Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Caderno.
- Quadro branco e projetor (opcional)
- Cópias dos textos e da tabela da Problematização.
Material complementar:
- Cópia impressa da charge do Contexto https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VSdw96MFKSfHzZcQ7n5wxVs4p5WxZkBGbE3GcTy937nK4YTdPstZb8mXarxQ/his8-18und03-contexto-charge.pdf
- Cópias impressas do texto e da tabela https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSgWmsrMBda9ekKFfvTcXBGrJZ4pUucgfTuMFXtA4jeSzcdRmrsC9ZnxfKZP/his8-18und03-fonte-da-problematizacao-e-quadro-de-resposta.pdf
- Cópia impressa da tabela preenchida (para o professor) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYKRkSWfEgWEk4eyNWmXUER7YPWxhAX4b3SXJZAjFY5qszPQTxX8zEFjute9/his8-18und03-tabela-preenchida.pdf
Para saber mais:
MILANESI, Dálcio. Sobre a Guerra do Paraguai. Revista Urutágua, Maringá, n. 5 dez 2004, Disponível em http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm
Acesso em: 11 mar. 2019.
Guerra do Paraguai - A Nossa Grande Guerra https://www.youtube.com/watch?v=2lGEagENznE&t=1s
SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
CASTRO, Celso. Os militares e a República: um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. Introdução, Capítulo 1 e Conclusão.
MAESTRI, Mario. As espadas do Império: A Guerra do Paraguai e a gênese de um Exército nacional profissional. Diálogos (Maringá. Online), v. 19, n.3, p. 981-1016, set.-dez./2015. Disponível em https://www.redalyc.org/html/3055/305543302005/ Acesso em: 1º/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o objetivo para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Retome com os alunos quais foram as nações envolvidas e os principais interesses que levaram a esta guerra. Para isso ver plano HIS8_18UND03.
Se achar necessário, veja o plano HIS8_18UND01 para retomar a participação de negros escravizados nas tropas brasileiras. - Apresente a charge acima para os alunos. Se não for possível projetá-la, distribua cópias impressas para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VSdw96MFKSfHzZcQ7n5wxVs4p5WxZkBGbE3GcTy937nK4YTdPstZb8mXarxQ/his8-18und03-contexto-charge.pdf
- Explique aos alunos que na Guerra do Paraguai apenas cidadãos livres podiam se alistar. Diante desta condição, os milhares de negros escravizados que foram para a guerra (muitos deles enviados para substituir seus senhores) ganharam alforria.
- Explique aos alunos que, ao voltar da guerra, em 1870, o Brasil ainda estava no sistema escravista, portanto os negros libertos se depararam com a continuação da escravidão. O drama foi representado nesta charge na qual o homem vê sua mãe sendo chicoteada.
- Pergunte aos alunos se esta imagem mostra uma contradição da época vigente. Os alunos deverão responder que a concessão de cidadania para
os negros que lutaram na guerra em meio à continuidade do sistema escravista era uma grande contradição. Complemente a resposta dos alunos apontando que o fim da Guerra do Paraguai alterou as relações entre o Exército e o Império, principalmente no tocante à questão da escravidão.
E que, além destas transformações políticas, houve um grande impacto econômico que danificou o funcionamento do regime imperial.
Para você saber mais:
- Neste link tem uma questão do Enem que faz uma reflexão bem parecida com esta mesma fonte https://www.resumov.com.br/provas/enem-2014/enem-2014-cht-32/
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Distribua cópias impressas do texto para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSgWmsrMBda9ekKFfvTcXBGrJZ4pUucgfTuMFXtA4jeSzcdRmrsC9ZnxfKZP/his8-18und03-fonte-da-problematizacao-e-quadro-de-resposta.pdf
- Oriente os alunos a ler atentamente os textos.
- Após 5 minutos de leitura, distribua cópias do quadro acima e os oriente para preencher com as informações do texto (se possível também projete o quadro).
- Leve uma cópia da tabela preenchida para a aula para comparar as respostas dos alunos à expectativa de resposta. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYKRkSWfEgWEk4eyNWmXUER7YPWxhAX4b3SXJZAjFY5qszPQTxX8zEFjute9/his8-18und03-tabela-preenchida.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Distribua cópias impressas do texto para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSgWmsrMBda9ekKFfvTcXBGrJZ4pUucgfTuMFXtA4jeSzcdRmrsC9ZnxfKZP/his8-18und03-fonte-da-problematizacao-e-quadro-de-resposta.pdf
- Oriente os alunos a ler atentamente os textos.
- Após 5 minutos de leitura, distribua cópias do quadro acima e os oriente para preencher com as informações do texto (se possível também projete o quadro).
- Leve uma cópia da tabela preenchida para a aula para comparar as respostas dos alunos à expectativa de resposta. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VYKRkSWfEgWEk4eyNWmXUER7YPWxhAX4b3SXJZAjFY5qszPQTxX8zEFjute9/his8-18und03-tabela-preenchida.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Oriente os alunos a realizar a atividade. Peça para eles separarem uma folha do caderno onde será escrito o texto.
- Os aluno deverão fingir que estão escrevendo na posição de ministro das Relações Exteriores do Brasil.
- A carta deverá ser um pedido de desculpas formal ao povo do Paraguai, com o intuito de melhorar as relações entre as duas nações com base no reconhecimento da responsabilidade do Brasil nos impactos econômicos e sociais do Paraguai no fim do século XIX por meio da Guerra da Tríplice Aliança.
- Os alunos deverão utilizar os argumentos da tabela preenchida na Problematização.
Para saber mais:
- Preparamos um modelo da carta para ajudar nas orientações para os alunos. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bXU4mZn7w79vkvmvwx3yYxrfqHwKpuFX4W9Gtq4TNV9GqQZddJdPHVkpyJVg/his8-18und03-modelo-de-carta-da-sistematizacao.pdf
- Aqui podemos ver cartas reais enviadas pelo Itamaraty que podem ser úteis para vermos o modelo de escrita, a linguagem e o formato.
http://www.pletz.com/blog/carta-ao-ministro-das-relacoes-exteriores-brasil/
- O Manual de Redação Oficial do Itamaraty contém algumas informações úteis caso o professor deseje realizar esta atividade com mais rigor e realismo.http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/485564/RESPOSTA_PEDIDO_Manual_de_Redao_Oficial_e_Diplomtica_do_Itamaraty.pdf