19196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Planejamento e construções de objetos literários

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Planejar e iniciar a construção de um processo de escrita autônoma e compartilhada de objetos literários da turma.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, oriente algum adulto a fazer a mediação da atividade, que será a realização da produção literária. Explique que o objetivo é permitir que a criança tenha autonomia para fazer as escolhas que achar mais oportunas para o planejamento e a apresentação da produção.

Peça para a família conversar com a criança sobre os diferentes tipos de objetos literários que possuem em casa (livros, caderno de receitas da família, contação de história em vídeos da internet etc.).

Proponha que a criança também seja um escritor e sugira que ela produza o próprio objeto literário. Permita que ela faça a escolha de uma temática para a própria criação. Sugira, como ideia, a criação de história de uma criança que precisa ficar em casa e não pode frequentar a escola.

- Como será que essa criança se sente?

- O que ela fará nesse período?

- O que vai acontecer quando tudo voltar ao normal?

Essas podem ser as sugestões, porém, deixe a decisão ser tomada pela criança de acordo com as preferências dela. 

Oriente a família em relação à importância de um planejamento para essa produção e estimule que façam uma apresentação para valorizar todo o esforço da criança na criação desse objeto literário. Incentive que aproveitem esse momento para se divertirem e estimular a criatividade e a autonomia da criança.

Sugestão Enviada Por: Cibele Kimura


Código: EDE1_03UND02

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas