17131
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Che Guevara e a Revolução Cubana

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Che Guevara e a Revolução Cubana

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o documento com o meme de Seu Madruga e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Vocês conhecem o personagem representado no meme? Por que ele está sem o chapéu tradicional, mas com uma boina com uma estrela?
- Qual é a graça ou a ironia deste meme?

Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito ou em formato de áudio ou vídeo. Em seguida, encaminhe, por escrito, o objetivo da aula, o documento com a imagem de Che Guevara e os questionamentos.

- O que essa imagem tem em comum com o meme do Seu Madruga?
- Qual o nome dado pelo fotógrafo a esta fotografia? Por que será que ele deu esse nome?

Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações sobre Che Guevara e outras que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os trechos e os questionamentos propostos na etapa.

- Qual a situação política e econômica de Cuba?
- Por que Che Guevara luta para promover a Revolução Cubana?
- Quais características que Che Guevara apresenta para ser considerado um ícone da Revolução Cubana?
- Como foi construída sua imagem ao longo dos anos?
- Por que Che Guevara tornou-se ícone de alguns movimentos sociais contestadores e símbolo comercial de consumo?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito, por áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e você consiga contextualizar as fontes e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo de camiseta, para que os alunos criem outro com Che Guevara virtualmente, usando o Google Apresentações, ou para que imprimam e desenhem à mão, enviando fotos delas para você.

Você também pode propor que os alunos criem outros produtos com releituras de fotos de Guevara.

Considere criar um mural no Padlet, para que os alunos enviem as propostas de produtos e as propagandas, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.

Incentive-os a compartilharem propostas e dúvidas com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a história de Che Guevara na matéria da Revista Aventuras na História (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_28UND01

(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas