17715
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - A crise do feudalismo e a centralização política europeia

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A crise do feudalismo e a centralização política europeia

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI07. de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização desta aula, você irá precisar de:

  • Projetor de slides.
  • Imagens impressas.
  • Textos impressos para análise.
  • Caderno, lápis, caneta, borracha.

Material complementar: Links das imagens e textos para impressão

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Se possível, projete o objetivo para a sala. Se não dispor dos meios, você pode ler em voz alta ou escrevê-lo no quadro. Realize a leitura coletiva com a sala e garanta que todos os alunos tenham compreendido o objetivo da aula, retirando as eventuais dúvidas que surgirem.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

title> Contexto select-down

Slide Plano Aula title> Contexto

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deve introduzir o assunto a ser tratado nesta aula.

  • Projete as imagens para os alunos, garantindo que todos consigam vê-las e analisá-las.
  • Se não for possível projetá-las, imprima as imagens e distribua para os alunos para que possam realizar a análise. O link para impressão das imagens está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NXmu5QjXhqbVyFPCQxUUqUQhQvKQMpqf7qDb2fCNEZH2tYaaYkdS5DKxzGA/his7-07und01-imagens-contexto.pdf
  • Após mostrar as imagens aos alunos, auxilie na sua interpretação. Destaque os elementos importantes, como a estratificação da sociedade feudal, dividida em: nobreza, clero, militares, artesãos, comerciantes e servos.
  • Reforce com os alunos que o feudalismo não foi um fenômeno homogêneo em todo território europeu, sendo mais claramente presente na região da Península Ibérica.
  • Compare as imagens do feudo e da cidade medieval explicando aos alunos que havia uma forte divisão entre campo e cidade, sendo uma das principais características do feudalismo. Relembre que havia uma relação de servidão no campo, enquanto nas cidades a maioria dos homens livres não nobres trabalhava como artesãos.

O objetivo é que os alunos reconheçam algumas das características da sociedade medieval feudal, que irá servir como base para o aprofundamento da discussão nas próximas etapas da aula. Aqui, também você deverá identificar quais conhecimentos prévios os alunos detém sobre o assunto que será tratado em aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa você deve introduzir o assunto a ser tratado nesta aula.

  • Projete as imagens para os alunos, garantindo que todos consigam vê-las e analisá-las.
  • Se não for possível projetá-las, imprima as imagens e distribua para os alunos para que possam realizar a análise. O link para impressão das imagens está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NXmu5QjXhqbVyFPCQxUUqUQhQvKQMpqf7qDb2fCNEZH2tYaaYkdS5DKxzGA/his7-07und01-imagens-contexto.pdf
  • Após mostrar as imagens aos alunos, auxilie na sua interpretação. Destaque os elementos importantes, como a estratificação da sociedade feudal, dividida em: nobreza, clero, militares, artesãos, comerciantes e servos.
  • Reforce com os alunos que o feudalismo não foi um fenômeno homogêneo em todo território europeu, sendo mais claramente presente na região da Península Ibérica.
  • Compare as imagens do feudo e da cidade medieval explicando aos alunos que havia uma forte divisão entre campo e cidade, sendo uma das principais características do feudalismo. Relembre que havia uma relação de servidão no campo, enquanto nas cidades a maioria dos homens livres não nobres trabalhavam como artesãos.

O objetivo é que os alunos reconheçam algumas das características da sociedade medieval feudal, que irá servir como base para o aprofundamento da discussão nas próximas etapas da aula. Aqui, também você deverá identificar quais conhecimentos prévios os alunos detém sobre o assunto que será tratado em aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema da aula com base na análise de uma fonte histórica escrita.

  • Separe a sala em grupos de até quatro membros e distribua os textos impressos para cada grupo.

Link para impressão: Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Es5FKBF64CKDu3jrTeybD63m8jEkagBz5qs3c6THC5FtUSgUn2ad4KzE3Qfg/his7-07und01-texto-problematizacao.pdf

  • Entregue aos alunos também um Glossário, para que eles possam ter uma melhor compreensão do texto. Se por acaso os alunos tiverem dúvidas em palavras que não estão no Glossário, você deve ajudá-los com os significados.

Link para impressão: Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bA72hVZXzwDftyavfW3QA9nBQFRVUdwJgQUsgFZVAHwVYauSNQUEmatUW8RD/his7-07und01-glossario.pdf

  • Oriente os alunos a realizar a leitura e análise dos dois textos.
  • Oriente a leitura dos alunos, destacando os pontos importantes de cada texto, como por exemplo: “Sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja. De dentro dela, e em concorrência com ela, desenvolveu-se um segmento urbano, mercantil, que buscava outros valores”. Comente como este trecho nos dá características da sociedade feudal e como algumas destas características já indicavam as mudanças que levariam ao processo de formação das sociedades modernas absolutistas.
  • Outro trecho importante para destacar com os alunos é: “Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais: o Renascimento (baseado no Renascimento do século XII), os Descobrimentos (continuadores das viagens dos normandos e dos italianos), o Protestantismo (sucessor vitorioso das heresias*), o Absolutismo (consumação da centralização monárquica).” Professor, aqui você deve explicar aos alunos como a crise do feudalismo abre espaço para o surgimento da sociedade moderna, que trará a centralização política-administrativa dos territórios antes fragmentados do feudalismo, a unificação das moedas, a concentração de poder na figura real, a valorização da sociedade urbana e comercial com os burgos, mas que essa sociedade também vai carregar elementos de permanência da sociedade medieval, como a importância da Igreja dentro da organização social, sendo ela a principal aliada da nobreza. É importante que os alunos compreendam que o processo de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna é um processo lento e gradual que conta com elementos de ruptura com a sociedade feudal mas também se utiliza das bases da sociedade medieval para emergir.
  • Certifique-se que os alunos consigam relacionar a análise do documento escrito com a análise das imagens realizadas no início da aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema da aula com base na análise de uma fonte histórica escrita.

  • Separe a sala em grupos de até quatro membros e distribua os textos impressos para cada grupo.

Link para impressão: Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Es5FKBF64CKDu3jrTeybD63m8jEkagBz5qs3c6THC5FtUSgUn2ad4KzE3Qfg/his7-07und01-texto-problematizacao.pdf

  • Entregue aos alunos também um Glossário, para que eles possam ter uma melhor compreensão do texto. Se por acaso os alunos tiverem dúvidas em palavras que não estão no Glossário, você deve ajudá-los com os significados.

Link para impressão: Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bA72hVZXzwDftyavfW3QA9nBQFRVUdwJgQUsgFZVAHwVYauSNQUEmatUW8RD/his7-07und01-glossario.pdf

  • Oriente os alunos a realizar a leitura e análise dos dois textos.
  • Oriente a leitura dos alunos, destacando os pontos importantes de cada texto, como por exemplo: “Sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja. De dentro dela, e em concorrência com ela, desenvolveu-se um segmento urbano, mercantil, que buscava outros valores”. Comente como este trecho nos dá características da sociedade feudal e como algumas destas características já indicavam as mudanças que levariam ao processo de formação das sociedades modernas absolutistas.
  • Outro trecho importante para destacar com os alunos é: “Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais: o Renascimento (baseado no Renascimento do século XII), os Descobrimentos (continuadores das viagens dos normandos e dos italianos), o Protestantismo (sucessor vitorioso das heresias*), o Absolutismo (consumação da centralização monárquica).” Aqui você deve explicar aos alunos como a crise do feudalismo abre espaço para o surgimento da sociedade moderna, que trará a centralização político-administrativa dos territórios antes fragmentados do feudalismo, a unificação das moedas, a concentração de poder na figura real, a valorização da sociedade urbana e comercial com os burgos, mas que essa sociedade também vai carregar elementos de permanência da sociedade medieval, como a importância da Igreja dentro da organização social, sendo ela a principal aliada da nobreza. É importante que os alunos compreendam que o processo de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna é um processo lento e gradual que conta com elementos de ruptura com a sociedade feudal mas também se utiliza das bases da sociedade medieval para emergir.
  • Certifique-se que os alunos consigam relacionar a análise do documento escrito com a análise das imagens realizadas no início da aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão sistematizar os conhecimentos adquiridos durante as análises e discussões realizadas em aula. Para isso, os grupos deverão criar uma tabela onde irão listas cinco modificações que ocorreram na transição da sociedade feudal para a sociedade moderna. Entregue para cada grupo uma cópia da tabela e oriente o preenchimento. Link para impressão: Tabela Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXznhSxbkswuvsHR3p3csBSqD4JzYYwP6u7hqfKYEW5HD9D9D9Nzxq2zS6ph/his7-07und01-tabela-sistematizacao.pdf

Eles deverão escrever como um elemento se estruturava na sociedade feudal e como ele passa a se estruturar na sociedade moderna. Por exemplo: organização política na sociedade feudal era fragmentada, já na sociedade moderna passa a ser centralizada na figura do rei.

A lista deverá ser construída em conjunto nos grupos, garantindo que todos os alunos participem dessa construção. Ela pode ser feita no próprio caderno do aluno.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI07. de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização desta aula, você irá precisar de:

  • Projetor de slides.
  • Imagens impressas.
  • Textos impressos para análise.
  • Caderno, lápis, caneta, borracha.

Material complementar: Links das imagens e textos para impressão

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Se possível, projete o objetivo para a sala. Se não dispor dos meios, você pode ler em voz alta ou escrevê-lo no quadro. Realize a leitura coletiva com a sala e garanta que todos os alunos tenham compreendido o objetivo da aula, retirando as eventuais dúvidas que surgirem.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Slide Plano Aula
title> Contexto

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deve introduzir o assunto a ser tratado nesta aula.

  • Projete as imagens para os alunos, garantindo que todos consigam vê-las e analisá-las.
  • Se não for possível projetá-las, imprima as imagens e distribua para os alunos para que possam realizar a análise. O link para impressão das imagens está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NXmu5QjXhqbVyFPCQxUUqUQhQvKQMpqf7qDb2fCNEZH2tYaaYkdS5DKxzGA/his7-07und01-imagens-contexto.pdf
  • Após mostrar as imagens aos alunos, auxilie na sua interpretação. Destaque os elementos importantes, como a estratificação da sociedade feudal, dividida em: nobreza, clero, militares, artesãos, comerciantes e servos.
  • Reforce com os alunos que o feudalismo não foi um fenômeno homogêneo em todo território europeu, sendo mais claramente presente na região da Península Ibérica.
  • Compare as imagens do feudo e da cidade medieval explicando aos alunos que havia uma forte divisão entre campo e cidade, sendo uma das principais características do feudalismo. Relembre que havia uma relação de servidão no campo, enquanto nas cidades a maioria dos homens livres não nobres trabalhava como artesãos.

O objetivo é que os alunos reconheçam algumas das características da sociedade medieval feudal, que irá servir como base para o aprofundamento da discussão nas próximas etapas da aula. Aqui, também você deverá identificar quais conhecimentos prévios os alunos detém sobre o assunto que será tratado em aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa você deve introduzir o assunto a ser tratado nesta aula.

  • Projete as imagens para os alunos, garantindo que todos consigam vê-las e analisá-las.
  • Se não for possível projetá-las, imprima as imagens e distribua para os alunos para que possam realizar a análise. O link para impressão das imagens está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6NXmu5QjXhqbVyFPCQxUUqUQhQvKQMpqf7qDb2fCNEZH2tYaaYkdS5DKxzGA/his7-07und01-imagens-contexto.pdf
  • Após mostrar as imagens aos alunos, auxilie na sua interpretação. Destaque os elementos importantes, como a estratificação da sociedade feudal, dividida em: nobreza, clero, militares, artesãos, comerciantes e servos.
  • Reforce com os alunos que o feudalismo não foi um fenômeno homogêneo em todo território europeu, sendo mais claramente presente na região da Península Ibérica.
  • Compare as imagens do feudo e da cidade medieval explicando aos alunos que havia uma forte divisão entre campo e cidade, sendo uma das principais características do feudalismo. Relembre que havia uma relação de servidão no campo, enquanto nas cidades a maioria dos homens livres não nobres trabalhavam como artesãos.

O objetivo é que os alunos reconheçam algumas das características da sociedade medieval feudal, que irá servir como base para o aprofundamento da discussão nas próximas etapas da aula. Aqui, também você deverá identificar quais conhecimentos prévios os alunos detém sobre o assunto que será tratado em aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema da aula com base na análise de uma fonte histórica escrita.

  • Separe a sala em grupos de até quatro membros e distribua os textos impressos para cada grupo.

Link para impressão: Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Es5FKBF64CKDu3jrTeybD63m8jEkagBz5qs3c6THC5FtUSgUn2ad4KzE3Qfg/his7-07und01-texto-problematizacao.pdf

  • Entregue aos alunos também um Glossário, para que eles possam ter uma melhor compreensão do texto. Se por acaso os alunos tiverem dúvidas em palavras que não estão no Glossário, você deve ajudá-los com os significados.

Link para impressão: Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bA72hVZXzwDftyavfW3QA9nBQFRVUdwJgQUsgFZVAHwVYauSNQUEmatUW8RD/his7-07und01-glossario.pdf

  • Oriente os alunos a realizar a leitura e análise dos dois textos.
  • Oriente a leitura dos alunos, destacando os pontos importantes de cada texto, como por exemplo: “Sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja. De dentro dela, e em concorrência com ela, desenvolveu-se um segmento urbano, mercantil, que buscava outros valores”. Comente como este trecho nos dá características da sociedade feudal e como algumas destas características já indicavam as mudanças que levariam ao processo de formação das sociedades modernas absolutistas.
  • Outro trecho importante para destacar com os alunos é: “Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais: o Renascimento (baseado no Renascimento do século XII), os Descobrimentos (continuadores das viagens dos normandos e dos italianos), o Protestantismo (sucessor vitorioso das heresias*), o Absolutismo (consumação da centralização monárquica).” Professor, aqui você deve explicar aos alunos como a crise do feudalismo abre espaço para o surgimento da sociedade moderna, que trará a centralização política-administrativa dos territórios antes fragmentados do feudalismo, a unificação das moedas, a concentração de poder na figura real, a valorização da sociedade urbana e comercial com os burgos, mas que essa sociedade também vai carregar elementos de permanência da sociedade medieval, como a importância da Igreja dentro da organização social, sendo ela a principal aliada da nobreza. É importante que os alunos compreendam que o processo de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna é um processo lento e gradual que conta com elementos de ruptura com a sociedade feudal mas também se utiliza das bases da sociedade medieval para emergir.
  • Certifique-se que os alunos consigam relacionar a análise do documento escrito com a análise das imagens realizadas no início da aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema da aula com base na análise de uma fonte histórica escrita.

  • Separe a sala em grupos de até quatro membros e distribua os textos impressos para cada grupo.

Link para impressão: Textos Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Es5FKBF64CKDu3jrTeybD63m8jEkagBz5qs3c6THC5FtUSgUn2ad4KzE3Qfg/his7-07und01-texto-problematizacao.pdf

  • Entregue aos alunos também um Glossário, para que eles possam ter uma melhor compreensão do texto. Se por acaso os alunos tiverem dúvidas em palavras que não estão no Glossário, você deve ajudá-los com os significados.

Link para impressão: Glossário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bA72hVZXzwDftyavfW3QA9nBQFRVUdwJgQUsgFZVAHwVYauSNQUEmatUW8RD/his7-07und01-glossario.pdf

  • Oriente os alunos a realizar a leitura e análise dos dois textos.
  • Oriente a leitura dos alunos, destacando os pontos importantes de cada texto, como por exemplo: “Sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja. De dentro dela, e em concorrência com ela, desenvolveu-se um segmento urbano, mercantil, que buscava outros valores”. Comente como este trecho nos dá características da sociedade feudal e como algumas destas características já indicavam as mudanças que levariam ao processo de formação das sociedades modernas absolutistas.
  • Outro trecho importante para destacar com os alunos é: “Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais: o Renascimento (baseado no Renascimento do século XII), os Descobrimentos (continuadores das viagens dos normandos e dos italianos), o Protestantismo (sucessor vitorioso das heresias*), o Absolutismo (consumação da centralização monárquica).” Aqui você deve explicar aos alunos como a crise do feudalismo abre espaço para o surgimento da sociedade moderna, que trará a centralização político-administrativa dos territórios antes fragmentados do feudalismo, a unificação das moedas, a concentração de poder na figura real, a valorização da sociedade urbana e comercial com os burgos, mas que essa sociedade também vai carregar elementos de permanência da sociedade medieval, como a importância da Igreja dentro da organização social, sendo ela a principal aliada da nobreza. É importante que os alunos compreendam que o processo de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna é um processo lento e gradual que conta com elementos de ruptura com a sociedade feudal mas também se utiliza das bases da sociedade medieval para emergir.
  • Certifique-se que os alunos consigam relacionar a análise do documento escrito com a análise das imagens realizadas no início da aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos deverão sistematizar os conhecimentos adquiridos durante as análises e discussões realizadas em aula. Para isso, os grupos deverão criar uma tabela onde irão listas cinco modificações que ocorreram na transição da sociedade feudal para a sociedade moderna. Entregue para cada grupo uma cópia da tabela e oriente o preenchimento. Link para impressão: Tabela Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXznhSxbkswuvsHR3p3csBSqD4JzYYwP6u7hqfKYEW5HD9D9D9Nzxq2zS6ph/his7-07und01-tabela-sistematizacao.pdf

Eles deverão escrever como um elemento se estruturava na sociedade feudal e como ele passa a se estruturar na sociedade moderna. Por exemplo: organização política na sociedade feudal era fragmentada, já na sociedade moderna passa a ser centralizada na figura do rei.

A lista deverá ser construída em conjunto nos grupos, garantindo que todos os alunos participem dessa construção. Ela pode ser feita no próprio caderno do aluno.

Para você saber mais: Caso ache necessário se aprofundar sobre o assunto, sugerimos as seguintes leituras:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano