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Plano de aula - Calculando por aproximação

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT3-06NUM01- Calculando por aproximação.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o numeral;
  • Saber a posição dos numerais na reta numerada;
  • Fazer cálculo mental com quantidades menores até 10.

Objetivo específico:  

Encontrar resultados aproximados de adições e subtrações utilizando o cálculo mental

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem;
  • Cartazes;
  • Atividade xerocada;
  • Papel;
  • Fita colorida;
  • Lápis de cor;
  • Calculadora;
  • Fichas e outros.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)

Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.

Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.

Discuta com a turma:

  • Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
  • Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
  • E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
  • E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)

Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.

Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.

Discuta com a turma:

  • Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
  • Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
  • E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
  • E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)

Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.

Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.

Discuta com a turma:

  • Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
  • Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
  • E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
  • E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)

Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.

Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.

Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:

  • Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
  • Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
  • Todos concordam com este resultado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)

Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.

Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.

Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:

  • Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
  • Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
  • Todos concordam com este resultado?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)

Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.

Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.

Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:

  • Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
  • Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
  • Todos concordam com este resultado?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o trabalho com o cálculo aproximado.

Orientações: Apresente as operações para seus alunos , perguntando qual o valor aproximado das mesmas. Em seguida, apresente a possibilidade de calcular, somando ou subtraindo as centenas mais próximas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o cálculo aproximado dessa operação?
  • Se somarmos as centenas teremos uma aproximação desse valor?
  • Vocês acham que o valor aproximado é maior ou menor que o valor exato?
  • Se subtrairmos a centena exata mais próxima qual é o valor aproximado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientações: Mostre na reta as dezenas mais próximas das duas extremidades de centenas.

Discuta com a turma:

  • Para fazer uma operação de adição ou subtração por aproximação, precisamos arredondar os numerais.
  • Para arredondar para a centena maior, qual posição da reta encontram-se as dezenas? E da menor?
  • E a dezena 50? Arredondamos para a maior ou para a menor?
  • A que conclusão podemos chegar?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano - MAT3-06NUM01- Calculando por aproximação.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA06)  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o numeral;
  • Saber a posição dos numerais na reta numerada;
  • Fazer cálculo mental com quantidades menores até 10.

Objetivo específico:  

Encontrar resultados aproximados de adições e subtrações utilizando o cálculo mental

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de juntar, acrescentar, retirar e separar.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem;
  • Cartazes;
  • Atividade xerocada;
  • Papel;
  • Fita colorida;
  • Lápis de cor;
  • Calculadora;
  • Fichas e outros.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)

Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.

Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.

Discuta com a turma:

  • Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
  • Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
  • E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
  • E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)

Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.

Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.

Discuta com a turma:

  • Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
  • Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
  • E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
  • E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(slides de 3 a 5)

Propósito: Sondar, relembrar os conhecimentos prévios dos alunos e antecipar o assunto da aula.

Orientações: Aproveite esse momento para tirar dúvidas quanto ao arredondamento de numerais para as centenas mais próximas. Proponha que todos respondam às suas perguntas. Direcione-as individualmente também àqueles que porventura tenham dificuldade em fazer os arredondamentos. Utilize a reta numerada para esclarecer o conceito de arredondamento.Desenhe-a no quadro. Estimule-os a fazer o cálculo estimado mentalmente. Vá representando os números questionados na reta, e questione-os a observarem a centena mais próxima. Diga-lhes que aproximar números facilita os cálculos.

Discuta com a turma:

  • Veja na reta numerada, observe os numerais 900 a 1000 de 10 em 10. 900 - 910 - 920 - 930 - 940 - 950 - 960 - 970 - 980 - 990 - 1000.
  • Quando eu falo 920, o 20 está mais próximo do 0 ou do 100? Então arredondo o 920 para o 900 ou para o 1000?
  • E o 590 está mais próximo de 500 ou de 600?
  • E o 680, está mais próximo do 700 ou do 600? (Prossiga dessa forma com os demais números, representando-os na reta numerada).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)

Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.

Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.

Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:

  • Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
  • Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
  • Todos concordam com este resultado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)

Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.

Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.

Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:

  • Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
  • Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
  • Todos concordam com este resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides 6 a 8)

Propósito: Essa atividade tem o propósito de estimular os alunos a fazerem cálculos estimados desenvolvendo assim a habilidade de cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em grupos de 4. Diga a seus alunos que farão uma atividade com o cálculo aproximado e que precisarão ter concentração e cooperação entre os membros do grupo. Lembre-os que em nenhum momento, poderão usar lápis e papel para calcular. Apresente dois quadros . O primeiro com operações de adição e subtração. E o segundo com as prováveis respostas. Os quadros serão entregues a cada grupo para que possam realizar a atividade. Os resultados deverão ser apresentados em fichinhas pontilhadas, que estão na atividade principal, para que os alunos possam recortar e anexar nos espaços adequados da tabela de operações. No final do jogo, elogie os esforços de seus alunos. Reforce a importância dos desafios enfrentados por eles e as possíveis dificuldades.

Explique as regras do jogo: 1) Os membros do grupo terão 3 minutos para observar as operações e fazer cálculos estimados individualmente. 2) Em seguida, junto do grupo, discutirão quais respostas foram consenso entre os membros, por 5 minutos. 3) Entregue o quadro de respostas.Sinalize quando os grupos poderão retirar os resultados do quadro de respostas e juntar ao quadro de operações. Destine a esse momento 10 minutos. 4) Ao sinalizar novamente, o grupo vai apresentar os resultados que conseguiram resolver. 5) O grupo que conseguir maior número de acertos e operações resolvidas, ganha o jogo.

Discuta com a turma: Durante o jogo, movimente-se entre os grupos e faça intervenções pontuais:

  • Você calculou primeiro antes de pegar o resultado?
  • Consultou o grupo acerca do resultado que descobriu?
  • Todos concordam com este resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Propósito:Socializar as respostas e estratégias utilizadas.

Orientações: Os slides a seguir trazem exemplos de possíveis soluções, sendo o de número 12 com prováveis erros. Esse momento da aula é fundamental para que as hipóteses sejam discutidas e/ou confirmadas. Os alunos poderão socializar as dificuldades e respostas encontradas. Apresente os quadros de cada grupo da sua turma em um painel. Proponha que contem como pensaram e que analisem as respostas dos grupos , verificando quem mais se aproximou do valor exato. Sugira que utilizem a calculadora para conferir os resultados.

Discuta com a turma:

  • Alguma operação ficou sem solução?
  • Em quais operações vocês sentiram maior dificuldade em fazer o cálculo?
  • Explique as estratégias de cálculos usados pelo grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar o trabalho com o cálculo aproximado.

Orientações: Apresente as operações para seus alunos , perguntando qual o valor aproximado das mesmas. Em seguida, apresente a possibilidade de calcular, somando ou subtraindo as centenas mais próximas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos fazer o cálculo aproximado dessa operação?
  • Se somarmos as centenas teremos uma aproximação desse valor?
  • Vocês acham que o valor aproximado é maior ou menor que o valor exato?
  • Se subtrairmos a centena exata mais próxima qual é o valor aproximado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientações: Mostre na reta as dezenas mais próximas das duas extremidades de centenas.

Discuta com a turma:

  • Para fazer uma operação de adição ou subtração por aproximação, precisamos arredondar os numerais.
  • Para arredondar para a centena maior, qual posição da reta encontram-se as dezenas? E da menor?
  • E a dezena 50? Arredondamos para a maior ou para a menor?
  • A que conclusão podemos chegar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 15 e 16 )

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientações: Diga aos seus alunos que farão uma atividade avaliativa individual, onde mostrarão se aprenderam a fazer cálculos por aproximação.Fale para pensarem em tudo o que foi discutido durante a aula e colocar as habilidades adquiridas na prática. Determine que observem a operação, arredondem os numerais para a centena mais próxima e calculem mentalmente.

Slide Plano Aula

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