Trechos bibliográficos e tabela de comparação
Plano de Aula
Plano de aula: As diferentes versões sobre a Guerra do Paraguai
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra da Tríplice Aliança
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Impressões dos trechos bibliográficos.
- Impressões dos quadros bibliográficos.
- Projetor (opcional).
Material complementar:
- Cópias impressas dos trechos bibliográficos e dos quadros https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCXeKasBc5T8e9eTNVJhRtWcC9ufWwMuugNPHdbfq2W9qjQWPeqBH77DKWTE/his8-18und02-trechos-bibliograficos-e-tabela-de-comparacao.pdf
Para você saber mais:
POMER, Leon, A Guerra do Paraguai, a grande tragédia rioplatense. São Paulo, Global, s.d.
CALMON, Pedro. História da civilização brasileira. Senado Federal, Conselho editorial. 2002.
SCHWARCZ, Lilia Mortiz. Brasil: uma biografia. 1ª edição. São Paulo. Companhia das Letras, 2015.
Chiavenato, Júlio José. A Guerra do Paraguai. 2ª edição. São Paulo. Editora Ática, 1987.
A Guerra do Paraguai - a nossa grande guerra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2lGEagENznE Acesso em: 24/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Acrescente aqui as orientações para o professor sobre a apresentação do tema da aula. Não esqueça de contemplar diferentes realidades, considerando principalmente a escola pública. Assim, em vez de incluir orientações do tipo “Projete o tema aos alunos”, indique todos
os suportes possíveis. Exemplo: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a esse item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO