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Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - O conceito de Renascimento

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O conceito de Renascimento

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Spiess Cardoso

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Cópias impressas das atividades. Projetor ou, na ausência dele, a opção de imprimir as imagens. Na falta de projetor com internet, aparelho de som para a reprodução de música e sala de informática para Sistematização. Dicionário.

Material complementar:

Link videoclipe É uma partida de futebol. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc&list=RD7Ie4oL17Nwc&start_radio=1 Acesso em: 21/3/2019.

Link para letra da música É uma partida de futebol, do Skank, aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m7bfDnba7PhqHQBRNMtRGNHutNY4Np2dsRmK7axn5W7wCBWAAFTDwvjEwsTr/his7-04und-01-uma-partida-de-futebol--letra.pdf

Link para Atividade I - Sobre o conceito de “renascimento”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRGZmz3Uasacru7Xb6EdqrywhK8ucy62urMK9bjAgNA6MxVyQ4ta8t6nJN5C/his7-04und-01-atividade-i-sobre-o-conceito-de-renascimento.pdf

Link para Atividade II - As madonas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QeCFwctNVwZBWgZvKmkfbrfRHPw8uHgNUJF2djy3w6u9mVPZe5xxwCe46jyN/his7-04und-01-atividade-ii-as-madonas.pdf

Link Atividade III - O nascimento de Vênus

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nHV2fGSR7RkFJgscqWYkbYzsBNGTTMzZAmGAd9TQ7Zb77EByDh7ehMT5B4G/his7-04und-01-atividade-iii-o-nascimento-de-venus.pdf

Link Fonte Visual Sistematização Marvel:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfEZxZUv435FkcJwnB6UHJCXqABE5wPKAFqDu2R7dHXu8nQD8zJabaza3mdD/his7-04und-01-fonte-visual-sistematizacao-marvel.pdf

Referências das imagens:

GOVERNO BRASILEIRO. Mineirão, Ago. 2012. Fotografia. Disponível:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_2014_-_2.jpg Acesso em: 21/3/2019.

BERLINER, Roberto. É uma partida de futebol,1996. Fotografias do videoclipe do Skank (print screen). Informações adicionais disponíveis em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89_Uma_Partida_de_Futebol#cite_note-5 Acesso em: 21/3/2019.

Fig. 1 - AUTOR DESCONHECIDO. Triunfo Ortodoxo, XIV-XV. In British Museum. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triumph_orthodoxy.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 2 - EYCK, Jan Van. Madonna na Igreja, 1438 . Óleo em madeira, 31,10 x 13,90. In Gemäldegalerie do Staatliche Museu de Berlim. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_van_Eyck_Madonna_in_the_Church.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 3 - SANZIO, Raphael. Madonna Alba, 1510. Óleo no painel transferido para tela.

In Nacional Gallery of Art Washington D.C. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_Alba_Madonna_-_Google_Art_Project.jpg Acesso em: 29/03/2019.

BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus, 1485. Têmpera em madeira. in Galeria Uffizzi, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sandro_Botticelli_-_La_nascita_di_Venere_-_Google_Art_Project_-_edited.jpg Acesso em: 29/3/2019.

KLINE, Doug. Pop Culture Geek (in WonderCon - Marvel Comics booth), 2012. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WonderCon_2012_-_Marvel_Comics_booth_(6873027378).jpg Acesso em: 29/3/2019.

Para você saber mais:

Renascença Italiana X Renascença do Norte in STRICKLAND, Carol. Renascimento da Arte. Arte Comentada (Da Pré-História ao Pós-Moderno). Ediouro. Rio de Janeiro: 1999, p.40. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7mZfV8hS2J6676Myhh2Tbw63vaBR9B63HftkXmNZP3sf5y7VzA7CsEe2DGkH/his7-04und-01-renascenca-italiana-x-renascenca-do-norte.pdf. Quadro comparativo sobre os aspectos que diferenciam a pintura na Itália e no Norte.

A Madonna na Igreja, Jan Van Eyck, 1438 (Análise da obra). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=maYIE2mQo68 Acesso em: 29/3/2019.

A arte bizantina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=MuA1a2L4rnA Acesso em: 29/3/2019.

A devoção privada e o culto à Virgem nas obras marianas de Van Eyck. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/anais2013/trabalhos/pdf/Rafael%20Fernandes%20Speglic.pdf Acesso em: 29/3/2019.

Madonna da humildade. Disponível em: https://www.nga.gov/research/in-depth/madonna-child.html Acesso em: 29/3/2019.

Raphael, Alba Madonna. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/high-ren-florence-rome/high-renaissance1/v/raphael-alba-madonna-c-1510 Acesso em: 29/3/2019.

Top 3 Botticelli - O nascimento de Vênus.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=STWrh7UOJAc&t=0s&list=PLy4lx36pian_hlcKxkgOF-m6vkYcwS87i&index=3 Acesso em: 29/3/2019. Do início até 8:54.

Confira o cronograma de filmes da Disney para os próximos três anos. Disponível em:

https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/confira-o-cronograma-de-filmes-da-disney-para-os-proximos-tres-anos Acesso em: 29/3/2019.

Objetivo select-down

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Tempo sugerido: 2 minutos

Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Professor(a), projete o videoclipe do Skank É uma partida de futebol ou grave a música de Samuel Rosa e Nando Reis para reproduzi-la em um aparelho portátil junto às imagens do slide acima projetadas ou impressas. Entregue-lhes também a cópia da letra música e em seguida pergunte-lhes:

  • O que é um clássico?
  • O que torna algo um clássico, como alguns jogos de futebol?
  • Por quê o jogo entre Cruzeiro e Atlético Mineiro é um clássico do futebol mineiro?
  • Quais são os elementos exaltados num clássico de futebol?
  • Que outros jogos de futebol são considerados clássicos?
  • Que outras coisas são consideradas clássicas?

Espera-se que digam que é algo que seja reconhecido pelo seu valor, e por ser muito divulgado. Explore seus comentários valorizando seus exemplos sobre o que para eles são clássicos. Explore também os elementos que caracterizam um clássico no futebol, conforme a letra nos apresenta. Ajude-os a compreender que o que torna algo clássico num determinado momento pode se tornar decadente em outro.

Diga-lhes que quando o clássico é retomado serve para reavivar sentimentos e valores. Que muitas vezes é evocado por pertencer a uma tradição, com o objetivo de exaltar as ideias e os feitos de determinados atores, por meio de movimentos que ganham vida de forma intensa, propagando-se numa grande difusão. Destaque a palavra tradição. Lembre-os que diversas sociedades possuem suas tradições e que ela também passam por momento de enaltecimento e também de esquecimento e incorporações em suas tradições. Que o que, chamamos de movimento artístico e cultural apresenta-se de várias formas, na música, poesia, literatura, escultura, pintura, teatro, alcançando as ciências naturais e a política.

E que um movimento que representa muito bem este espaço de transição de valores, hábitos e percepção do mundo é o Renascimento, que foi um movimento intelectual e artístico que surgiu na Itália entre o século XIV e XVI e se espalhou pela Europa e depois pelo mundo.

Pergunte-lhes por fim:

  • É fácil apresentar modos novos de arte sem elementos que pertençam a alguma tradição?

Peça que registrem no caderno suas percepções do que é clássico com base no que vimos anteriormente e o que poderia ser o anticlássico. Auxilie-os quanto a anticlássico, como uma produção que rompe com características elementares de um clássico.

Link do videoclipe É uma partida de futebol. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc&list=RD7Ie4oL17Nwc&start_radio=1.> Acesso em: 21/3/2019.

Link para letra da música “É uma partida de futebol”, do Skank, aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m7bfDnba7PhqHQBRNMtRGNHutNY4Np2dsRmK7axn5W7wCBWAAFTDwvjEwsTr/his7-04und-01-uma-partida-de-futebol--letra.pdf

Link Fonte Visual Mineirão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EDfW88SbzFtTXA7BynBUzYnvnD8Rn5dyvKgTV9DpcauMq5aRVeVPcedzSCeh/his7-04und-01-fonte-visual-mineirao.pdf

O Renascimento é um período de transição onde ideias apresentam necessidades de superação e até mesmo de negação daquilo que era tradição até o momento, e isto é expressado na arte, nas ciências e na política.

Referências das imagens:

GOVERNO BRASILEIRO. Mineirão, Ago. 2012. Fotografia Central. Disponível:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_2014_-_2.jpg Acesso em: 21/3/2019.

BERLINER, Roberto. É uma partida de futebol,1996. Fotografias do videoclipe do Skank (print screen). Informações adicionais Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89_Uma_Partida_de_Futebol#cite_note-5 Acesso em: 21/3/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Forme grupos com 3 (três) ou no máximo 4 (quatro) alunos para que todos consigam ter acesso ao material da aula e facilite as discussões, valorizando assim a colaboração para a troca de percepções. Garanta que cada trio possua, no mínimo, um dicionário. Escreva no quadro as palavras Refazer, Apropriar, Resignificar. Em seguida:

  • Solicite que os trios discutam os significados das palavras. Peça que os alunos primeiramente tentem compreendê-las sem usar o dicionário. Em seguida possibilite que o consultem para que tenham certeza dos significados.

  • Quando todos terminarem, solicite que três grupos, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para toda a turma.

Explore ao máximo seus comentários acerca dos significados destas palavras e pergunte ainda o que poderia significar a palavra Renascimento. Depois que responderem, apresente o slide a seguir e finalize as discussões utilizando os significados do dicionário para Renascimento complementando seus comentários sem, contudo, antecipar o significado histórico da palavra. Peça que registrem todos os significados pesquisados no caderno.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda sem antecipar o significado histórico de Renascimento, pergunte:

  • É possível “renascer”?
  • Usar a palavra “renascer” pode significar o quê para uma uma pessoa?

No meio dos mais variados comentários, espera-se que percebam a importância do uso desta palavra enquanto “resgate de algo” e, portanto, do enorme valor do significado humano desta palavra. É esperado também que os alunos identifiquem que nesta palavra como em muitas outras, temos um prefixo “Re” e que isto nos leva a compreender que se trata de algo que se repete. Por fim, deixe a seguinte pergunta no ar:

  • Que o objetivo poderia haver em usar a palavra Renascimento para contar a História?

Imediatamente, sem que a respondam a questão, insira a ficha da Atividade I que se encontra aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRGZmz3Uasacru7Xb6EdqrywhK8ucy62urMK9bjAgNA6MxVyQ4ta8t6nJN5C/his7-04und-01-atividade-i-sobre-o-conceito-de-renascimento.pdf

Espera-se que com a Atividade I que compreendam que o uso do termo “Renascimento” na História se refere a um renascimento que é uma apropriação e ressignificação, diga-lhes que o que é regatado são escritos e conceitos da arte greco-romana envolta pelo ideário cristão. Que ocorria uma mudança, que vinha a contrapor o mundo medieval, inspirando-se em ideias da Antiguidade Clássica, princípios e valores greco-romanos, mas ressignificados. Que não se tratou de uma completa negação, a justificação da existência do divino permanece, agora como sendo o ente que proporciona a perfeição do todo, estabelecendo uma ordem entre todas as coisas. Explore o termo Antiguidade Clássica, que refere-se a um longo período da História, especialmente da Europa, que se estendeu aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império Romano do Ocidente no século V d.C., sendo usado especialmente para nos referirmos ao auge da sociedade grega e romana. Que a centralidade da questão do antropocentrismo/humanismo colocaria em xeque a sociedade estamental do medievo, rígida em torno da religiosidade.

Que o termo Renascimento passou a ser utilizado como período histórico bem mais tarde, no século XIX, como período de transição gradual essencial para a compreensão da cosmovisão moderna.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou imprima o slide acima. Diga-lhes que as imagens acima retratam madonas, que elas são símbolos importantes da fé cristã, especialmente a católica, e que há 2 mil anos já é retratada pelas mais variadas culturas que tiveram contato com o cristianismo, são clássicos. Que as imagens acima apresentam três madonas de períodos e lugares diferentes da História e que o modo que elas são representadas revelam as mudanças no modo das pessoas perceberem a realidade.

Aborde as três figuras acima em seus detalhes, perguntando como é representada a Madonna em cada contexto. Diga-lhes que as imagens são como histórias à espera de um narrador, que é necessária a nossa interpretação para identificar o que ela tenta nos dizer. Elas agem como confidentes que nos apresentam detalhes a ser investigados para quem deseja descobrir o modo de ver o mundo em um determinado tempo.

Explore os detalhes das obras relacionando-os com seus respectivos períodos e ambientes em que foram produzidos no sentido de expor que, ainda tenham havido inovações no pensamento e nas técnicas, os clássicos não saem de vez, são retomados e ressignificados como nas obras acima, demonstrando que o cristianismo avançou por vários lugares no tempo, adaptando-se. Que a História se desenrola com rupturas e continuidades, negando, apropriando e ressignificando temas clássicos como nas representações da Virgem Maria e Menino Jesus.

No fim peça que registrem em seu caderno suas impressões pessoais sobre as três obras, sobre o que há em comum entre elas e suas diferenças gerais.

Link Fonte Visual 2 - As madonas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yCRHzEFCXbjrBH9CsyZdWBT8EPKF3SHQT8aUGJdqn7READkAszZmVrMU9krv/his7-04und-01-fonte-visual-2-as-madonas.pdf

Ressalte que tanto as obras medievais quanto as bizantinas com madonas traziam semblantes sérios, olhos escuros, vestes negras, que o menino era envolto em túnicas douradas, onde o ouro era usado para dar monumentalidade ao ícone. Que a imagem maior à esquerda representa o estilo gótico já sob a influência de alguns elementos renascentistas como da perspectiva e do uso da tinta à óleo que é invenção conferida à Jan Van Eyck autor desta obra. Explique que o uso de tinta a óleo é uma inovação que permite correções e detalhamentos que não eram possíveis de ser feitos anteriormente. Aponte o incrível detalhamento de suas miniaturas, que quando aumentada impressiona, assim como nesta pequena obra de 31,10 x 13,90 cm.

As cores mais claras da obra de Raphael Madonna Alba, ainda que revelem uma pureza, tornam a obra muito mais objetiva, quase obscena, dá ares de liberdade (ingênua também em certo sentido - que em sua totalidade sabemos é inatingível). Que é possível perceber nas obras de doadores burgueses, diferentemente da Madonna Alba, tons mais acinzentados, com meras mudanças de tonalidades, com o objetivo de não expor a interioridade, preservando-a, apresentando resignação e mistério. O mundo das cores opõe-se ao dos valores e o elegante é ainda o esmaecimento das aparências em benefício do ser: grau zero de cor é também o paradigma da dignidade, um padrão moral.

No alto, no canto superior direito do slide, temos o detalhe da Madonna (Hodegetria) em Triunfo Ortodoxo(adaptado) que é um fragmento do ícone religioso que passa a ser ostentado depois que, entre os ortodoxos do Império Romano do Oriente, ocorre uma fervorosa disputa que restaura o uso pelos fiéis de símbolos religiosos figurativos, imagens que chamam de ícones e que haviam sido banidos (há inclusive uma festa que até hoje que marca este evento). Este fragmento do ícone está em uma obra que retrata a imperatriz Teodósia e sumos sacerdotes que exaltam o ícone da Virgem Maria com o Menino Jesus, seus detalhes são em ouro e vem para renovar o enlace dos fiéis com as imagens. “[...]Os bizantinos herdam dos gregos a capacidade de representar o mundo observado - os panejamentos, a anatomia correta dos corpos, a luz natural que banha os objetos. Mas, enquanto os gregos exploram a sensualidade e a sensorialidade do mundo observado, os bizantinos pretendem sobretudo traduzir a solenidade e a espiritualidade de uma História religiosa. Neste sentido, as personagens são muito alongadas, elegantes, quase espirituais e as atitudes solenes que demonstram coadunam-se com estas fisionomias. [...]”

(SALES LUÌS, Armando. Imaginários da paisagem. Universidade de Lisboa, 2016, p. 9-11. in http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/26275/1/ulsd730203_td_Tese.pdf)

Referências das imagens:

Fig. 1 - AUTOR DESCONHECIDO. Triunfo Ortodoxo (adaptado), XIV-XV. In British Museum. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triumph_orthodoxy.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 2 - EYCK, Jan Van. Madonna na Igreja, 1438 . Óleo em madeira, 31,10 x 13,90. In Gemäldegalerie do Staatliche Museu de Berlim. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_van_Eyck_Madonna_in_the_Church.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 3 - SANZIO, Raphael. Madonna Alba, 1510. Óleo no painel transferido para tela.

In Nacional Gallery of Art Washington D.C. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_Alba_Madonna_-_Google_Art_Project.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Para você saber mais:

Renascença Italiana X Renascença do Norte in STRICKLAND, Carol. Renascimento da Arte. Arte Comentada (Da Pré-História ao Pós-Moderno). Ediouro. Rio de Janeiro: 1999, p.40. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7mZfV8hS2J6676Myhh2Tbw63vaBR9B63HftkXmNZP3sf5y7VzA7CsEe2DGkH/his7-04und-01-renascenca-italiana-x-renascenca-do-norte.pdf. Quadro comparativo sobre os aspectos que diferenciam a pintura na Itália e no Norte.

A Madonna na Igreja, Jan Van Eyck, 1438 (Análise da obra). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=maYIE2mQo68 Acesso em: 29/3/2019.

A arte bizantina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=MuA1a2L4rnA Acesso em: 29/3/2019.

A devoção privada e o culto à Virgem nas obras marianas de Van Eyck. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/anais2013/trabalhos/pdf/Rafael%20Fernandes%20Speglic.pdf Acesso em: 29/3/2019.

Madonna da humildade. Disponível em: https://www.nga.gov/research/in-depth/madonna-child.html Acesso em: 29/3/2019.

Raphael, Alba Madonna. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/high-ren-florence-rome/high-renaissance1/v/raphael-alba-madonna-c-1510 Acesso em: 29/3/2019.

Problematização select-down

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Orientações: Mantenha os grupos, insira a Ficha Atividade III e solicite que os alunos realizem o que se pede na ficha. Peça que observem os elementos clássicos greco-romanos presentes na obra, característica fundamental das obras renascentistas e aqueles elementos que revelam a cultura medieval.

Link Atividade III - O nascimento de Vênus aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nHV2fGSR7RkFJgscqWYkbYzsBNGTTMzZAmGAd9TQ7Zb77EByDh7ehMT5B4G/his7-04und-01-atividade-iii-o-nascimento-de-venus.pdf

O fascínio sobre a origem das coisas revelado pela figura feminina persiste, e a questão da feminilidade ultrapassa as madonas cristãs (Virgem Maria e Menino) com a retomada da representação de inspiração mitológica clássica greco-romana de Vênus em seu ambiente natural (O nascimento de Vênus - Botticelli).
O gestual e o nu antes reprimido também seria revelador do porvir.

Referência da imagem:

BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus, 1485. Têmpera em madeira. in Galeria Uffizzi, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sandro_Botticelli_-_La_nascita_di_Venere_-_Google_Art_Project_-_edited.jpg Acesso em: 29/3/2019.

Para saber mais:

Top 3 Botticelli - O nascimento de Vênus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=STWrh7UOJAc&t=0s&list=PLy4lx36pian_hlcKxkgOF-m6vkYcwS87i&index=3. Acesso em: 29/3/2019. A partir do começo até 8:54.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Chegamos à etapa final deste plano. Peça que observem atentamente a imagem e respondam:

1- A que se referem os pôsteres que vemos nesta fotografia?

2- Eles foram produzidos no mesmo período?

3- Qual deles é o clássico?

Espera-se que saibam que os pôsteres fazem menção aos quadrinhos da Marvel (lançados em 1943) de um lado e do filme Vingadores de outro (atual), todos sob a mesma temática, a dos super-heróis reunidos para salvar, com a autorização do governo americano, o Universo. Possivelmente ficarão primeiramente confusos com a pergunta sobre qual é o clássico, possivelmente dirão que os quadrinhos seja o clássico e talvez que o filme Vingadores também. Ajude-os a compreender que cada época cria ou recria seus clássicos. Que nesta de criar e recriar os Vingadores além das revistas já foram apresentados na forma de desenhos e até videogame.

Peça por fim que escolham outro clássico antigo, algo que para eles seja muito legal, que deveria voltar a fazer sucesso, seja uma música, um desenho animado, um filme, um estilo de Moda, uma arte visual e que justifiquem o motivo de sua escolha baseada nas ideias que esta produção representa enquanto inovação ou retomada. Peça que imaginem como seria se muitos artistas reproduzissem aquele estilo de arte a ponto de virar referência para arte hoje, interferindo nas ideias do presente, tal qual o exemplo citado.

De acordo com o tipo de produção, sugere-se a produção de cartazes, poderão compartilhar com a classe oralmente, expor em forma de mural ou mesmo reproduzi-los no projetor. Poderão produzir com mais detalhe essa argumentação para apresentar para a turma se houver sala de informática ou possuírem internet a fim de ilustrar melhor a atividade.

Link Fonte Visual Sistematização Marvel:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfEZxZUv435FkcJwnB6UHJCXqABE5wPKAFqDu2R7dHXu8nQD8zJabaza3mdD/his7-04und-01-fonte-visual-sistematizacao-marvel.pdf

Referência da imagem:

KLINE, Doug. Pop Culture Geek (in WonderCon - Marvel Comics booth), 2012. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WonderCon_2012_-_Marvel_Comics_booth_(6873027378).jpg. Acesso em: 29/3/2019.

Para saber mais:

Confira o cronograma de filmes da Disney para os próximos três anos. Disponível em:

https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/confira-o-cronograma-de-filmes-da-disney-para-os-proximos-tres-anos Acesso em: 29/3/2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Cópias impressas das atividades. Projetor ou, na ausência dele, a opção de imprimir as imagens. Na falta de projetor com internet, aparelho de som para a reprodução de música e sala de informática para Sistematização. Dicionário.

Material complementar:

Link videoclipe É uma partida de futebol. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc&list=RD7Ie4oL17Nwc&start_radio=1 Acesso em: 21/3/2019.

Link para letra da música É uma partida de futebol, do Skank, aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m7bfDnba7PhqHQBRNMtRGNHutNY4Np2dsRmK7axn5W7wCBWAAFTDwvjEwsTr/his7-04und-01-uma-partida-de-futebol--letra.pdf

Link para Atividade I - Sobre o conceito de “renascimento”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRGZmz3Uasacru7Xb6EdqrywhK8ucy62urMK9bjAgNA6MxVyQ4ta8t6nJN5C/his7-04und-01-atividade-i-sobre-o-conceito-de-renascimento.pdf

Link para Atividade II - As madonas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QeCFwctNVwZBWgZvKmkfbrfRHPw8uHgNUJF2djy3w6u9mVPZe5xxwCe46jyN/his7-04und-01-atividade-ii-as-madonas.pdf

Link Atividade III - O nascimento de Vênus

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nHV2fGSR7RkFJgscqWYkbYzsBNGTTMzZAmGAd9TQ7Zb77EByDh7ehMT5B4G/his7-04und-01-atividade-iii-o-nascimento-de-venus.pdf

Link Fonte Visual Sistematização Marvel:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfEZxZUv435FkcJwnB6UHJCXqABE5wPKAFqDu2R7dHXu8nQD8zJabaza3mdD/his7-04und-01-fonte-visual-sistematizacao-marvel.pdf

Referências das imagens:

GOVERNO BRASILEIRO. Mineirão, Ago. 2012. Fotografia. Disponível:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_2014_-_2.jpg Acesso em: 21/3/2019.

BERLINER, Roberto. É uma partida de futebol,1996. Fotografias do videoclipe do Skank (print screen). Informações adicionais disponíveis em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89_Uma_Partida_de_Futebol#cite_note-5 Acesso em: 21/3/2019.

Fig. 1 - AUTOR DESCONHECIDO. Triunfo Ortodoxo, XIV-XV. In British Museum. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triumph_orthodoxy.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 2 - EYCK, Jan Van. Madonna na Igreja, 1438 . Óleo em madeira, 31,10 x 13,90. In Gemäldegalerie do Staatliche Museu de Berlim. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_van_Eyck_Madonna_in_the_Church.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 3 - SANZIO, Raphael. Madonna Alba, 1510. Óleo no painel transferido para tela.

In Nacional Gallery of Art Washington D.C. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_Alba_Madonna_-_Google_Art_Project.jpg Acesso em: 29/03/2019.

BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus, 1485. Têmpera em madeira. in Galeria Uffizzi, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sandro_Botticelli_-_La_nascita_di_Venere_-_Google_Art_Project_-_edited.jpg Acesso em: 29/3/2019.

KLINE, Doug. Pop Culture Geek (in WonderCon - Marvel Comics booth), 2012. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WonderCon_2012_-_Marvel_Comics_booth_(6873027378).jpg Acesso em: 29/3/2019.

Para você saber mais:

Renascença Italiana X Renascença do Norte in STRICKLAND, Carol. Renascimento da Arte. Arte Comentada (Da Pré-História ao Pós-Moderno). Ediouro. Rio de Janeiro: 1999, p.40. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7mZfV8hS2J6676Myhh2Tbw63vaBR9B63HftkXmNZP3sf5y7VzA7CsEe2DGkH/his7-04und-01-renascenca-italiana-x-renascenca-do-norte.pdf. Quadro comparativo sobre os aspectos que diferenciam a pintura na Itália e no Norte.

A Madonna na Igreja, Jan Van Eyck, 1438 (Análise da obra). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=maYIE2mQo68 Acesso em: 29/3/2019.

A arte bizantina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=MuA1a2L4rnA Acesso em: 29/3/2019.

A devoção privada e o culto à Virgem nas obras marianas de Van Eyck. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/anais2013/trabalhos/pdf/Rafael%20Fernandes%20Speglic.pdf Acesso em: 29/3/2019.

Madonna da humildade. Disponível em: https://www.nga.gov/research/in-depth/madonna-child.html Acesso em: 29/3/2019.

Raphael, Alba Madonna. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/high-ren-florence-rome/high-renaissance1/v/raphael-alba-madonna-c-1510 Acesso em: 29/3/2019.

Top 3 Botticelli - O nascimento de Vênus.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=STWrh7UOJAc&t=0s&list=PLy4lx36pian_hlcKxkgOF-m6vkYcwS87i&index=3 Acesso em: 29/3/2019. Do início até 8:54.

Confira o cronograma de filmes da Disney para os próximos três anos. Disponível em:

https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/confira-o-cronograma-de-filmes-da-disney-para-os-proximos-tres-anos Acesso em: 29/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Professor(a), projete o videoclipe do Skank É uma partida de futebol ou grave a música de Samuel Rosa e Nando Reis para reproduzi-la em um aparelho portátil junto às imagens do slide acima projetadas ou impressas. Entregue-lhes também a cópia da letra música e em seguida pergunte-lhes:

  • O que é um clássico?
  • O que torna algo um clássico, como alguns jogos de futebol?
  • Por quê o jogo entre Cruzeiro e Atlético Mineiro é um clássico do futebol mineiro?
  • Quais são os elementos exaltados num clássico de futebol?
  • Que outros jogos de futebol são considerados clássicos?
  • Que outras coisas são consideradas clássicas?

Espera-se que digam que é algo que seja reconhecido pelo seu valor, e por ser muito divulgado. Explore seus comentários valorizando seus exemplos sobre o que para eles são clássicos. Explore também os elementos que caracterizam um clássico no futebol, conforme a letra nos apresenta. Ajude-os a compreender que o que torna algo clássico num determinado momento pode se tornar decadente em outro.

Diga-lhes que quando o clássico é retomado serve para reavivar sentimentos e valores. Que muitas vezes é evocado por pertencer a uma tradição, com o objetivo de exaltar as ideias e os feitos de determinados atores, por meio de movimentos que ganham vida de forma intensa, propagando-se numa grande difusão. Destaque a palavra tradição. Lembre-os que diversas sociedades possuem suas tradições e que ela também passam por momento de enaltecimento e também de esquecimento e incorporações em suas tradições. Que o que, chamamos de movimento artístico e cultural apresenta-se de várias formas, na música, poesia, literatura, escultura, pintura, teatro, alcançando as ciências naturais e a política.

E que um movimento que representa muito bem este espaço de transição de valores, hábitos e percepção do mundo é o Renascimento, que foi um movimento intelectual e artístico que surgiu na Itália entre o século XIV e XVI e se espalhou pela Europa e depois pelo mundo.

Pergunte-lhes por fim:

  • É fácil apresentar modos novos de arte sem elementos que pertençam a alguma tradição?

Peça que registrem no caderno suas percepções do que é clássico com base no que vimos anteriormente e o que poderia ser o anticlássico. Auxilie-os quanto a anticlássico, como uma produção que rompe com características elementares de um clássico.

Link do videoclipe É uma partida de futebol. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=7Ie4oL17Nwc&list=RD7Ie4oL17Nwc&start_radio=1.> Acesso em: 21/3/2019.

Link para letra da música “É uma partida de futebol”, do Skank, aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m7bfDnba7PhqHQBRNMtRGNHutNY4Np2dsRmK7axn5W7wCBWAAFTDwvjEwsTr/his7-04und-01-uma-partida-de-futebol--letra.pdf

Link Fonte Visual Mineirão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EDfW88SbzFtTXA7BynBUzYnvnD8Rn5dyvKgTV9DpcauMq5aRVeVPcedzSCeh/his7-04und-01-fonte-visual-mineirao.pdf

O Renascimento é um período de transição onde ideias apresentam necessidades de superação e até mesmo de negação daquilo que era tradição até o momento, e isto é expressado na arte, nas ciências e na política.

Referências das imagens:

GOVERNO BRASILEIRO. Mineirão, Ago. 2012. Fotografia Central. Disponível:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mineir%C3%A3o_2014_-_2.jpg Acesso em: 21/3/2019.

BERLINER, Roberto. É uma partida de futebol,1996. Fotografias do videoclipe do Skank (print screen). Informações adicionais Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89_Uma_Partida_de_Futebol#cite_note-5 Acesso em: 21/3/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Forme grupos com 3 (três) ou no máximo 4 (quatro) alunos para que todos consigam ter acesso ao material da aula e facilite as discussões, valorizando assim a colaboração para a troca de percepções. Garanta que cada trio possua, no mínimo, um dicionário. Escreva no quadro as palavras Refazer, Apropriar, Resignificar. Em seguida:

  • Solicite que os trios discutam os significados das palavras. Peça que os alunos primeiramente tentem compreendê-las sem usar o dicionário. Em seguida possibilite que o consultem para que tenham certeza dos significados.

  • Quando todos terminarem, solicite que três grupos, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para toda a turma.

Explore ao máximo seus comentários acerca dos significados destas palavras e pergunte ainda o que poderia significar a palavra Renascimento. Depois que responderem, apresente o slide a seguir e finalize as discussões utilizando os significados do dicionário para Renascimento complementando seus comentários sem, contudo, antecipar o significado histórico da palavra. Peça que registrem todos os significados pesquisados no caderno.

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda sem antecipar o significado histórico de Renascimento, pergunte:

  • É possível “renascer”?
  • Usar a palavra “renascer” pode significar o quê para uma uma pessoa?

No meio dos mais variados comentários, espera-se que percebam a importância do uso desta palavra enquanto “resgate de algo” e, portanto, do enorme valor do significado humano desta palavra. É esperado também que os alunos identifiquem que nesta palavra como em muitas outras, temos um prefixo “Re” e que isto nos leva a compreender que se trata de algo que se repete. Por fim, deixe a seguinte pergunta no ar:

  • Que o objetivo poderia haver em usar a palavra Renascimento para contar a História?

Imediatamente, sem que a respondam a questão, insira a ficha da Atividade I que se encontra aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRGZmz3Uasacru7Xb6EdqrywhK8ucy62urMK9bjAgNA6MxVyQ4ta8t6nJN5C/his7-04und-01-atividade-i-sobre-o-conceito-de-renascimento.pdf

Espera-se que com a Atividade I que compreendam que o uso do termo “Renascimento” na História se refere a um renascimento que é uma apropriação e ressignificação, diga-lhes que o que é regatado são escritos e conceitos da arte greco-romana envolta pelo ideário cristão. Que ocorria uma mudança, que vinha a contrapor o mundo medieval, inspirando-se em ideias da Antiguidade Clássica, princípios e valores greco-romanos, mas ressignificados. Que não se tratou de uma completa negação, a justificação da existência do divino permanece, agora como sendo o ente que proporciona a perfeição do todo, estabelecendo uma ordem entre todas as coisas. Explore o termo Antiguidade Clássica, que refere-se a um longo período da História, especialmente da Europa, que se estendeu aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império Romano do Ocidente no século V d.C., sendo usado especialmente para nos referirmos ao auge da sociedade grega e romana. Que a centralidade da questão do antropocentrismo/humanismo colocaria em xeque a sociedade estamental do medievo, rígida em torno da religiosidade.

Que o termo Renascimento passou a ser utilizado como período histórico bem mais tarde, no século XIX, como período de transição gradual essencial para a compreensão da cosmovisão moderna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou imprima o slide acima. Diga-lhes que as imagens acima retratam madonas, que elas são símbolos importantes da fé cristã, especialmente a católica, e que há 2 mil anos já é retratada pelas mais variadas culturas que tiveram contato com o cristianismo, são clássicos. Que as imagens acima apresentam três madonas de períodos e lugares diferentes da História e que o modo que elas são representadas revelam as mudanças no modo das pessoas perceberem a realidade.

Aborde as três figuras acima em seus detalhes, perguntando como é representada a Madonna em cada contexto. Diga-lhes que as imagens são como histórias à espera de um narrador, que é necessária a nossa interpretação para identificar o que ela tenta nos dizer. Elas agem como confidentes que nos apresentam detalhes a ser investigados para quem deseja descobrir o modo de ver o mundo em um determinado tempo.

Explore os detalhes das obras relacionando-os com seus respectivos períodos e ambientes em que foram produzidos no sentido de expor que, ainda tenham havido inovações no pensamento e nas técnicas, os clássicos não saem de vez, são retomados e ressignificados como nas obras acima, demonstrando que o cristianismo avançou por vários lugares no tempo, adaptando-se. Que a História se desenrola com rupturas e continuidades, negando, apropriando e ressignificando temas clássicos como nas representações da Virgem Maria e Menino Jesus.

No fim peça que registrem em seu caderno suas impressões pessoais sobre as três obras, sobre o que há em comum entre elas e suas diferenças gerais.

Link Fonte Visual 2 - As madonas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yCRHzEFCXbjrBH9CsyZdWBT8EPKF3SHQT8aUGJdqn7READkAszZmVrMU9krv/his7-04und-01-fonte-visual-2-as-madonas.pdf

Ressalte que tanto as obras medievais quanto as bizantinas com madonas traziam semblantes sérios, olhos escuros, vestes negras, que o menino era envolto em túnicas douradas, onde o ouro era usado para dar monumentalidade ao ícone. Que a imagem maior à esquerda representa o estilo gótico já sob a influência de alguns elementos renascentistas como da perspectiva e do uso da tinta à óleo que é invenção conferida à Jan Van Eyck autor desta obra. Explique que o uso de tinta a óleo é uma inovação que permite correções e detalhamentos que não eram possíveis de ser feitos anteriormente. Aponte o incrível detalhamento de suas miniaturas, que quando aumentada impressiona, assim como nesta pequena obra de 31,10 x 13,90 cm.

As cores mais claras da obra de Raphael Madonna Alba, ainda que revelem uma pureza, tornam a obra muito mais objetiva, quase obscena, dá ares de liberdade (ingênua também em certo sentido - que em sua totalidade sabemos é inatingível). Que é possível perceber nas obras de doadores burgueses, diferentemente da Madonna Alba, tons mais acinzentados, com meras mudanças de tonalidades, com o objetivo de não expor a interioridade, preservando-a, apresentando resignação e mistério. O mundo das cores opõe-se ao dos valores e o elegante é ainda o esmaecimento das aparências em benefício do ser: grau zero de cor é também o paradigma da dignidade, um padrão moral.

No alto, no canto superior direito do slide, temos o detalhe da Madonna (Hodegetria) em Triunfo Ortodoxo(adaptado) que é um fragmento do ícone religioso que passa a ser ostentado depois que, entre os ortodoxos do Império Romano do Oriente, ocorre uma fervorosa disputa que restaura o uso pelos fiéis de símbolos religiosos figurativos, imagens que chamam de ícones e que haviam sido banidos (há inclusive uma festa que até hoje que marca este evento). Este fragmento do ícone está em uma obra que retrata a imperatriz Teodósia e sumos sacerdotes que exaltam o ícone da Virgem Maria com o Menino Jesus, seus detalhes são em ouro e vem para renovar o enlace dos fiéis com as imagens. “[...]Os bizantinos herdam dos gregos a capacidade de representar o mundo observado - os panejamentos, a anatomia correta dos corpos, a luz natural que banha os objetos. Mas, enquanto os gregos exploram a sensualidade e a sensorialidade do mundo observado, os bizantinos pretendem sobretudo traduzir a solenidade e a espiritualidade de uma História religiosa. Neste sentido, as personagens são muito alongadas, elegantes, quase espirituais e as atitudes solenes que demonstram coadunam-se com estas fisionomias. [...]”

(SALES LUÌS, Armando. Imaginários da paisagem. Universidade de Lisboa, 2016, p. 9-11. in http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/26275/1/ulsd730203_td_Tese.pdf)

Referências das imagens:

Fig. 1 - AUTOR DESCONHECIDO. Triunfo Ortodoxo (adaptado), XIV-XV. In British Museum. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triumph_orthodoxy.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 2 - EYCK, Jan Van. Madonna na Igreja, 1438 . Óleo em madeira, 31,10 x 13,90. In Gemäldegalerie do Staatliche Museu de Berlim. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_van_Eyck_Madonna_in_the_Church.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Fig. 3 - SANZIO, Raphael. Madonna Alba, 1510. Óleo no painel transferido para tela.

In Nacional Gallery of Art Washington D.C. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raphael_-_The_Alba_Madonna_-_Google_Art_Project.jpg Acesso em: 29/03/2019.

Para você saber mais:

Renascença Italiana X Renascença do Norte in STRICKLAND, Carol. Renascimento da Arte. Arte Comentada (Da Pré-História ao Pós-Moderno). Ediouro. Rio de Janeiro: 1999, p.40. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7mZfV8hS2J6676Myhh2Tbw63vaBR9B63HftkXmNZP3sf5y7VzA7CsEe2DGkH/his7-04und-01-renascenca-italiana-x-renascenca-do-norte.pdf. Quadro comparativo sobre os aspectos que diferenciam a pintura na Itália e no Norte.

A Madonna na Igreja, Jan Van Eyck, 1438 (Análise da obra). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=maYIE2mQo68 Acesso em: 29/3/2019.

A arte bizantina. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=MuA1a2L4rnA Acesso em: 29/3/2019.

A devoção privada e o culto à Virgem nas obras marianas de Van Eyck. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/anais2013/trabalhos/pdf/Rafael%20Fernandes%20Speglic.pdf Acesso em: 29/3/2019.

Madonna da humildade. Disponível em: https://www.nga.gov/research/in-depth/madonna-child.html Acesso em: 29/3/2019.

Raphael, Alba Madonna. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/high-ren-florence-rome/high-renaissance1/v/raphael-alba-madonna-c-1510 Acesso em: 29/3/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Mantenha os grupos, insira a Ficha Atividade III e solicite que os alunos realizem o que se pede na ficha. Peça que observem os elementos clássicos greco-romanos presentes na obra, característica fundamental das obras renascentistas e aqueles elementos que revelam a cultura medieval.

Link Atividade III - O nascimento de Vênus aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nHV2fGSR7RkFJgscqWYkbYzsBNGTTMzZAmGAd9TQ7Zb77EByDh7ehMT5B4G/his7-04und-01-atividade-iii-o-nascimento-de-venus.pdf

O fascínio sobre a origem das coisas revelado pela figura feminina persiste, e a questão da feminilidade ultrapassa as madonas cristãs (Virgem Maria e Menino) com a retomada da representação de inspiração mitológica clássica greco-romana de Vênus em seu ambiente natural (O nascimento de Vênus - Botticelli).
O gestual e o nu antes reprimido também seria revelador do porvir.

Referência da imagem:

BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus, 1485. Têmpera em madeira. in Galeria Uffizzi, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sandro_Botticelli_-_La_nascita_di_Venere_-_Google_Art_Project_-_edited.jpg Acesso em: 29/3/2019.

Para saber mais:

Top 3 Botticelli - O nascimento de Vênus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=STWrh7UOJAc&t=0s&list=PLy4lx36pian_hlcKxkgOF-m6vkYcwS87i&index=3. Acesso em: 29/3/2019. A partir do começo até 8:54.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Chegamos à etapa final deste plano. Peça que observem atentamente a imagem e respondam:

1- A que se referem os pôsteres que vemos nesta fotografia?

2- Eles foram produzidos no mesmo período?

3- Qual deles é o clássico?

Espera-se que saibam que os pôsteres fazem menção aos quadrinhos da Marvel (lançados em 1943) de um lado e do filme Vingadores de outro (atual), todos sob a mesma temática, a dos super-heróis reunidos para salvar, com a autorização do governo americano, o Universo. Possivelmente ficarão primeiramente confusos com a pergunta sobre qual é o clássico, possivelmente dirão que os quadrinhos seja o clássico e talvez que o filme Vingadores também. Ajude-os a compreender que cada época cria ou recria seus clássicos. Que nesta de criar e recriar os Vingadores além das revistas já foram apresentados na forma de desenhos e até videogame.

Peça por fim que escolham outro clássico antigo, algo que para eles seja muito legal, que deveria voltar a fazer sucesso, seja uma música, um desenho animado, um filme, um estilo de Moda, uma arte visual e que justifiquem o motivo de sua escolha baseada nas ideias que esta produção representa enquanto inovação ou retomada. Peça que imaginem como seria se muitos artistas reproduzissem aquele estilo de arte a ponto de virar referência para arte hoje, interferindo nas ideias do presente, tal qual o exemplo citado.

De acordo com o tipo de produção, sugere-se a produção de cartazes, poderão compartilhar com a classe oralmente, expor em forma de mural ou mesmo reproduzi-los no projetor. Poderão produzir com mais detalhe essa argumentação para apresentar para a turma se houver sala de informática ou possuírem internet a fim de ilustrar melhor a atividade.

Link Fonte Visual Sistematização Marvel:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DfEZxZUv435FkcJwnB6UHJCXqABE5wPKAFqDu2R7dHXu8nQD8zJabaza3mdD/his7-04und-01-fonte-visual-sistematizacao-marvel.pdf

Referência da imagem:

KLINE, Doug. Pop Culture Geek (in WonderCon - Marvel Comics booth), 2012. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WonderCon_2012_-_Marvel_Comics_booth_(6873027378).jpg. Acesso em: 29/3/2019.

Para saber mais:

Confira o cronograma de filmes da Disney para os próximos três anos. Disponível em:

https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/confira-o-cronograma-de-filmes-da-disney-para-os-proximos-tres-anos Acesso em: 29/3/2019.

Slide Plano Aula

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