17708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Neoliberalismo no Brasil e o processo de privatização das empresas estatais

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Neoliberalismo no Brasil e o processo de privatização das empresas estatais

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI32) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Link para a reportagem: Privatizações ganharam força a partir dos anos 90

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnFKEaJsKMnRwbBhtfxRM68YQuR47M3gQGAEyA7FUNP7fBWHBQzpWgtCcCkQ/his9-32und02-privatizacoes-ganharam-forca-a-partir-dos-anos-90.pdf

Link para a Charge: Privatização da Petrobras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcK9AMk9CvJ6sDanSYhBPPmrBapVqArhABp4JFgyrE8NBV4wrfNS4rvzGKHx/his9-32und02-charge-privatizacao-da-petrobras.pdf

Para você saber mais:

Privatização da Petrobras. DomTotal. Charges. Publicado 30/05/2018.Dispobnível em: http://domtotal.com/charge/2251/2018/05/privatizacao-da-petrobras/ acesso em 20 de abril de 2019

Privatizações ganharam força a partir dos anos 90. O Globo. Mário Russo

21/10/2013. Dispobnível em: https://oglobo.globo.com/economia/privatizacoes-ganharam-forca-partir-dos-anos-90-10448501 acesso em 20 de abril de 2019.

Privatização. Dicio Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/privatizacao/ acesso em 21 de abril de 2019.

PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.

Problematização:

Link de acesso ao texto:

As privatizações valem a pena? Entenda o debate em torno da privatização de ativos estatais brasileiros. por Bruno André Blume. Politize! Publicado em 23 de maio de 2016. Última atualização em 08 de março de 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/privatizacoes-valem-a-pena/ acesso em 21 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. Cláudio Mendonça. UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm acesso em 21 de abril de 2019.

Sistematização:

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para saber mais:

Sugiro a leitura da introdução desta publicação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema (o slide pode ser projetado, ou impresso) e foi dividido em duas etapas. A primeira tem o objetivo de analisar a fotografia da reportagem do jornal O Globo e a segunda propõe debater a charge “Privatização da Petrobras” que tem posição contrária a fotografia do jornal.

Inicie a atividade solicitando aos estudantes que pesquisem no dicionário o significado da palavra privatização, peça que registrem no caderno. Permitir que os alunos pesquisem os significados dessa palavra proporciona repertório para a análise da imagem. Solicite que observem a fotografia da reportagem do jornal “O Globo” direcionando o olhar dos alunos para que reflitam sobre a imagem e sobre a posição dos integrantes na fotografia (os homens estão apertando as mãos, fechando um acordo). Dialogue com os estudantes sobre a imagem, orientando a observação para o aspecto positivo que a fotografia transmite em relação à privatização.

Em seguida, peça a um dos alunos que leia a manchete da reportagem questionando se conhecem alguma empresa estatal que foi privatizada. Selecione dois alunos para socializar suas respostas e hipóteses.

Link para a reportagem: Privatizações ganharam força a partir dos anos 90

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnFKEaJsKMnRwbBhtfxRM68YQuR47M3gQGAEyA7FUNP7fBWHBQzpWgtCcCkQ/his9-32und02-privatizacoes-ganharam-forca-a-partir-dos-anos-90.pdf

Para você saber mais:

Privatizações ganharam força a partir dos anos 90. O Globo. Mário Russo

21/10/2013. Dispobnível em: https://oglobo.globo.com/economia/privatizacoes-ganharam-forca-partir-dos-anos-90-10448501 acesso em 20 de abril de 2019.

Privatização. Dicio Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/privatizacao/ acesso em 21 de abril de 2019.

PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para a análise da charge a sugestão é um roteiro de perguntas:

  • No centro da imagem há uma caricatura que tem a função de um garçom. Por que o garçom está servindo em uma bandeja torres de petróleo?
  • Estas torres são o símbolo da Petrobras
  • Reflitam sobre a frase : “Foi dessa mesa que pediram uma fatia da Petrobras?”. Quais significados podem-se atribuir a esta expressão?
  • A ideia é debater sobre a privatização da Petrobras com foco na disputa das empresas privadas por uma parte ou ações desta estatal.
  • No canto esquerdo da charge, há um balão de diálogo com a palavra Yes!. Por que o autor escolhe uma palavra na língua inglesa para afirmar que a mesa quer uma fatia da Petrobras? Quais hipóteses podemos levantar sobre a privatização da Petrobras?
  • Neste momento permita que os estudantes levantem hipóteses, valorize-as corrigindo possíveis equívocos sem, no entanto, ministrar uma aula sobre privatização. A ideia é a construção deste conhecimento por meio da pesquisa e análise dos prós e contras, promovendo o debate de posições diferentes sobre o tema.

Link para a Charge: Privatização da Petrobras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcK9AMk9CvJ6sDanSYhBPPmrBapVqArhABp4JFgyrE8NBV4wrfNS4rvzGKHx/his9-32und02-charge-privatizacao-da-petrobras.pdf

Para você saber mais:

Privatização da Petrobras. DomTotal. Charges. Publicado 30/05/2018.Dispobnível em: http://domtotal.com/charge/2251/2018/05/privatizacao-da-petrobras/ acesso em 20 de abril de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para que os estudantes construam a tabela, inicie a atividade dividindo a sala em grupos. A sugestão é que se estabeleça critérios para que os alunos com maior dificuldade em leitura e interpretação de texto, façam parceria com os que apresentam desenvoltura para escrever e analisar os textos. As tabelas produzidas precisam apresentar os prós e contras do processo de privatização no Brasil.

Ao final da atividade, os grupos farão a escrita de um a dois parágrafos com um posicionamento sobre este processo. Este posicionamento servirá de base para a construção de uma charge que será o material da sistematização da aula. Lembre-se: o fato de posicionar-se não implica em uma dualidade sobre certo ou errado, mas a promoção de um debate das perspectivas diferentes sobre o tema. Separe alguns exemplares de dicionários para disponibilizar aos estudantes, há algumas palavras que precisam do auxílio do dicionário para que os alunos possam atribuir sentido. Controle o tempo.

Link de acesso ao texto:

As privatizações valem a pena? Entenda o debate em torno da privatização de ativos estatais brasileiros. por Bruno André Blume. Politize! Publicado em 23 de maio de 2016. Última atualização em 08 de março de 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/privatizacoes-valem-a-pena/ acesso em 21 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. Cláudio Mendonça. UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm acesso em 21 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Os grupos farão a produção de uma charge que expresse seu posicionamento sobre o tema. Os estudantes têm, como base, a tabela comparativa com os prós e contras, os parágrafos com o posicionamento do grupo e as análises da imagem e charge. A ideia é socializar as diferentes perspectivas por meio de um material lúdico. Peça aos estudante que utilizem como exemplo a charge analisada no ínicio da aula, se a escola tiver acesso a computadores os alunos podem desenhar a charge por meio de programas. A ideia é confrontar ideias diferentes para apresentar a pluralidade de argumentos, por esta razão sugere-se que grupos de posicionamentos diferentes apresentem.

Ao final retome e explique o processo de privatização brasileiro a partir da década de 1990 por meio de um esquema (ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva os conteúdos trabalhados em aula).

Recolha as charges e fixe-as na parede da sala para que os estudantes tenham acesso às produções dos grupo.

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI32) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Contexto:

Link para a reportagem: Privatizações ganharam força a partir dos anos 90

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnFKEaJsKMnRwbBhtfxRM68YQuR47M3gQGAEyA7FUNP7fBWHBQzpWgtCcCkQ/his9-32und02-privatizacoes-ganharam-forca-a-partir-dos-anos-90.pdf

Link para a Charge: Privatização da Petrobras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcK9AMk9CvJ6sDanSYhBPPmrBapVqArhABp4JFgyrE8NBV4wrfNS4rvzGKHx/his9-32und02-charge-privatizacao-da-petrobras.pdf

Para você saber mais:

Privatização da Petrobras. DomTotal. Charges. Publicado 30/05/2018.Dispobnível em: http://domtotal.com/charge/2251/2018/05/privatizacao-da-petrobras/ acesso em 20 de abril de 2019

Privatizações ganharam força a partir dos anos 90. O Globo. Mário Russo

21/10/2013. Dispobnível em: https://oglobo.globo.com/economia/privatizacoes-ganharam-forca-partir-dos-anos-90-10448501 acesso em 20 de abril de 2019.

Privatização. Dicio Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/privatizacao/ acesso em 21 de abril de 2019.

PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.

Problematização:

Link de acesso ao texto:

As privatizações valem a pena? Entenda o debate em torno da privatização de ativos estatais brasileiros. por Bruno André Blume. Politize! Publicado em 23 de maio de 2016. Última atualização em 08 de março de 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/privatizacoes-valem-a-pena/ acesso em 21 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. Cláudio Mendonça. UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm acesso em 21 de abril de 2019.

Sistematização:

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para saber mais:

Sugiro a leitura da introdução desta publicação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema (o slide pode ser projetado, ou impresso) e foi dividido em duas etapas. A primeira tem o objetivo de analisar a fotografia da reportagem do jornal O Globo e a segunda propõe debater a charge “Privatização da Petrobras” que tem posição contrária a fotografia do jornal.

Inicie a atividade solicitando aos estudantes que pesquisem no dicionário o significado da palavra privatização, peça que registrem no caderno. Permitir que os alunos pesquisem os significados dessa palavra proporciona repertório para a análise da imagem. Solicite que observem a fotografia da reportagem do jornal “O Globo” direcionando o olhar dos alunos para que reflitam sobre a imagem e sobre a posição dos integrantes na fotografia (os homens estão apertando as mãos, fechando um acordo). Dialogue com os estudantes sobre a imagem, orientando a observação para o aspecto positivo que a fotografia transmite em relação à privatização.

Em seguida, peça a um dos alunos que leia a manchete da reportagem questionando se conhecem alguma empresa estatal que foi privatizada. Selecione dois alunos para socializar suas respostas e hipóteses.

Link para a reportagem: Privatizações ganharam força a partir dos anos 90

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nnFKEaJsKMnRwbBhtfxRM68YQuR47M3gQGAEyA7FUNP7fBWHBQzpWgtCcCkQ/his9-32und02-privatizacoes-ganharam-forca-a-partir-dos-anos-90.pdf

Para você saber mais:

Privatizações ganharam força a partir dos anos 90. O Globo. Mário Russo

21/10/2013. Dispobnível em: https://oglobo.globo.com/economia/privatizacoes-ganharam-forca-partir-dos-anos-90-10448501 acesso em 20 de abril de 2019.

Privatização. Dicio Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/privatizacao/ acesso em 21 de abril de 2019.

PINHEIRO, Armando Castelar e OLIVEIRA, Luiz Chrysóstomo Filho. Privatização no Brasil: Passado, Planos e Perspectivas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Rio de Janeiro, agosto de 1991. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0230.pdf acesso em 20 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Para a análise da charge a sugestão é um roteiro de perguntas:

  • No centro da imagem há uma caricatura que tem a função de um garçom. Por que o garçom está servindo em uma bandeja torres de petróleo?
  • Estas torres são o símbolo da Petrobras
  • Reflitam sobre a frase : “Foi dessa mesa que pediram uma fatia da Petrobras?”. Quais significados podem-se atribuir a esta expressão?
  • A ideia é debater sobre a privatização da Petrobras com foco na disputa das empresas privadas por uma parte ou ações desta estatal.
  • No canto esquerdo da charge, há um balão de diálogo com a palavra Yes!. Por que o autor escolhe uma palavra na língua inglesa para afirmar que a mesa quer uma fatia da Petrobras? Quais hipóteses podemos levantar sobre a privatização da Petrobras?
  • Neste momento permita que os estudantes levantem hipóteses, valorize-as corrigindo possíveis equívocos sem, no entanto, ministrar uma aula sobre privatização. A ideia é a construção deste conhecimento por meio da pesquisa e análise dos prós e contras, promovendo o debate de posições diferentes sobre o tema.

Link para a Charge: Privatização da Petrobras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TcK9AMk9CvJ6sDanSYhBPPmrBapVqArhABp4JFgyrE8NBV4wrfNS4rvzGKHx/his9-32und02-charge-privatizacao-da-petrobras.pdf

Para você saber mais:

Privatização da Petrobras. DomTotal. Charges. Publicado 30/05/2018.Dispobnível em: http://domtotal.com/charge/2251/2018/05/privatizacao-da-petrobras/ acesso em 20 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para que os estudantes construam a tabela, inicie a atividade dividindo a sala em grupos. A sugestão é que se estabeleça critérios para que os alunos com maior dificuldade em leitura e interpretação de texto, façam parceria com os que apresentam desenvoltura para escrever e analisar os textos. As tabelas produzidas precisam apresentar os prós e contras do processo de privatização no Brasil.

Ao final da atividade, os grupos farão a escrita de um a dois parágrafos com um posicionamento sobre este processo. Este posicionamento servirá de base para a construção de uma charge que será o material da sistematização da aula. Lembre-se: o fato de posicionar-se não implica em uma dualidade sobre certo ou errado, mas a promoção de um debate das perspectivas diferentes sobre o tema. Separe alguns exemplares de dicionários para disponibilizar aos estudantes, há algumas palavras que precisam do auxílio do dicionário para que os alunos possam atribuir sentido. Controle o tempo.

Link de acesso ao texto:

As privatizações valem a pena? Entenda o debate em torno da privatização de ativos estatais brasileiros. por Bruno André Blume. Politize! Publicado em 23 de maio de 2016. Última atualização em 08 de março de 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/privatizacoes-valem-a-pena/ acesso em 21 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. Cláudio Mendonça. UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/neoliberalismo-no-brasil-politica-economica-incentivou-privatizacoes.htm acesso em 21 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Os grupos farão a produção de uma charge que expresse seu posicionamento sobre o tema. Os estudantes têm, como base, a tabela comparativa com os prós e contras, os parágrafos com o posicionamento do grupo e as análises da imagem e charge. A ideia é socializar as diferentes perspectivas por meio de um material lúdico. Peça aos estudante que utilizem como exemplo a charge analisada no ínicio da aula, se a escola tiver acesso a computadores os alunos podem desenhar a charge por meio de programas. A ideia é confrontar ideias diferentes para apresentar a pluralidade de argumentos, por esta razão sugere-se que grupos de posicionamentos diferentes apresentem.

Ao final retome e explique o processo de privatização brasileiro a partir da década de 1990 por meio de um esquema (ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva os conteúdos trabalhados em aula).

Recolha as charges e fixe-as na parede da sala para que os estudantes tenham acesso às produções dos grupo.

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 acesso em 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI32 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano