17279
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Guerra do Paraguai - Desdobramentos e consequências do conflito (1864-1870)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Guerra do Paraguai - Desdobramentos e consequências do conflito (1864-1870)

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Caderno.
  • Quadro branco e projetor (opcional)
  • Cópias dos textos e da tabela da Problematização.

Material complementar:

Para saber mais:

MILANESI, Dálcio. Sobre a Guerra do Paraguai. Revista Urutágua, Maringá, n. 5 dez 2004, Disponível em http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm

Acesso em: 11 mar. 2019.

Guerra do Paraguai - A Nossa Grande Guerra https://www.youtube.com/watch?v=2lGEagENznE&t=1s

SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.

CASTRO, Celso. Os militares e a República: um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. Introdução, Capítulo 1 e Conclusão.

MAESTRI, Mario. As espadas do Império: A Guerra do Paraguai e a gênese de um Exército nacional profissional. Diálogos (Maringá. Online), v. 19, n.3, p. 981-1016, set.-dez./2015. Disponível em https://www.redalyc.org/html/3055/305543302005/ Acesso em: 1º/4/2019.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/destruicao-causada-na-guerra-ainda-atrapalha-progresso-do-paraguai.html

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o objetivo para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Retome com os alunos quais foram as nações envolvidas e os principais interesses que levaram a esta guerra. Para isso ver plano HIS8_18UND03.
    Se achar necessário, veja o plano HIS8_18UND01 para retomar a participação de negros escravizados nas tropas brasileiras.
  • Apresente a charge acima para os alunos. Se não for possível projetá-la, distribua cópias impressas para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VSdw96MFKSfHzZcQ7n5wxVs4p5WxZkBGbE3GcTy937nK4YTdPstZb8mXarxQ/his8-18und03-contexto-charge.pdf
  • Explique aos alunos que na Guerra do Paraguai apenas cidadãos livres podiam se alistar. Diante desta condição, os milhares de negros escravizados que foram para a guerra (muitos deles enviados para substituir seus senhores) ganharam alforria.
  • Explique aos alunos que, ao voltar da guerra, em 1870, o Brasil ainda estava no sistema escravista, portanto os negros libertos se depararam com a continuação da escravidão. O drama foi representado nesta charge na qual o homem vê sua mãe sendo chicoteada.
  • Pergunte aos alunos se esta imagem mostra uma contradição da época vigente. Os alunos deverão responder que a concessão de cidadania para
    os negros que lutaram na guerra em meio à continuidade do sistema escravista era uma grande contradição. Complemente a resposta dos alunos apontando que o fim da Guerra do Paraguai alterou as relações entre o Exército e o Império, principalmente no tocante à questão da escravidão.
    E que, além destas transformações políticas, houve um grande impacto econômico que danificou o funcionamento do regime imperial.

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos a realizar a atividade. Peça para eles separarem uma folha do caderno onde será escrito o texto.
  • Os aluno deverão fingir que estão escrevendo na posição de ministro das Relações Exteriores do Brasil.
  • A carta deverá ser um pedido de desculpas formal ao povo do Paraguai, com o intuito de melhorar as relações entre as duas nações com base no reconhecimento da responsabilidade do Brasil nos impactos econômicos e sociais do Paraguai no fim do século XIX por meio da Guerra da Tríplice Aliança.
  • Os alunos deverão utilizar os argumentos da tabela preenchida na Problematização.

Para saber mais:

http://www.pletz.com/blog/carta-ao-ministro-das-relacoes-exteriores-brasil/

https://www.facebook.com/ItamaratyGovBr/photos/carta-do-ministro-mauro-vieira-ao-ministro-laurent-fabiusa-sua-excel%C3%AAncia-o-senh/1106779476022002/?_rdc=2&_rdr

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Caderno.
  • Quadro branco e projetor (opcional)
  • Cópias dos textos e da tabela da Problematização.

Material complementar:

Para saber mais:

MILANESI, Dálcio. Sobre a Guerra do Paraguai. Revista Urutágua, Maringá, n. 5 dez 2004, Disponível em http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm

Acesso em: 11 mar. 2019.

Guerra do Paraguai - A Nossa Grande Guerra https://www.youtube.com/watch?v=2lGEagENznE&t=1s

SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.

CASTRO, Celso. Os militares e a República: um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. Introdução, Capítulo 1 e Conclusão.

MAESTRI, Mario. As espadas do Império: A Guerra do Paraguai e a gênese de um Exército nacional profissional. Diálogos (Maringá. Online), v. 19, n.3, p. 981-1016, set.-dez./2015. Disponível em https://www.redalyc.org/html/3055/305543302005/ Acesso em: 1º/4/2019.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/destruicao-causada-na-guerra-ainda-atrapalha-progresso-do-paraguai.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o objetivo para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Retome com os alunos quais foram as nações envolvidas e os principais interesses que levaram a esta guerra. Para isso ver plano HIS8_18UND03.
    Se achar necessário, veja o plano HIS8_18UND01 para retomar a participação de negros escravizados nas tropas brasileiras.
  • Apresente a charge acima para os alunos. Se não for possível projetá-la, distribua cópias impressas para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VSdw96MFKSfHzZcQ7n5wxVs4p5WxZkBGbE3GcTy937nK4YTdPstZb8mXarxQ/his8-18und03-contexto-charge.pdf
  • Explique aos alunos que na Guerra do Paraguai apenas cidadãos livres podiam se alistar. Diante desta condição, os milhares de negros escravizados que foram para a guerra (muitos deles enviados para substituir seus senhores) ganharam alforria.
  • Explique aos alunos que, ao voltar da guerra, em 1870, o Brasil ainda estava no sistema escravista, portanto os negros libertos se depararam com a continuação da escravidão. O drama foi representado nesta charge na qual o homem vê sua mãe sendo chicoteada.
  • Pergunte aos alunos se esta imagem mostra uma contradição da época vigente. Os alunos deverão responder que a concessão de cidadania para
    os negros que lutaram na guerra em meio à continuidade do sistema escravista era uma grande contradição. Complemente a resposta dos alunos apontando que o fim da Guerra do Paraguai alterou as relações entre o Exército e o Império, principalmente no tocante à questão da escravidão.
    E que, além destas transformações políticas, houve um grande impacto econômico que danificou o funcionamento do regime imperial.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos a realizar a atividade. Peça para eles separarem uma folha do caderno onde será escrito o texto.
  • Os aluno deverão fingir que estão escrevendo na posição de ministro das Relações Exteriores do Brasil.
  • A carta deverá ser um pedido de desculpas formal ao povo do Paraguai, com o intuito de melhorar as relações entre as duas nações com base no reconhecimento da responsabilidade do Brasil nos impactos econômicos e sociais do Paraguai no fim do século XIX por meio da Guerra da Tríplice Aliança.
  • Os alunos deverão utilizar os argumentos da tabela preenchida na Problematização.

Para saber mais:

http://www.pletz.com/blog/carta-ao-ministro-das-relacoes-exteriores-brasil/

https://www.facebook.com/ItamaratyGovBr/photos/carta-do-ministro-mauro-vieira-ao-ministro-laurent-fabiusa-sua-excel%C3%AAncia-o-senh/1106779476022002/?_rdc=2&_rdr

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O Brasil no século XIX do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano