA DA IMPRESSÃO GRÁFICA: DA ORIGEM AOS DIAS DE HOJE. Fonte: blog.360imprimir. Disponível em:

http://blog.360imprimir.com.br/historia-da-impressao-grafica/ Acesso em: 05 mar. 2020.

IMPRESSÃO OFFSET E DIGITAL: CONHEÇA AS DIFERENÇAS Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/impressao-offset-e-digital-conheca-as-diferencas/ Acesso em: 05 mar. 2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique à turma que o objetivo da aula é que eles possam conhecer algumas formas de impressão mais importantes e conhecidas numa perspectiva histórica, além de compreender que a descoberta da imprensa modificou drasticamente a vida na sociedade e tem sido a chave nas transformações culturais ao longo do tempo.

Inicie a aula apresentando para a turma uma exposição com as diferentes impressões trazidas para a sala. Questione se eles sabem o intuito de se colocar em formato impresso palavras e desenhos.

Questione se eles conseguem imaginar como era a vida antes da invenção da impressão em papel.

- Sem impressões, seria possível ter livros, propagandas, jornais etc.?

- Como seria o tempo de produção se tudo fosse feito manualmente?

Faça uma roda de conversa. Permita que os estudantes explorem os diversos impressos levados para a sala e que, por meio da conversa, possam refletir sobre os propósitos que o ser humano tem em imprimir ideias, pensamentos, conhecimentos etc.

Para registrar a impressão dos alunos, preencha um quadro de investigação SQA (Sei, Quero Saber, Aprendi), no qual os estudantes serão convidados, nesse momento da aula, a registrar em uma coluna o que já sabem sobre o assunto e, ao final da aula, o que gostariam de saber. Dessa forma, ao final da 3ª atividade dessa sequência, os alunos poderão finalizar o quadro, preenchendo a terceira coluna com o que aprenderam. Caso queira um modelo do quadro de investigação SQA, clique aqui.

Mais do que aprender sobre a técnica, a atividade coloca em jogo a relação dos estudantes com aquilo que está ao alcance das mãos no cotidiano, e que possibilita acesso ao conhecimento construído pela humanidade ao longo da história, dialogando com o grande potencial criativo, trazendo possibilidades de invenções e criações diversas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: organize a sala em 5 grupos e proponha aos estudantes a exploração de algumas formas de impressão mais importantes e conhecidas, como a xilografia, tipografia, serigrafia, offset e impressão digital. Para cada grupo, distribua fichas com imagens de cada arte que será explorada. Do outro lado da ficha, coloque o nome da técnica para facilitar as relações.

O intuito da formação dos grupos é que a turma se aproxime do material e a aula não seja apenas expositiva, trazendo mais autonomia aos estudantes. Construa um material de apoio (por exemplo, uma apresentação em PowerPoint) para ilustrar sua exposição, e que, no decorrer de cada ficha analisada e apresentada, os estudantes sejam convidados a relacionar os exemplares disponíveis na sala com os métodos apresentados por você. Permita que a turma reflita como era feito esse processo, e no decorrer das explicações e explorações construam a ligação, em uma perspectiva histórica, da evolução da impressão.

Nessa perspectiva histórica, inclua o acesso a imagens de pinturas rupestres com registros nas cavernas de situações que o homem primitivo vivia ou projetava, com o uso de plantas, rochas, terra e sangue de animais. Não se esqueça de que é necessário refletir que os impressos são múltiplos e com intenções variadas, atendem às necessidades e interesses das pessoas e dialogam com o grande potencial criativo de cada um.

Crie fichas de curiosidades que possam ser lidas pelos próprios estudantes, como uma forma de aprofundar a discussão, contendo informações, como por exemplo:

  • Antes da impressão, a escrita tinha de ser feita manualmente com materiais nobres e difíceis de manusear, como argila, papiro ou pergaminhos.
  • Foram os chineses que deram os primeiros passos na invenção da imprensa, encontrando um procedimento que lhes permitiu obter muitas reproduções iguais de um só documento original, sem fazer as cópias manualmente. Esse procedimento é chamado de xilografia e consiste em fazer a impressão com a ajuda de tábuas de madeira.
  • Um fator determinante para a evolução da imprensa foi a invenção do papel, porque o papiro e o pergaminho não eram adequados para impressão.
  • Johannes Gutenberg é famoso por ter inventado a impressão nos moldes mais parecidos com o usado atualmente. A primeira obra impressa por Gutenberg foi a Bíblia: imprimiram-se 150 exemplares em papel e 50 em pergaminho.

Entre outras curiosidades que podem apoiar a discussão com a turma. Se quiser saber mais sobre o tema, leia os materiais complementares disponibilizados no slide introdutório deste plano de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: peça aos grupos para refletirem sobre o que foi discutido em aula e, em seguida, abra uma roda de conversa para que cada estudante possa colocar sua opinião sobre a história da impressão.

  • Teve alguma técnica que chamou mais atenção? Qual?
  • Você já havia ouvido falar de alguma dessas formas de impressão?
  • Gostaria de conhecer mais profundamente alguma delas?
  • Acha que essa história do processo da impressão foi importante para evolução da cultura e da arte nos dias atuais? Por quê?

Permita que, nesse momento, os estudantes coloquem dúvidas e façam trocas de experiências. Finalize a aula com o preenchimento da segunda coluna do quadro de investigação SQA, trazendo o que os estudantes gostariam de saber sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano