Objetivo
Sobre o plano - MAT3-06NUM01- Calculando por aproximação.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o numeral;
- Saber a posição dos numerais na reta numerada;
- Fazer cálculo mental com quantidades menores até 10.
Objetivo específico:
Encontrar resultados aproximados de adições e subtrações utilizando o cálculo mental
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem;
- Cartazes;
- Atividade xerocada;
- Papel;
- Fita colorida;
- Lápis de cor;
- Calculadora;
- Fichas e outros.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)
Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.
Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.
Discuta com a turma:
- Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
- Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
- E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
- E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)
Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.
Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.
Discuta com a turma:
- Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
- Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
- E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
- E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)
Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.
Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.
Discuta com a turma:
- Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
- Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
- E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
- E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)
Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.
Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.
Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.
Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:
- Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
- Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
- Todos concordam com este resultado?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)
Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.
Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.
Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.
Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:
- Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
- Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
- Todos concordam com este resultado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)
Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.
Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.
Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.
Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:
- Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
- Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
- Todos concordam com este resultado?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.
Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.
Discuta com a turma:
- Alguma operação ficou sem solução?
- Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
- Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sistematizar o trabalho com o cálculo aproximado.
Orientações: Apresente as operações para seus alunos , perguntando qual o valor aproximado das mesmas. Em seguida, apresente a possibilidade de calcular, somando ou subtraindo as centenas mais próximas.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o cálculo aproximado dessa operação?
- Se somarmos as centenas teremos uma aproximação desse valor?
- Vocês acham que o valor aproximado é maior ou menor que o valor exato?
- Se subtrairmos a centena exata mais próxima qual é o valor aproximado?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientações: Mostre na reta as dezenas mais próximas das duas extremidades de centenas.
Discuta com a turma:
- Para fazer uma operação de adição ou subtração por aproximação, precisamos arredondar os numerais.
- Para arredondar para a centena maior, qual posição da reta encontram-se as dezenas? E da menor?
- E a dezena 50? Arredondamos para a maior ou para a menor?
- A que conclusão podemos chegar?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )
Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.
Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )
Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.
Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.