Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_22GRM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Cédulas de brinquedo.
Jogo: Quebra-cabeça cédulas
Jogo: Caça-moedas
Jogo da memória: cédulas
Jogo da memória: moedas
Jogo: Quanto custa?
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolução de problemas envolvendo a comparação e a equivalência de valores monetários. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal, presente no slide 6. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), apresente a sequência dos slides e siga as orientações da atividade junto com a turma. Eles devem copiar a atividade no caderno e podem responder às questões levantando a mão, abrindo o seu microfone ou pelo bate-papo. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode fotografar o slide 6 ou enviar o arquivo da atividade principal pela mesma via para que os alunos tenham acesso, possam imprimi-la ou copiá-la e respondam pelo mesmo meio. Os alunos podem utilizar cédulas de brinquedo imprimindo ou desenhando, desta forma, eles poderão utilizar material concreto para manipular e resolver a situação problema. Incentive que os alunos compartilhem as suas soluções. Envie algumas perguntas para guiar e provocar a discussão:
- Ao fazer a leitura do problema, o que podemos fazer para ajudar na resolução?
- Na elaboração das estratégias, usar o dinheiro de brinquedo ajuda?
- Que operações podemos usar?
Os alunos podem responder os questionamentos pelo mesmo meio, através de fotografias das cédulas que estão utilizando, áudios ou textos.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides 7 e 8 da discussão das soluções com os alunos, ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, de áudio ou mesmo de vídeo se quiserem mostrar seus agrupamentos de cédulas e como pensaram para resolver a situação.
Encerramento
Retome com a turma os conceitos explorados na aula: as trocas monetárias. Os alunos devem fazer essas anotações em seus cadernos para futuras consultas. Acrescente também as conclusões dos alunos que não constam no slide.
Raio X
A atividade do Raio X retoma a situação de compra e venda e pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos utilizando, inclusive, as cédulas de brinquedo. Podem também pedir que eles verifiquem as cédulas e moedas que podem usar em situações reais de compra e venda. Podem também jogar em família os jogos indicados ou jogos que tenham em casa, como, por exemplo, o Banco Imobiliário.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Grave um áudio, um vídeo ou envie uma mensagem à família explicando como ela pode ajudar os alunos nessa organização e na resolução da atividade.