Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Formulários, Google Sala de Aula, Padlet, Google Slides, Canva.
Contexto
Por escrito, encaminhe o objetivo da aula e os materiais do contexto.
- Quem é essa mulher?
- Qual a profissão dela?
- Por que você acha que estamos estudando sobre ela na aula de história?
Estabeleça um prazo para que enviem as respostas a esta pergunta para você, através do Whatsapp, Google Sala de Aula ou outra plataforma que estejam utilizando. Você pode esclarecer dúvidas, chamar a atenção para características das fontes que possam ter passado despercebidas pelos alunos, e acrescentar informações enviando pequenos áudios ou vídeos no grupo da turma.
Outra alternativa é agendar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as respostas uns com os outros e para que você faça correções e pontuações.
Problematização
Encaminhe o texto da problematização e as perguntas para ajudá-los na análise, através do Whatsapp, e-mail, Google Sala de Aula, Facebook ou outra ferramenta. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.
Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Questões para refletir:
- Como se deu o envolvimento de Thereza Santos com o teatro?
- Que situação de discriminação racial vivida por Thereza é relatada no texto?
Questões para responder?
- Como foi o envolvimento de Thereza com o Teatro Experimental do Negro (TEN)?
- Como é retratada a reação da polícia às peças de teatro apresentadas em locais públicos?
- Como se deu a participação de Thereza nas lutas anticolonialistas africanas?
Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas, que podem ser encaminhadas por escrito, através de e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula, Padlet, entre outros. As respostas também podem ser encaminhadas por meio de pequenos áudios ou vídeos.
Você pode, também, e se houver possibilidade, marcar um momento síncrono, para que eles possam dividir as respostas e debater com os colegas, enquanto você faz correções, pontua informações e media o debate.
Sistematização
Para a produção da atividade proposta nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem fazer, ao invés de um cartaz em uma cartolina, um mini-cartaz em folha sulfite, ou mesmo folha pautada do caderno, e mandar uma fotografia da atividade no Whatsapp, Google Sala de Aula ou postá-la em um mural no Padlet.
Outra alternativa é a produção do cartaz virtualmente, utilizando um documento do Google Slides ou Canva, por exemplo. Neste caso, o documento pode ficar no Google Drive, com acesso para todos os integrantes do grupo, que podem trabalhar conjuntamente no mesmo arquivo, editando e deixando comentários uns para os outros.
Incentive os alunos a compartilharem os cartazes com o colegas e comentarem os trabalhos uns dos outros.
Convite às famílias
O documentário “O Teatro Experimental do Negro - Ocupação Abdias do nascimento”, do Itaú Cultural está disponível no Youtube (disponível aqui).
Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros
Código: HIS9_04UND02
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes