Trechos bibliográficos e tabela de comparação
Plano de Aula
Plano de aula: As diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra da Tríplice Aliança
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Impressões dos trechos bibliográficos.
- Impressões dos quadros bibliográficos.
- Projetor (opcional).
Material complementar:
- Cópias impressas dos trechos bibliográficos e dos quadros https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCXeKasBc5T8e9eTNVJhRtWcC9ufWwMuugNPHdbfq2W9qjQWPeqBH77DKWTE/his8-18und02-trechos-bibliograficos-e-tabela-de-comparacao.pdf
Para você saber mais:
POMER, Leon, A Guerra do Paraguai, a grande tragédia rioplatense. São Paulo, Global, s.d.
CALMON, Pedro. História da civilização brasileira. Senado Federal, Conselho editorial. 2002.
SCHWARCZ, Lilia Mortiz. Brasil: uma biografia. 1ª edição. São Paulo. Companhia das Letras, 2015.
Chiavenato, Júlio José. A Guerra do Paraguai. 2ª edição. São Paulo. Editora Ática, 1987.
A Guerra do Paraguai - a nossa grande guerra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2lGEagENznE Acesso em: 24/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Acrescente aqui as orientações para o professor sobre a apresentação do tema da aula. Não esqueça de contemplar diferentes realidades, considerando principalmente a escola pública. Assim, em vez de incluir orientações do tipo “Projete o tema aos alunos”, indique todos
os suportes possíveis. Exemplo: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
- Projete a manchete da reportagem para os alunos. Se não for possível projetar distribua cópias impressas para eles (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tJWhmnFJz2QqBcVkr3DUwzvYcdUfx3Whjh4K7ac6RrUdAFjYCTjuchTbsmDN/his8-18und02-contexto.pdf) A reportagem completa pode ser acessada aqui http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/apos-150-anos-estopim-da-guerra-do-paraguai-ainda-gera-controversia.html
- Explique que definir o que causou uma guerra é sempre uma tarefa muito complicada para os historiadores. Guerras sempre são resultado de um conjunto de fatores que levam à decisão radical e violenta da intervenção militar. E que é por este motivo que os historiadores discutem até hoje o que realmente provocou a Guerra do Paraguai em 1862.
- Explique aos alunos que as guerras sempre envolvem vários choques de interesses entre países, disputas por riquezas naturais, terras ou rivalidades, antagonizam Estados nacionais que de certo modo sempre acreditam que a versão deles da situação é a verdadeira. Sendo assim, as guerras também produzem disputas pela verdade, e a História não está totalmente isenta desta disputa. As diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai que foram produzidas ao longo do tempo se relacionam de diferentes maneiras às disputas envolvidas.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Problematização
Tempo sugerido: 21 minutos.
Orientações:
- Distribua cópias impressas dos trechos para os grupos de alunos junto com cópias do Mapa mental que deverá ser preenchido. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCXeKasBc5T8e9eTNVJhRtWcC9ufWwMuugNPHdbfq2W9qjQWPeqBH77DKWTE/his8-18und02-trechos-bibliograficos-e-tabela-de-comparacao.pdf
- Oriente os alunos a ler atentamente os textos para que consigam preencher o quadro. O quadro preenchido com a expectativa de resposta pode ser encontrado aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XgpSsgEJcwEkjqGmVwJX3bYw3xvxrU63tx749qKjSMjdugK5g2K4R2x4TDB3/his8-18und02-tabela-de-comparacao-historiografica-preenchida.pdf
- Enquanto os alunos preenchem caminhe pela sala tirando dúvidas e fazendo esclarecimentos.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Problematização
Tempo sugerido: Indique o tempo necessário para esta etapa.
Orientações:
- Distribua cópias impressas dos trechos para os grupos de alunos junto com cópias do Mapa mental que deverá ser preenchido. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCXeKasBc5T8e9eTNVJhRtWcC9ufWwMuugNPHdbfq2W9qjQWPeqBH77DKWTE/his8-18und02-trechos-bibliograficos-e-tabela-de-comparacao.pdf
- Oriente os alunos a ler atentamente os textos para que consigam preencher o quadro. O quadro preenchido com a expectativa de resposta pode ser encontrado aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XgpSsgEJcwEkjqGmVwJX3bYw3xvxrU63tx749qKjSMjdugK5g2K4R2x4TDB3/his8-18und02-tabela-de-comparacao-historiografica-preenchida.pdf
- Enquanto os alunos preenchem caminhe pela sala tirando dúvidas e fazendo esclarecimentos.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sistematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações:
- Dívida toma a turma em três grandes grupos.
- Designe uma versão historiográfica para cada grupo defender. O grupo 1 deverá defender que a Inglaterra foi responsável pelo conflito.
O grupo 2 que a culpa é do Império brasileiro, e o grupo 3 deverá acusar o Paraguai pelo início da guerra. - Oriente os grupos a reunir as tabelas que foram preenchidas pelos grupos anteriores para utilizar como argumentos para o debate. Oriente-os também a sempre citar o autor que embasa o seu argumento. Por exemplo: De acordo com Pedro Calmon o Paraguai já vinha elevando seu militarismo, o que pode ser considerado uma demonstração de interesse bélico e provocação ao Brasil.
- Após a divisão inicie e siga mediando o debate seguindo o roteiro a seguir:
- Pergunte ao grupo 1 quais argumentos podem ser usados para defender que a Inglaterra está por trás da guerra. O grupo deverá responder esta pergunta citando Leon Pomer a partir da tabela. Segundo Pomer a Inglaterra estaria por trás da guerra devido ao seu interesse comercial na região. Para Pomer o Paraguai representava um entrave para a penetração do capital britânico e utilizou o Brasil para resolver este problema.
- Pergunte ao grupo 2 qual seria o principal responsável pela guerra e por quê. Este grupo deverá afirmar que o Brasil foi o principal responsável pela guerra e seu interesse estaria relacionado ao controle comercial sobre os rios da região. A invasão do Brasil ao Uruguai em 1862 pode ser apontada como uma prova da atitude imperialista do Estado brasileiro naquele período.
- Pergunte ao terceiro grupo qual é a posição deles sobre o conflito. Eles deverão afirmar que o Paraguai iniciou a guerra e já estava em processo de militarização quando o Brasil interferiu no Uruguai os fornecendo o pretexto.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a manchete da reportagem e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Você já ouviu falar sobre a Guerra do Paraguai? Sabe do que se trata?
- Por que será que, 150 anos depois, os historiadores ainda estão discutindo sobre qual seria a verdadeira razão para que este conflito tenha começado?
- Que motivos levam países a fazer guerras entre si?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as três fontes e o modelo de mapa mental para ser preenchido e proponha que os alunos preencham as três colunas, cada uma relacionada a um dos três textos.
Você também pode distribuir as fontes entre os grupos ou alunos, de modo que um terço dos grupos leia a Fonte 1, outro a Fonte 2 e o último a Fonte 3, e solicitar que cada um preencha a coluna referente ao texto que recebeu. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar três atividades distintas, cada uma referente a um texto, e destiná-las aos alunos que escolher de maneira bem simples. Também é possível fazer isso através de e-mail, Whatsapp, Facebook etc.
Se você optar por dividir as fontes entre a turma, é muito importante que reserve um momento, que pode ser síncrono ou não, para que os alunos possam construir o quadro completo, compartilhando as respostas com os colegas que analisaram outras fontes. Eles podem enviá-las escritas no grupo da sala ou conversarem em uma reunião pelo Google Meet.
Estabeleça um prazo para que possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Uma possibilidade é agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma, e construir o mapa completo juntos.
Sistematização
Para fazer o debate como proposto no plano, você pode propor que cada terço da turma defenda uma opinião sobre quem foi responsável pela Guerra do Paraguai, definir os papéis de cada um, estabelecer um prazo para que os alunos possam se preparar para o debate e, então, agendar uma reunião pelo Google Meet, por exemplo, para que debatam.
Você também pode propor que cada grupo produza um documento escrito, um áudio ou vídeo apresentando os argumentos. Essas produções podem ser enviadas pelo Google Sala de Aula, Facebook, Whatsapp etc.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Carlos de Melo Silva
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8ª ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil do século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI18 Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões do conflito.
Palavras-chave: Historiografia, versões, Guerra do Paraguai.