17681
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - As diferentes formas de trabalho no mundo antigo

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre As diferentes formas de trabalho no mundo antigo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Formulário do Google, Documentos do Google Driver, Flipgrid, Anchor.fm.

Contexto
O objetivo desta aula é diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo Antigo.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Como atividade inicial para esta aula, proponha que os alunos realizem uma pesquisa em casa com os familiares ou outras pessoas próximas, sobre o que pensam a respeito do “Trabalho”. Para direcioná-los quanto ao tema, proponha que utilizem o documento da atividade de contextualização: os entrevistados podem mencionar quais definições consideram mais importantes, em uma escala de 0 a 10, ou “Não concordo”/“Concordo parcialmente”/“Concordo totalmente”. Oriente-os a registrarem, também, outras definições que possam dar, além daquelas já contidas. Isso pode ser feito no caderno ou utilizando um Formulário do Google (veja aqui como usá-lo). Com base nisso, eles devem refletir:
- Qual é a importância do trabalho para a vida humana?

Problematização
Convide os alunos a aprofundarem a pesquisa, conhecendo como sociedades antigas (egípcia, grega e romana) pensavam o Trabalho. Disponibilize os documentos referentes ao trabalho escravo, trabalho servil e trabalho livre, e a ficha de análise que contém os direcionamentos para o estudo de cada texto. Oriente-os a formarem grupos de até 3 pessoas por meio do Whatsapp, para trocarem percepções e realizarem a atividade. Ao final, devem produzir um relatório com as conclusões do grupo. Recomende que utilizem os documentos do Google Driver (como usá-lo aqui) para escrevê-los colaborativamente, ou peça para que produzam áudios ou vídeos curtos, que podem ser compartilhados entre todos por meio do Flipgrid (veja como usá-lo aqui) ou do Anchor.fm (veja como usá-lo aqui).

Sistematização
Os alunos devem criar uma campanha de conscientização a respeito do trabalho análogo a escravidão na atualidade. Disponibilize para eles o artigo 149 do Código Penal brasileiro, peça que analisem as características deste tipo de trabalho e a pena para aqueles que o promovem  (disponível aqui). 

Oriente-os a redigirem um texto considerando como o Trabalho foi visto ao longo da História e a importância de leis atuais para proteger os trabalhadores dos abusos. Eles podem pesquisar e citar casos em que isso continua ocorrendo. Com base neste material, podem realizar a campanha compartilhando o material em forma de texto, áudio ou vídeo, acompanhados de hashtags (veja aqui como usar) em redes sociais ou plataformas como o Flipgrid e Anchor.fm.

Convite às famílias
Para conhecer mais a respeito do trabalho análogo ao de escravo na atualidade, sugira que acessem a plataforma Repórter Brasil, que disponibiliza matérias, relatórios, cartilhas e livros. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020. Em especial, a matéria: O que é trabalho escravo. Repórter Brasil, Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_17UND01

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas