17483
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - A Prefeitura da minha cidade

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A Prefeitura da minha cidade

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia.

Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os espaços públicos da sua cidade. Nesta pesquisa peça para os alunos detalhes das principais ruas e praças, prefeitura, escolas, etc. Essa atividade subsidiará os conhecimentos para a atividade a seguir.

Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

MONTEIRO, P. M. Sobre o Espaço Público – uma abordagem inicial de conceitos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A prefeitura do município e suas funções na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos alunos em relação ao processo de eleição e a função do prefeito e prefeitura.
  • Informe os alunos que eles irão estimar a função de um prefeito na cidade.
  • Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GEyrbgPmKsm96JZaDsU4HAvk8DSSd2A6N8uEsSCMP3dDwgYVybTK7ak64Q6G/his3-09und04-quais-as-funcoes.pdf
  • Fonte da imagem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil#/media/File:Elecciones_generales_de_Brasil_de_2014.jpg acesso em: 07 abr 2019
  • Deixe que os alunos falem livremente sobre as funções do prefeito e da prefeitura e vá anotando no quadro as hipóteses dos alunos.
  • Questione os alunos sobre a quem pertence esse espaço - a prefeitura. Espera-se que os alunos respondam que esse espaço pertence a todos nós.
  • Ressalte que o processo de eleição acontece em um período de quatro em quatro anos. Para uma pessoa ser candidata a prefeito ela deverá ter mais de 21 anos, ser brasileiro, alfabetizado e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Suas principais funções são: decidir onde e como aplicar os impostos municipais, elaborar políticas públicas, analisar as leis feitas pelos vereadores e propor leis.

Como adequar à sua realidade: Você poderá promover uma visita na prefeitura da sua cidade e entrevistar o prefeito se possível.

Para você saber mais: Eleições 2016: o que faz um prefeito, disponível em: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-prefeito.html, acesso em 07 abr 2019.

SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos prefeitos e da prefeitura. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esta fotografia é apenas uma referência para a atividade. Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Streik_der_Muellabfuhr_fcm.jpg (acesso em 22 de maio de 2019)

Se preferir use uma fotografia de um momento crítico de um local público importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.

  • O que representa essa imagem?
  • É possível saber a época que foi retratada?
  • Qual a responsabilidade da prefeitura em relação a esta situação?
  • Qual a responsabilidade do prefeito em relação a esta situação?
  • Qual a responsabilidade do cidadão em relação a esta situação?
  • Quais as principais características e curiosidades desta fotografia?
  • O que mais chamou a sua atenção na fotografia?
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
  • Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDUSFGbtNWeJqBcEPm2JgSHRbjsKtGTPxecPMSg8t8Bnv8TYJk9UA6UQqgyS/his3-09und04-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que são administrados pelo município,

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar um vídeo problematizando uma situação dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Serviço Público: Conceito, privatização. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4169/4169.PDF, acesso em 13 mar 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão brincar de ser prefeito por um dia e sua função será propor soluções para um problema da cidade. Informe que eles escolherão o problema e representarão com desenhos.

Reforce que os espaços que convivemos, tais como praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja, são aqueles de uso comum e que pertencem a toda população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu uso deve ser responsável e (co) responsável pela conservação.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRwy78gpf54eASjdNAc4qy5vMRFjv5bc2wgvANmrBuDnPjAbCeScHSs3JpBp/his3-09und04-os-espacos-publicos-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Professor você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.

Para você saber mais: O espaço público ontem e hoje, disponível em: https://nahipermidia.wordpress.com/2009/12/09/o-espaco-publico-ontem-e-hoje/ acesso em 13 mar 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia.

Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os espaços públicos da sua cidade. Nesta pesquisa peça para os alunos detalhes das principais ruas e praças, prefeitura, escolas, etc. Essa atividade subsidiará os conhecimentos para a atividade a seguir.

Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

MONTEIRO, P. M. Sobre o Espaço Público – uma abordagem inicial de conceitos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A prefeitura do município e suas funções na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos alunos em relação ao processo de eleição e a função do prefeito e prefeitura.
  • Informe os alunos que eles irão estimar a função de um prefeito na cidade.
  • Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GEyrbgPmKsm96JZaDsU4HAvk8DSSd2A6N8uEsSCMP3dDwgYVybTK7ak64Q6G/his3-09und04-quais-as-funcoes.pdf
  • Fonte da imagem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil#/media/File:Elecciones_generales_de_Brasil_de_2014.jpg acesso em: 07 abr 2019
  • Deixe que os alunos falem livremente sobre as funções do prefeito e da prefeitura e vá anotando no quadro as hipóteses dos alunos.
  • Questione os alunos sobre a quem pertence esse espaço - a prefeitura. Espera-se que os alunos respondam que esse espaço pertence a todos nós.
  • Ressalte que o processo de eleição acontece em um período de quatro em quatro anos. Para uma pessoa ser candidata a prefeito ela deverá ter mais de 21 anos, ser brasileiro, alfabetizado e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Suas principais funções são: decidir onde e como aplicar os impostos municipais, elaborar políticas públicas, analisar as leis feitas pelos vereadores e propor leis.

Como adequar à sua realidade: Você poderá promover uma visita na prefeitura da sua cidade e entrevistar o prefeito se possível.

Para você saber mais: Eleições 2016: o que faz um prefeito, disponível em: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-prefeito.html, acesso em 07 abr 2019.

SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos prefeitos e da prefeitura. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esta fotografia é apenas uma referência para a atividade. Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Streik_der_Muellabfuhr_fcm.jpg (acesso em 22 de maio de 2019)

Se preferir use uma fotografia de um momento crítico de um local público importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.

  • O que representa essa imagem?
  • É possível saber a época que foi retratada?
  • Qual a responsabilidade da prefeitura em relação a esta situação?
  • Qual a responsabilidade do prefeito em relação a esta situação?
  • Qual a responsabilidade do cidadão em relação a esta situação?
  • Quais as principais características e curiosidades desta fotografia?
  • O que mais chamou a sua atenção na fotografia?
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
  • Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDUSFGbtNWeJqBcEPm2JgSHRbjsKtGTPxecPMSg8t8Bnv8TYJk9UA6UQqgyS/his3-09und04-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que são administrados pelo município,

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar um vídeo problematizando uma situação dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Serviço Público: Conceito, privatização. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4169/4169.PDF, acesso em 13 mar 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão brincar de ser prefeito por um dia e sua função será propor soluções para um problema da cidade. Informe que eles escolherão o problema e representarão com desenhos.

Reforce que os espaços que convivemos, tais como praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja, são aqueles de uso comum e que pertencem a toda população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu uso deve ser responsável e (co) responsável pela conservação.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRwy78gpf54eASjdNAc4qy5vMRFjv5bc2wgvANmrBuDnPjAbCeScHSs3JpBp/his3-09und04-os-espacos-publicos-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Professor você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.

Para você saber mais: O espaço público ontem e hoje, disponível em: https://nahipermidia.wordpress.com/2009/12/09/o-espaco-publico-ontem-e-hoje/ acesso em 13 mar 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano